sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TORRE DE BABEL


(Torre de Babel representada pela imagem produzida por Pieter Brueghel, "O Velho", em 1563)

Para não corrermos o risco de ninguém se entender, criando condições favoráveis à gestação de regimes totalitários (à imagem do que aconteceu na I República), importaria que os responsáveis políticos e os demais actores mediáticos acordassem numa praxis que respeitasse os cidadãos e os seus direitos.
Não é aceitável prosseguir um rumo em que o debate político atropela todos os valores do sistema democrático. Já quase ninguém reconhece a autoridade policial ou respeita a separação de poderes. Já nos questionamos até sobre a independência dos magistrados e dos juízes!
O caos vai-se instalando.



Todos se permitem maldizer, agredir ou insultar um qualquer adversário a coberto do confronto político ou beneficiando do custo e da morosidade da justiça.
Só uma conduta ética pode estabelecer os limites do que se pode (ou não pode) dizer. Até lá vamos continuar a assistir ao surgimento de patologias no edifício democrático que, em bom rigor, nunca chegou a estar muito consolidado!
Esperemos que com bom senso, formação e mais educação ainda seja possível evitar o seu desmoronamento!...

3 comentários:

  1. Olá a todos, chamo-me Francisco Correia e moro em Salvaterra há pouco tempo. Enquanto militante do PS o que tenho a dizer é que os princípios do PS estão um pouco enfrascados neste texto. Aconselho-o a desenfrascar o socialismo. Esta ideia de principio surge-me depois de ler um texto de um PS como eu, dos meus mesmo, no blog do Nelson Guerra,www.mildados.blogspot.com, que estou certo que não deixa nunca de lutar pelo que é a esquerda democrática.
    Atenciosamente,Francisco Correia

    ResponderEliminar
  2. Afinal as preocupações que li neste post fazem sentido.
    Elas são as mesmas que podem ser lidas no blog do líder do PS local em inquietacoesdeumcidadao.blogspot.com.
    Onde se fala de "pol+ítica do vale tudo", "atentados contra o Estado", "Ninguém hoje tem direito ao seu bom nome, não há nenhum direito, liberdade e garantia que resista à agenda mediática".
    É curioso que sejam alegados militantes socialistas a desvalorizar as preocupações e as inquitações dos líderes locais (ver comentário anterior)

    ResponderEliminar
  3. Da leitura do comentário do Sr. Francisco Correia, fico com a sensação que o autor não expressou o que na realidade pretendia, ou então está a confundir o sentido da palavra “ética”. Ética significa carácter ou modo de ser, tendo filosoficamente associado o que é bom para o indivíduo, com o que é bom para a sociedade, não convêm confundir ética com norma, ou com norma ética, que são coisas distintas, ora não me parece que a declaração de princípios do PS ou a sua doutrina passem á margem da ética.
    Posto isto parece-me que não faz qualquer sentido falar em princípios socialistas “enfrascados”, permita-me aliás que lhe diga, que este termo, sim, me parece de escolha infeliz.
    Em suma, refiro-lhe que foi respeitando os princípios socialistas e com sentido ético, que esta candidatura se apresentou ao eleitorado e que assim se manterá enquanto no exercício das funções para as quais os eleitores a elegeram.
    João Simões
    (Vereador PS)

    ResponderEliminar