quarta-feira, 7 de outubro de 2009

HABITAÇÃO SOCIAL

A obra que o BE nunca quis fazer!...





Acaba mal o que há 12 anos, logo no primeiro ano do mandato da actual gestão camarária estava prometido: a construção de habitação a custos controlados.
A insensibilidade social da liderança da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para colaborar na resolução dos problemas de habitação dos jovens e de algumas das famílias mais carenciadas do concelho, fez abandonar, de todo, a realização de um tipo de construção que, durante muitos anos, ajudou os salvaterrenses, permitiu a fixação de população e evitou a proliferação de barracas.
Nunca mais foram seguidas as opções anteriores de apoiar, com a realização de infraestruturas e de arruamentos, a autoconstrução ou as cooperativas de habitação económica, de que são exemplos o Bairro Pinhal da Vila, o Bairro Nossa Senhora da Conceição, o Bairro da Chésal, o Bairro das Gatinheiras e o Programa da Peteja, onde residem centenas de famílias.
Quando finalmente (em mais de uma década) foram edificadas 12 habitações no Bairro Nossa Senhora da Conceição em Salvaterra de Magos, o BE recusa-se a entregá-las antes das próximas eleições autárquicas, prejudicando doze famílias que já podiam estar a viver em melhores condições.
Apesar de a obra já estar concluída há quase 6 meses, os arranjos exteriores que dignificariam o local e todos os que já hoje residem no Bairro continuam por avançar.
Para tanto desinteresse só há uma explicação, o BE decidiu esperar pois teme que fique muita gente descontente com as suas opções de atribuição das casas, e isso possa ter de algum modo reflexos no acto eleitoral que se avizinha.
O BE não quer correr riscos, e as pessoas que nos cartazes dizem querer apoiar são menos importantes que a manutenção do poder a todo o custo.
Se viermos a merecer a sua confiança resolveremos de imediato esta questão e assumimos o compromisso de voltar a apoiar os mais necessitados em Programas de autoconstrução ou com a participação na infraestruturação de empreendimentos de realização de habitação económica.


2 comentários:

  1. Lá por serem casas sociais, não têm que ser tão feias. Como é possivel fazer casas, que mais parecem baracões. Gostava de saber se a anita e o seus amigos gostariam de lá viver. Um bairro social que no minimo dura 40 a 50 anos deveria ter outro tipo de cuidados estéticos, deveria ser pensado para as pessoas viverem e construirem um futuro. Deixa-me muito triste ver a falta de cuidado com que se gasta o dinheiro de todos nós em mamarachos triste e feios. Pobres das pessoas que irão viver uma vida..

    ResponderEliminar
  2. Gostava de receber a noticia da vitória do candidato independente pelas listas do Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas, em Salvaterra de Magos.

    Como Salvaterrense que sou, conheço bem o candidato e passo a referir que o considero um municipe preocupado pelos vários problemas que infelizmente fazem parte do Concelho de Salvaterra de Magos.

    Pela sua dinâmica, pela sua capacidade intelectual e profissional, pela sua forma de estar na vida, acredito que o Sr. Eng.º Helder Esménio reúne todas as condições para gerir da melhor maneira os destinos do nosso Concelho.

    Abraço, Luís Almeida...

    ResponderEliminar