quarta-feira, 27 de maio de 2009

sexta-feira, 22 de maio de 2009

a candidatura na comunicação social (4)

Política

Helder Esménio, técnico do município há 26 anos, é o cabeça de lista do PS Funcionário autárquico defende projecto de mudança na Câmara de Salvaterra

Candidato do PS classifica como “medíocre” a gestão do Bloco de Esquerda que “colocou Salvaterra nos últimos lugares do distrito” em matéria de desenvolvimento.

O desemprego é uma das principais preocupações do candidato do PS à Câmara de Salvaterra de Magos. Helder Esménio, engenheiro civil de 49 anos e funcionário municipal há 26, diz que a autarquia tem travado o aparecimento de novas empresas, dificulta a laboração de algumas existentes e persegue os empresários, em vez de os estimular a investir no concelho.

“Foram pedidos 90 mil euros a um investidor para construir a sua fábrica, e para instalar uma panificadora 70 mil euros”, denunciou o candidato que diz que com estas medidas, sustentadas num regulamento municipal inadequado, o executivo obriga as empresas a saírem do concelho, contribuindo dessa forma para que Salvaterra seja o concelho com a maior taxa de desemprego no distrito de Santarém.

“Temos mais 60 por cento de desempregados que Benavente e Coruche”, disse na apresentação da sua candidatura na tarde de sábado, 16 de Maio. Em Março, segundo o candidato, havia 1.601 desempregados registados no Centro de Emprego de Salvaterra de Magos, num universo duma população activa de 10 a 11 mil trabalhadores.
Simbolicamente, o PS escolheu o jardim em frente da câmara para fazer a iniciativa que juntou duas centenas de apoiantes. Helder Esménio destacou também o abandono escolar precoce que atinge mais de 20 por cento dos jovens do concelho e criticou a ausência duma política de educação visível no atraso na construção dos centros escolares e jardins-de-infância.

O candidato independente, que foi chefe de divisão da actual presidente da câmara, Ana Cristina Ribeiro (BE), diz que “há sinais de cansaço e desmotivação” do actual executivo, mas evita as críticas porque quer “romper com o passado e fazer uma campanha pela positiva”.

Helder Esménio não quis comentar rumores de que tem sido perseguido desde que anunciou que seria candidato do PS e preferiu dizer que mais de meia centena de colegas foram prejudicados porque aguardaram anos pela promoção a que tinham direito e que só foi resolvida em ano de eleições.

Francisco Madelino, presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional e líder da comissão de honra da candidatura, destacou os méritos do candidato e disse que esta não é uma candidatura apenas do PS, piscando o olho aos descontentes que já militaram ou apoiaram o Bloco de Esquerda, CDU ou PSD.

O líder distrital do PS, Paulo Fonseca, deixou uma palavra de confiança nos méritos do candidato e garantiu total apoio dos socialistas do distrito para ajudar o PS a reconquistar o município de Salvaterra de Magos. “Temos total confiança no currículo técnico e nas qualidades pessoais do Helder Esménio”, referiu.

O concelho de Salvaterra de Magos foi gerido por maiorias socialistas entre 1976 e 1997, tendo o PS perdido nesse ano a autarquia para a CDU, que apresentou então como candidata Ana Cristina Ribeiro a actual presidente.

A autarca entrou em ruptura com o PCP, acabando por se candidatar, em 2001 e 2005, como independente pelo Bloco de Esquerda, conquistando a única autarquia do país para este partido. O actual executivo autárquico integra quatro eleitos do BE, um do PSD, um do PS e outro da CDU.

O Mirante

segunda-feira, 18 de maio de 2009

a candidatura na comunicação social (3)

Política
17 Mai 2009, 08:14h
Combate ao desemprego é uma das bandeiras do PS em Salvaterra de Magos

O desemprego é uma das principais preocupações do candidato do PS à câmara de Salvaterra de Magos.

Helder Esménio, engenheiro de 49 anos, disse ontem que a autarquia tem travado o aparecimento de novas empresas e dificultado a laboração de algumas existentes obrigando-as a saírem do concelho, contribuindo dessa forma para que Salvaterra seja o concelho com a maior taxa de desemprego no distrito de Santarém. “Temos mais 60 por cento de desempregados que Benavente e Coruche”, disse na apresentação da sua candidatura em frente da câmara e perante duas centenas de apoiantes.

Em Março, segundo o candidato, havia 1601 desempregados registados no centro de emprego de Salvaterra, num universo duma população activa de 10 a 11 mil trabalhadores.
Helder Esménio destacou também o abandono escolar precoce que atinge mais de 20 por cento dos jovens do concelho e criticou a ausência duma política de educação visível no atraso na construção dos centros escolares e jardins de infância.

O candidato independente é funcionário da câmara há 26 anos e já foi chefe de divisão com a actual presidente da câmara, Ana Cristina Ribeiro (BE). Helder Esménio não quis comentar rumores de que tem sido perseguido na câmara desde que anunciou que seria candidato e preferiu dizer que mais de meia centena de colegas foram prejudicados porque aguardaram anos pela promoção a que tinham direito e que só foi resolvida em ano de eleições. O candidato pretende deixar a câmara enquanto decorrer o processo eleitoral sendo requisitado por um organismo da administração pública.

Francisco Madelino, presidente da comissão de honra da candidatura, destacou os méritos do candidato e disse que esta não é uma candidatura apenas do PS, piscando o olho aos descontentes que já militaram ou apoiaram o Bloco de Esquerda, CDU ou PSD. O líder distrital do PS, Paulo Caldas deixou uam palavra de confiança nos méritos do candidato e garantiu total apoio dos socialistas do distrito para ajudar o PS a reconquistar o município de Salvaterra de Magos.

O concelho de Salvaterra de Magos foi gerido por maiorias socialistas entre 1976 e 1997, tendo o PS perdido nesse ano a autarquia para a CDU, que apresentou então como candidata Ana Cristina Ribeiro.

A autarca entrou em ruptura com o PCP, acabando por se candidatar, em 2001 e 2005, como independente pelo Bloco de Esquerda, conquistando a única autarquia do país para este partido.
O actual executivo autárquico integra quatro eleitos do BE, um do PSD, um do PS e outro da CDU.

O Mirante

a candidatura na comunicação social (2)

Helder Esménio quer menos desemprego e mais investimento

Texto de:João Nuno Pepino Fotos de:João Nuno Pepino

O combate ao desemprego e a captação de investimento para o concelho de Salvaterra de Magos são as duas grandes bandeiras eleitorais de Hélder Esménio, o cabeça de lista do PS nas autárquicas de Outubro.

“A nossa taxa de desemprego é quase o dobro da média nacional e cerca de 60% superior à que se verifica no concelho vizinho de Benavente”, afirmou o candidato independente durante a apresentação oficial da sua candidatura, no sábado, 16 de Março, em frente aos Paços do Concelho.

“A próxima gestão autárquica tem que dedicar uma especial atenção a este flagelo”, alertou, explicando que a promoção do emprego passa necessariamente pela captação de investimentos e pela instalação de novas empresas em Salvaterra de Magos.

“Ao contrário de outros concelhos vizinhos, parece que tem havido uma perseguição
aos investidores, tal é o dinheiro que a Câmara pede a quem quer instalar uma empresa”, afirmou o candidato, defendendo a abolição de várias taxas cobradas pela autarquia na emissão das licenças.

“Vivemos um momento de emergência e precisamos de medidas de emergência”, sublinhou Hélder Esménio, que se socorreu da “frieza” de indicadores e números estatísticos para demonstrar a realidade negra que se propõe a tentar alterar.
O concelho, com cerca de 20 mil habitantes espalhados por seis freguesias, tem um poder de compra 20% inferior à média de Portugal, e mais de 30% menor que o de Benavente.

Em Salvaterra de Magos, a taxa de analfabetismo é duas vezes superior à média nacional, o número de licenciados anda pela metade, e o abandono escolar é 20% superior ao de Benavente.

“São números devastadores, e demonstram a ineficácia de uma gestão que governa há 12 anos e não foi capaz de mais”, frisou o candidato, para quem “as pessoas procuram outro rumo”.

Hélder Esménio é engenheiro, trabalha na Câmara Municipal há 26 anos, e distinguiu-se a nível local no associativismo, tendo passado com sucesso pelo Clube Desportivo Salvaterrense, que praticamente salvou da falência, e pela Associação Desportiva de Salvaterra de Magos.

“O currículo pessoal, profissional e associativo dá-nos todas as garantias que escolhemos o homem certo para unir as pessoas e liderar um verdadeiro projecto de desenvolvimento”, afirmou Francisco Madelino, o presidente da comissão de honra da candidatura.

“Este concelho vive a uma velocidade lenta, e as pessoas já não acreditam que os actuais responsáveis dos cargos públicos sejam capazes de provocar uma mudança, ao contrário do Helder Esménio”, frisou.

O RIBATEJO

quinta-feira, 14 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009