domingo, 28 de março de 2010

EDUCAÇÃO DE ADULTOS


A educação de adultos contribui não só para o crescimento económico, competitividade e inclusão social, mas também para o desenvolvimento dos indivíduos e da realização pessoal: Eliminar os obstáculos à participação na educação de adultos é, portanto, uma prioridade.
Um inquérito europeu sobre a Educação de Adultos solicitou aos entrevistados para relatarem o principal obstáculo para que não participem na educação e na formação nos últimos 12 meses.
Este indicador mostra o percentual de adultos que queriam, mas não podiam participar na aprendizagem:

q  Responsabilidades familiares (23% de indivíduos) e de conflito com horário de trabalho (22%) são em primeiro lugar relatados por europeus adultos como os principais obstáculos para que não participam na educação e formação.
q  A nível europeu, o custo como o principal obstáculo à participação ("formação muito cara ou difícil de suportar") é a terceira resposta mais frequente, relatada por 15% da população adulta na Europa. Mas sua importância varia entre os países que vão de 43% (Bulgária) a 5% (Chipre). A limitação do custo aumenta nos países do Leste europeu, nomeadamente na Bulgária, Polónia, Estados Bálticos e a Eslovénia.

É caso para voltarmos a dizer: APOSTE EM SI, o tempo (e o dinheiro) que despender em formação não deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário