segunda-feira, 18 de maio de 2009

a candidatura na comunicação social (2)

Helder Esménio quer menos desemprego e mais investimento

Texto de:João Nuno Pepino Fotos de:João Nuno Pepino

O combate ao desemprego e a captação de investimento para o concelho de Salvaterra de Magos são as duas grandes bandeiras eleitorais de Hélder Esménio, o cabeça de lista do PS nas autárquicas de Outubro.

“A nossa taxa de desemprego é quase o dobro da média nacional e cerca de 60% superior à que se verifica no concelho vizinho de Benavente”, afirmou o candidato independente durante a apresentação oficial da sua candidatura, no sábado, 16 de Março, em frente aos Paços do Concelho.

“A próxima gestão autárquica tem que dedicar uma especial atenção a este flagelo”, alertou, explicando que a promoção do emprego passa necessariamente pela captação de investimentos e pela instalação de novas empresas em Salvaterra de Magos.

“Ao contrário de outros concelhos vizinhos, parece que tem havido uma perseguição
aos investidores, tal é o dinheiro que a Câmara pede a quem quer instalar uma empresa”, afirmou o candidato, defendendo a abolição de várias taxas cobradas pela autarquia na emissão das licenças.

“Vivemos um momento de emergência e precisamos de medidas de emergência”, sublinhou Hélder Esménio, que se socorreu da “frieza” de indicadores e números estatísticos para demonstrar a realidade negra que se propõe a tentar alterar.
O concelho, com cerca de 20 mil habitantes espalhados por seis freguesias, tem um poder de compra 20% inferior à média de Portugal, e mais de 30% menor que o de Benavente.

Em Salvaterra de Magos, a taxa de analfabetismo é duas vezes superior à média nacional, o número de licenciados anda pela metade, e o abandono escolar é 20% superior ao de Benavente.

“São números devastadores, e demonstram a ineficácia de uma gestão que governa há 12 anos e não foi capaz de mais”, frisou o candidato, para quem “as pessoas procuram outro rumo”.

Hélder Esménio é engenheiro, trabalha na Câmara Municipal há 26 anos, e distinguiu-se a nível local no associativismo, tendo passado com sucesso pelo Clube Desportivo Salvaterrense, que praticamente salvou da falência, e pela Associação Desportiva de Salvaterra de Magos.

“O currículo pessoal, profissional e associativo dá-nos todas as garantias que escolhemos o homem certo para unir as pessoas e liderar um verdadeiro projecto de desenvolvimento”, afirmou Francisco Madelino, o presidente da comissão de honra da candidatura.

“Este concelho vive a uma velocidade lenta, e as pessoas já não acreditam que os actuais responsáveis dos cargos públicos sejam capazes de provocar uma mudança, ao contrário do Helder Esménio”, frisou.

O RIBATEJO

Sem comentários:

Enviar um comentário