segunda-feira, 12 de abril de 2010

I CONGRESSO DA CULTURA AVIEIRA

Santarém e Salvaterra acolhem I Congresso Nacional da Cultura Avieira
6Abr2010


Projetar a candidatura da cultura avieira a património nacional é o objetivo do primeiro Congresso Nacional da Cultura Avieira, que se vai realizar entre 7 e 9 de Maio em Santarém e Salvaterra de Magos.

Com a presença já confirmada da ministra da Cultura na sessão de abertura, o congresso conta também com o alto patrocínio do Presidente da República, também ele convidado para estar presente na primeira edição da iniciativa promovida pelo consórcio que lidera a candidatura da cultura avieira a património nacional.

Está prevista a participação de cerca de 30 investigadores e especialistas na cultura avieira, que durante três dias irão debater temas relacionados com a vida destas populações, como a gastronomia, a arquitetura palafítica das suas habitações, o carácter próprio das migrações dos avieiros, a etnografia, a religiosidade, as embarcações.

Será também prestada homenagem a Maria Micaela Soares, uma das mais antigas investigadoras da cultura avieira e que será também uma das oradoras no congresso.

Vão também ser debatidos os futuros investimentos que o consórcio, composto por mais de 40 entidades públicas e privadas, pretende realizar para criar e recuperar infraestruturas nas aldeias piscatórias avieiras e nas margens do rio Tejo.

O objetivo é criar um novo destino turístico ligado à cultura avieira e ao rio, disse, em conferência de imprensa, citado pela agência Lusa, João Serrano, do núcleo de coordenação do projeto.

“A cultura avieira é o cimento que pode ajudar a ligar toda a estratégia coletiva de desenvolvimento desta região”, salientou ainda, referindo-se também à candidatura do projeto ao programa PROVERE na componente de estratégia de eficiência coletiva.

Para o encerramento do congresso, a 9 de Maio, está prevista a presença de uma comitiva composta pelos ministros da Agricultura, da Economia e do Ambiente. Apoios que, para o núcleo de coordenação do projeto, representam também uma “nova atitude do Governo para com esta candidatura”.

“Estamos muito satisfeitos pelo facto de o Ministério da Cultura, depois de ter analisado o estudo do dr. Augusto Mateus, ter concluído que afinal a cultura é um importante fator de desenvolvimento económico do país”, disse João Serrano.

O coordenador adiantou ainda que a Administração da Região Hidrográfica do Tejo demonstrou já disponibilidade para comparticipar a componente nacional dos futuros investimentos que vierem a ser efetuados no âmbito do projeto, numa reunião em que também participaram os sete municípios que fazem parte do consórcio.

Do consórcio fazem ainda parte 20 empresas privadas do setor do turismo, duas universidades – Aveiro e Évora -, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e duas paróquias do concelho de Santarém (Vale de Figueira e S. Vicente do Paul).

Está também prevista a adesão das Universidades da Beira Interior e do Minho, sendo que desta última existe já um investigador a trabalhar na aldeia de Caneiras (Santarém).

Sem comentários:

Enviar um comentário