domingo, 31 de janeiro de 2010

O que é importante não deve ser esquecido

Pedro Mendes, um autarca (Junta de Freguesia de Marinhais) e um amigo, reencaminhou-nos esta mensagem cujo conteúdo nos ajudará certamente a reflectir sobre o nosso dia-a-dia e as prioridades que estabelecemos.
Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes lembre-se do frasco de maionese e do café.~


Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o... tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe.

A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. 

Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de caricas e mete-as no frasco de maionese. As caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio.


Eles voltaram a dizer que sim.



Então o professor pegou noutra caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia preencheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio.


Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime  "Sim !".


De seguida o professor acrescentou 2 chávenas de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre os grãos de areia.

Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se... mas repararam que o professor estava sério e calaram-se.


Diz-lhes o professor: “QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA”.

As bolas de golfe são as coisas Importantes como a família, os filhos, a saúde, os amigos...É aquilo, que mesmo perdendo tudo o resto, continuam a encher as nossas vidas.
As caricas são as outras coisas que importam, como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.

Se pusermos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.
Ocupemo-nos das bolas de golfe primeiro, das coisas que realmente importam. Estabeleçamos prioridades, o resto é só areia...

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: “O que representava o café?
O professor sorriu e disse: “O café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida possa estar ocupada, haverá sempre espaço para um café com um amigo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário