sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RELATÓRIO DA INSPECÇÃO-GERAL DE FINANÇAS (1)

Só agora foi conhecido o resultado da auditoria financeira feita pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF), em meados do ano passado, às contas e ao endividamento do município de Salvaterra de Magos (MSM) nos anos de 2006, 2007 e 2008.
Como primeira conclusão importa reter que: “O MSM, no ano de 2008, respeitou os limites legalmente definidos em matéria de endividamento líquido e de empréstimos de médio e longo prazo (...)”, e ainda bem que assim foi, pois de outro modo estaríamos perante uma gravíssima ilegalidade.
O que o Relatório da Inspecção nos diz também, que o BE sempre omitiu, e citamos:
q   Os prazos médios de pagamento do Município de Salvaterra de Magos agravaram-se, (...) esta é uma situação potenciadora de uma forte pressão sobre a tesouraria municipal, com custos financeiros significativos para o Município”.
q   A dívida da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos era, em 2008, de 4.277.222€.
A dívida da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está certamente hoje bem acima daquele valor, pois durante o ano passado, como é do conhecimento público, houve um conjunto de obras de última hora que visaram a reconquista do Poder pelo BE!...

Mas o que não deixa de ser verdade é que aquele valor (de Dezembro, 2008) ultrapassava já em 10% o montante da dívida (3.900.000€) expresso na Conta de Gerência que reflecte a última gestão socialista da Câmara Municipal, parte significativa dela para viabilizar a construção ou a aquisição de 4 Postos de Saúde (Granho, Muge, Glória do Ribatejo e Marinhais), o que hoje não acontece, a aquisição de terrenos para as Escolas C+S de Marinhais e de Salvaterra de Magos, a construção de todos os Centros de Dia que ainda existem e, entre outros, a infraestruturação dos Bairros com centenas de habitações económicas e/ou sociais... compare-se com o que foi feito neste domínio nos últimos 12 anos!
VOLTAREMOS A ESTE TEMA AMANHÃ, COM MAIS EXTRACTOS DO RELATÓRIO DA INSPECÇÃO-GERAL.

4 comentários:

  1. Boa noite, por mera curiosidade poderia indicar o sitio da internet (caso se encontre nesse espaço) o referido relatório para poder analisar e retirar as próprias conclusões.

    ResponderEliminar
  2. uma jangada de pedra a caminho do haiti

    ResponderEliminar
  3. O relatório foi presente na última reunião de Câmara em suporte de papel, desconheço se a IGF o tem disponível na Internet.
    Os vereadores socialistas entregaram uma das cópias que tinham à comunicação social, para conhecimento.

    ResponderEliminar
  4. e o orçamento? grandes planos etc?

    ResponderEliminar