quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DIA MUNDIAL DO DOENTE

A saúde é, como sabemos, um dos melhores bens que podemos ter e ambicionar. Não raras vezes só nos apercebemos disso na plenitude quando estamos doentes.
Assinala-se a 11 de Fevereiro o Dia Mundial do Doente o qual, segundo o Papa João Paulo II que o instituiu, se justifica “ante a necessidade de assegurar a melhor assistência possível aos doentes”.

Também na nossa região e no nosso concelho em particular, há muito a fazer pelos que carecem de cuidados de saúde.
Desde logo – e talvez o mais premente – seja a contratação de mais enfermeiros e médicos de família para diminuir os tempos de espera por uma consulta e humanizar o atendimento. A construção de um novo Posto de Saúde nos Foros de Salvaterra é outra das prioridades, como todas as forças políticas do concelho de Salvaterra de Magos já reconheceram.
Os autarcas do Partido Socialista deixaram bem claro na sua candidatura às últimas autárquicas que preferiam que a Câmara Municipal assumisse uma postura activa, e não uma meramente “declamativa” como a maioria BE escolheu
Mantemos o que dissemos na altura:
q  A Câmara Municipal devia atribuir incentivos à fixação de médicos no nosso concelho (complementos remuneratórios, subsídios de residência ou outros);
q  O município se não conseguir envolver de imediato o Ministério da saúde na construção de um novo Posto de Saúde nos Foros de Salvaterra, face à situação de contracção económica que o País vive neste momento, tem que escolher – tal como já aconteceu no passado com os Postos de Saúde de Marinhais, Glória do Ribatejo, Muge e Granho – entre avançar sozinho para a sua construção ou, em alternativa, optar por introduzir melhoramentos nas actuais instalações até que seja possível concretizar a obra nova que todos ambicionamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário