sábado, 28 de novembro de 2009

REUNIÃO DE CÂMARA DE 25/11/2009 (1)

CENTRO ESCOLAR DE MARINHAIS

Os vereadores do Partido Socialista votaram favoravelmente a realização da obra do Centro Escolar de Marinhais, obra co-financiada pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Estes autarcas socialistas realçaram a importância de se avançar desde já para a construção dos Centros Escolares de Salvaterra de Magos e de Foros de Salvaterra.
Os vereadores socialistas não deixaram de referir a falta de pareceres técnicos das diversas entidades com responsabilidades numa obra com esta dimensão (15 salas de aula do 1º ciclo e 4 salas de Jardim-de-Infância). Não há no processo pareceres do Ministério da Educação, da Comissão Municipal de Educação ou de qualquer um dos Serviços camarários. Não há pareceres da EDP, Bombeiros, Direcção Regional do Ambiente, Serviço de Saúde. Não há no processo as aprovações dos projectos de gás, comunicações, AVAC, elevador, etc.
Os vereadores PS chamaram a atenção para:
q  A necessidade de se fazer um estudo para criar mais estacionamento;
q   A premência de corrigir este projecto ou então o do Lar de Marinhais, pois parte do terreno afecto a este equipamento está ocupado com arranjos envolventes ao Centro Escolar;
q  A correcção que tem de ser feita na solução das redes de esgotos;
q  A incongruência entre peças desenhadas do projecto de arranjos exteriores e do projecto de arquitectura;
q  O facto de o Estudo Geológico solicitar mais sondagens que não vieram a ser feitas;
q  O facto de a Sala Polivalente não ter acesso do exterior e não haverem instalações sanitárias para adultos, ocasiona se desperdice um espaço coberto com 350 m2 que podia ser utilizado pelas crianças, pelos pais e pelos professores para reunião, eventos culturais, recreativos e desportivos.
Depois de terem apelado a uma maior celeridade em todo o processo, por forma a que as crianças pudessem ir para a nova Escola no ano lectivo 2011/2012, os vereadores socialistas sugeriram que ao conjunto de empresas a convidar para apresentar orçamento para a obra fosse também contactada a que actualmente constrói as novas instalações da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, pois a obra decorre a bom ritmo e trata-se de uma empresa que terá provavelmente bons preços, uma vez que ganhou este concurso (esta última sugestão foi recusada pela maioria BE).
Helder Esménio e João Simões (PS) recomendaram a resolução destes problemas antes do lançamento do concurso para evitar que mais tarde surjam trabalhos a mais e/ou adfiamentos do prazo de conclusão dos trabalhos.

(Texto integral da intervenção de Helder Esménio na Reunião de Câmara)

 (Clique em cima para visualizar melhor)

Sem comentários:

Enviar um comentário