sábado, 27 de março de 2010

“Dicas” para proteger a água e o ambiente


Poupar água é não a desperdiçar nos consumos inúteis a que nos habituámos. É essencial corrigir o que está mal.
1. Verificar se as torneiras e a canalização se encontram em bom estado para não haver desperdícios de água. Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, faz com que se desperdice 3 litros de água.
2. Torneiras fechadas enquanto está a escovar os dentes,
a ensaboar as mãos ou o corpo no duche. Nada de banhos de imersão
3. Se colocar no depósito do autoclismo uma garrafa de plástico cheia de água está a reduzir a quantidade de água por cada descarga.
4. Se quiser prevenir-se de um possível corte de fornecimento de água, armazene apenas a água que vai precisar.
5. Utilize a água da chuva sempre que possível para regar as plantas interiores. Um simples balde na varanda ou terraço servirá para garantir que tem água para as suas plantas.
6. Quem tem jardins deve lembrar-se daquela regra de ouro, sobretudo nos dias mais quentes. Regar só mesmo bem cedo ou então apenas no final do dia, quando a água evaporada pelo sol é menor.
7. Na cozinha, quando chegar a hora de tratar da loiça, opte por arrumá-la na máquina e não por lavá-la à mão. Arrume bem a máquina e programe-a para o horário mais económico.
8. Pegue no telefone e ligue para a Câmara Municipal cada vez que vir uma fuga de água na sua zona de residência. Um cano que rebentou ou até mesmo quando o sistema automático de rega está a funcionar quando tal não é necessário.
9. A lavagem do carro é necessária de tanto em tanto tempo. Mas já pensou na água que se gasta se recorrer a um centro de lavagens automóveis? Pegue num balde e numa esponja e opte por lavagem manual. Vai ver que não demora assim tanto tempo, poupará dinheiro e muita, muita água.
10. Se não tiver outra solução a não ser lavar a loiça à mão, nunca o faça com a água a correr. Encha o lava-loiça e tenha a torneira fechada enquanto ensaboa a loiça. É muito mais ecológico.
11. Na altura de lavar a roupa, utilize apenas a máquina quando esta estiver cheia ou se tiver programas de meia-carga.
12. Ter uma garrafa de eleição que possa encher ao longo do dia várias vezes com água da torneira. E evita gastar mais dinheiro. Evita contribuir com plástico para o ambiente, já que todos os dias aparecem milhões de garrafas de plástico nas lixeiras.
13. Enquanto espera que a água aqueça para tomar banho, encha um garrafão ou balde. Essa água também pode servir para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça.
14. Coloque um filtro nas torneiras para ter água potável de qualidade para consumo. Assim, deixará de ter necessidade de comprar água engarrafada e poupa não só monetariamente como poupa o ambiente.
15. Quando lavar roupa utilize uma EcoBola que permite reduzir o consumo de detergente em 90%, ou mesmo lavar sem utilizar qualquer sabão. Além de ser 100% ecológico, poupa dinheiro.
16. Se tiver uma propriedade verifique se tem água no terreno de forma a fazer um furo para extracção de água que pode ser utilizada para vários fins.
17. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e utilize depois a água para lavar o chão da cozinha.
18. Pode reaproveitar a água de cozer os legumes ou do chá para a cozedura de um arroz aromatizado. Este é um conselho do Chef Frederico Carvalho.
19. Coloque um redutor de fluxo nas torneiras de forma a reduzir o caudal de água. Vai ver que se habitua rapidamente à ideia e poupa imenso na factura mensal.
20. Uma piscina perde até 3.800 litros de água por mês por evaporação, o que daria para abastecer uma família com quatro pessoas. Se colocar uma cobertura reduz a perda de água em cerca de 90%.
Ana Cunha Almeida
(in Diário Económico, 22-03-2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário