sexta-feira, 26 de março de 2010

O CONHECIMENTO NO CENTRO DO RELANÇAMENTO ECONÓMICO


O nosso futuro está – ao que conseguimos antecipar - numa economia baseada no conhecimento, em que a educação, a investigação e a inovação constituem as principais fontes do crescimento económico, do emprego e da competitividade.
A aprendizagem ao longo da vida em sistemas educativos mais abertos constitui um elemento vital para dar resposta tanto às necessidades dos cidadãos como do mercado do trabalho e da sociedade.
É necessário melhorar a educação a todos os níveis, desde o ensino pré-escolar até à universidade. É necessário que a educação permita que todos os jovens – incluindo os que se encontram numa situação de desvantagem e os aprendentes não tradicionais – aprofundem a aprendizagem e que estejam preparados para uma vida activa. Embora se tenha registado uma melhoria geral no desempenho da educação e da formação na UE, a literacia tem-se vindo a deteriorar. Trata-se de um desafio que é necessário enfrentar com urgência.
É necessário incentivar as parcerias com o mundo empresarial a todos os níveis da educação a fim de que as novas competências se adaptem aos novos empregos. É necessário modernizar a formação profissional para resolver a questão do desfasamento entre as competências e as exigências do emprego.
Porque a qualidade do ensino depende da qualidade da educação dos professores, deverá ser proposta a todos os formadores uma acção orientada a fim de possibilitar que adquiram novas competências, por exemplo no que diz respeito a necessidades de aprendizagem específicas e as competências em tecnologias da informação e da comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário