quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Período antes da Ordem do Dia

REUNIÃO DA CÂMARA A 23-11-2009, no período antes da Ordem do Dia os vereadores socialistas propuseram:

  1. Um VOTO DE PESAR – aprovado por unanimidade - pelo falecimento do Dr. Fernão Marçal Correia da Silva, médico que durante mais de 50 anos exerceu a sua actividade profissional no concelho de Salvaterra de Magos.

(Clique na imagem para visualizar melhor)

  1. Na sequência da VÍGILIA ocorrida a 30-10-2009 defronte da Segurança Social em Salvaterra de Magos, reclamando a devolução à mãe (Marília Batista) de três crianças (Tatiana, Filipe e Soraia) que residiam nos Foros de Salvaterra e que lhe foram retiradas há mais de um ano, alegadamente, por falta de condições de higiene e habitabilidade, o vereador Helder Esménio (PS) apresentou uma proposta, que se espera seja oportunamente agendada e discutida. Essa proposta vai no sentido de ser constituída uma Comissão Municipal para elaborar – no prazo de 30 dias – um Relatório sobre a situação auscultando previamente os diversos intervenientes neste processo (entre outros, familiares das crianças, seu representante legal, CPCJ, Segurança Social).

 (Clique na imagem para visualizar melhor)

  1. No âmbito das comemorações da SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS os vereadores socialistas sugeriram que fosse endereçado um convite à Quercus para uma Sessão Pública de divulgação e sensibilização para as questões ambientais, das alterações climáticas, da redução da produção e da reciclagem dos resíduos. Mais sugeriram que fosse criada uma iniciativa nas escolas “compostar é prevenir”.

 (Clique na imagem para visualizar melhor)

  1. Os vereadores do Partido Socialista, ainda no período Antes da Ordem do Dia, procuraram garantir que as crianças das escolas do 1º ciclo do concelho não deixavam de ter acesso à distribuição graciosa de FRUTA, pois o prazo da candidatura foi alargado até 15 de Dezembro. Foi ainda suscitada, nos termos da Lei, a inclusão de um ponto na Ordem do Dia de uma próxima reunião com vista à elaboração de um REGIMENTO da Câmara Municipal (regulamento do seu funcionamento) dando cumprimento a uma exigência legal (alínea a), nº 1, artº 64 da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro).

4 comentários:

  1. Comissão de Património??!!! A Cãmara não tem ninguem nesta áerea de história ou do turismo que conheça melhor o património em vez de juristas??? Fica aqui a duvida

    ResponderEliminar
  2. O comentário anterior é politicamente inócuo. Mas denota uma atitude muito discutível – uma atitude que eu contesto liminarmente: o recurso ao anonimato.

    Permita-me uma sugestão: não aceite comentários sem rosto, sem nome (embora eu admita que o Helder conhece os seus autores), porque o anonimato não beneficia o emissor nem o receptor e - muito menos! - nem a mensagem…

    ResponderEliminar
  3. Desculpe que lhe diga Sr. Duarte d´Oliveira a presunção que faz no seu comentário de que eu conheço os anónimos é especulativa e ofensiva.
    Agradeço-lhe o conselho, mas este blog é um espaço de liberdade e de educação. Não publicaremos apenas os comentários que se norteiem por outros valores.
    Helder Esménio

    ResponderEliminar
  4. Um esclarecimento: a presunção que me aponta não é “especulativa” e muito menos “ofensiva”.

    Conhecemo-nos há muitos anos (há cerca de 1/4 de século) e sabe que eu não recorreria à ofensa para expressar o que penso.

    Quando escrevi “embora eu admita que o Helder conhece os seus autores”, eu simplesmente tomei em consideração um método adoptado pelos administradores de alguns blogues: só editam comentários anónimos depois de obterem a identificação dos respectivos autores e/ou de receberem uma justificação minimamente credível para a ocultação da identidade.

    Continuarei a consultar e a ler o seu “Fazer por Salvaterra…”. E a interagir, enquanto (e se) tolerar as minhas intervenções – à distância, porquanto, por diferentes razões, eu estou afastado do concelho em que vivi quase metade dos anos que já conto…

    ResponderEliminar