terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

RECORTES DA IMPRENSA (9)







São 22h00 de sexta-feira. No dia da reportagem de O MIRANTE faltavam nove dias para o primeiro desfile de Carnaval na vila de Marinhais (concelho de Salvaterra de Magos). No chamado pavilhão de Carnaval - que a junta de freguesia disponibilizou para a Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais (ACAM) – junto ao Largo da Feira, a azáfama é grande com a construção dos últimos carros alegóricos e dos cabeçudos. 

As caricaturas do primeiro-ministro, José Sócrates, e da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, já estão prontos e aguardam a um canto a chegada do dia do desfile. Dentro do pavilhão, imerso em bolinhas de esferovite espalhado pelo chão, e sob um holofote de luz, um dos obreiros de serviço esculpe em esferovite o rosto do líder do CDS, Paulo Portas, com uma escova de arame. Em frente dão-se os últimos retoques no figurino das Popotas com que os mais novos vão desfilar nas tardes de domingo e terça-feira. 

O Carnaval de Marinhais é já uma tradição no concelho. Cerca de dezena e meia de carros vão desfilar pelas ruas da vila nos dias 14 e 16 de Fevereiro. Há mais de duas décadas que o desfile carnavalesco se realiza em Marinhais, mas há cerca de cinco anos, altura em que foi criada a ACAM, é que se profissionalizou. 

O Carnaval começa a ser preparado em Setembro. Alguns carros são aproveitados do Carnaval anterior mas são alvo de reciclagem. A equipa da ACAM começa a reunir semanalmente em Setembro e é nas conversas de grupo que surgem as ideias para o próximo Carnaval. Ideias que o grupo não desvenda uma vez que, garantem, a surpresa é o melhor condimento para atrair pessoas ao desfile. 

O presidente da ACAM, Luís Filipe, revela a O MIRANTE que os dias que antecedem o corso carnavalesco são muito stressantes. Os membros da associação têm que se preocupar com a organização do evento e a maioria vai também desfilar. A ACAM investiu, este ano, cerca de 22 mil euros, no Carnaval. Saúl, Edna Pimenta, Actual Band e Pack 7 são apenas alguns dos artistas convidados para abrilhantar a festa. O objectivo é trazer cada vez mais pessoas de terras diferentes e distantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário