segunda-feira, 18 de maio de 2009

a candidatura na comunicação social (3)

Política
17 Mai 2009, 08:14h
Combate ao desemprego é uma das bandeiras do PS em Salvaterra de Magos

O desemprego é uma das principais preocupações do candidato do PS à câmara de Salvaterra de Magos.

Helder Esménio, engenheiro de 49 anos, disse ontem que a autarquia tem travado o aparecimento de novas empresas e dificultado a laboração de algumas existentes obrigando-as a saírem do concelho, contribuindo dessa forma para que Salvaterra seja o concelho com a maior taxa de desemprego no distrito de Santarém. “Temos mais 60 por cento de desempregados que Benavente e Coruche”, disse na apresentação da sua candidatura em frente da câmara e perante duas centenas de apoiantes.

Em Março, segundo o candidato, havia 1601 desempregados registados no centro de emprego de Salvaterra, num universo duma população activa de 10 a 11 mil trabalhadores.
Helder Esménio destacou também o abandono escolar precoce que atinge mais de 20 por cento dos jovens do concelho e criticou a ausência duma política de educação visível no atraso na construção dos centros escolares e jardins de infância.

O candidato independente é funcionário da câmara há 26 anos e já foi chefe de divisão com a actual presidente da câmara, Ana Cristina Ribeiro (BE). Helder Esménio não quis comentar rumores de que tem sido perseguido na câmara desde que anunciou que seria candidato e preferiu dizer que mais de meia centena de colegas foram prejudicados porque aguardaram anos pela promoção a que tinham direito e que só foi resolvida em ano de eleições. O candidato pretende deixar a câmara enquanto decorrer o processo eleitoral sendo requisitado por um organismo da administração pública.

Francisco Madelino, presidente da comissão de honra da candidatura, destacou os méritos do candidato e disse que esta não é uma candidatura apenas do PS, piscando o olho aos descontentes que já militaram ou apoiaram o Bloco de Esquerda, CDU ou PSD. O líder distrital do PS, Paulo Caldas deixou uam palavra de confiança nos méritos do candidato e garantiu total apoio dos socialistas do distrito para ajudar o PS a reconquistar o município de Salvaterra de Magos.

O concelho de Salvaterra de Magos foi gerido por maiorias socialistas entre 1976 e 1997, tendo o PS perdido nesse ano a autarquia para a CDU, que apresentou então como candidata Ana Cristina Ribeiro.

A autarca entrou em ruptura com o PCP, acabando por se candidatar, em 2001 e 2005, como independente pelo Bloco de Esquerda, conquistando a única autarquia do país para este partido.
O actual executivo autárquico integra quatro eleitos do BE, um do PSD, um do PS e outro da CDU.

O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário