sexta-feira, 2 de abril de 2010

Educação e formação profissional inicial

Mais de 50% dos estudantes do ensino secundário europeu estão matriculados no ensino profissional, mas persistem diferenças consideráveis entre os vários países.
Recentes desenvolvimentos socioeconómicos, como a globalização, a reestruturação, a inovação e a transição para uma economia baseada no conhecimento implicaram uma força de trabalho mais qualificado. Educação e formação profissional inicial são de capital importância para a preparação de novos profissionais e um meio importante para melhorar a competitividade.
No gráfico abaixo temos, em percentagem, o número de estudantes de nível secundário inscritos em educação e formação profissional relativamente ao total de alunos no ensino secundário. Os dados incluem todos os 27 Estados Membros da UE e referem-se a 2007.
Conclusões:
   Com base nestes dados de 2007, 51,5% (cerca de 11,4 milhões) de estudantes do ensino secundário europeu estão matriculados em vias profissionalizantes
   Os dados revelam diferenças que persistem entre os países. A percentagem de estudantes do ensino secundário inscritos em vias profissionalizantes varia entre de 77,3% e 13,0%.
   As percentagens mais elevadas surgem na Áustria, República Checa e Eslováquia (onde a componente profissional envolve mais de 70% de todos os estudantes do ensino secundário).
   As percentagens mais baixas surgem em Chipre, Hungria e Lituânia (todos com percentuais abaixo de 30%).
   Com apenas 32% de estudantes do ensino secundário no ensino profissional Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir a média europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário