quinta-feira, 22 de abril de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 21-04-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialistas Helder Manuel Esménio sugeriu ao executivo BE mandasse proceder á actualização do site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pois a última acta publicada data de 23 de Outubro de 2009 (ainda anterior à tomada de posse do actual executivo), há mais de 6 meses, o que incumpre com o dever legal (e político) de manter as populações informadas.

(Clique aqui para visualizar melhor)

O mesmo vereador apelou à intervenção municipal no sentido de ajudar a população da freguesia do Granho que se vai queixando de insuficiente potência eléctrica nas suas habitações o que causa danos nos seus electrodomésticos e dificulta a realização das diversas tarefas domésticas.
(Clique aqui para visualizar melhor)

Aquele vereador recomendou ainda à Câmara Municipal que assumisse a resolução dos problemas que dificultam a circulação no cruzamento da Rua da Igreja com a Rua do Imaculado Coração de Maria, nos Foros de Salvaterra. Sugeriu para o efeito o recuo das vedações da Escola e da Igreja de modo a possibilitar a criação de estacionamento no local e a recolocação - um pouco mais atrás - dos lancis de ambos os lados da Rua da Igreja, fazendo com que as curvas fiquem um pouco mais “abertas”.
(Clique aqui para visualizar melhor)

Finalmente, o vereador Helder Esménio face às últimas notícias que deram conta da morte por afogamento de duas crianças que brincavam numa antiga saibreira do Cacém, concelho de Sintra, apresentou uma sugestão para a Câmara notificar o proprietário que procedeu ao desaterro de uma parcela de terreno existente junto à Zona Desportiva de Salvaterra de Magos, de modo a esgotar a “lagoa” artificial que entretanto se formou com água da chuva. Prevenir eventuais acidentes e obviar à estagnação de águas era o objectivo da proposta.
(Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador João Manuel Simões (PS) chamou ainda a tenção para a necessidade de reparar dois abatimentos que se verificam na Rua do Cartaxeiro, próximo do entroncamento com a Rua Florbela Espanca, em Marinhais, pois os automobilistas não se apercebem deles o que os torna perigosos.

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD), a Srª Presidente da Câmara e o vereador Luís Gomes (BE) fizeram intervenções alusivas ao 25 de Abril de 1974, tendo a propósito o vereador Helder Esménio referido que por proposta dos deputados municipais socialistas ia haver uma Sessão Solene da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos de comemoração deste acontecimento na manhã do próprio dia. Aquele vereador BE apresentou 3 moções aprovadas pela maioria: uma condenando o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), voto contra dos vereadores socialistas, uma segunda alertando para a importância de não alienar a Companhia das Lezírias, abstenção dos vereadores socialistas, e a última intitulada “Cantar Abril e Maio” que mereceu a seguinte posição dos vereadores socialistas: “Votamos a favor de Abril e Maio, votamos contra o conteúdo radical da moção, que no essencial pretende dividir e não unir. Não é assim que vivemos e vimos Abril. Porque queremos Abril e discordamos de parte do texto da moção, abstemo-nos”. O vereador Jorge Burgal absteve-se.

Da intervenção da Srª vereadora Margarida Pombeiro (BE) ressalta o arranque da Feira do Livro que contou com a presença da escritora Ana Maria Magalhães.


No período da Ordem do Dia há a registar – apesar do incompreensível atraso - a aprovação unânime das actas das reuniões de Câmara de 16-12-2009, 24-12-2009 e de 13-01-2010, o que veio a merecer a seguinte declaração de voto dos vereadores socialistas:
(Clique aqui para visualizar melhor)

Já quanto à 2ª alteração orçamental que veio para conhecimento à reunião de Câmara, o comentário do vereador socialista Hélder Esménio foi o que seguidamente se digitaliza:
(Clique aqui para visualizar melhor)

Unânime foi a decisão de aprovação, sete meses depois da sua subscrição (?!), do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo que permitiu a realização das obras de arrelvamento do Campo dos Carvalhos inauguradas antes das últimas eleições autárquicas.

Uma última referência para o acordo de colaboração entre a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e a nossa Câmara Municipal que visa a requalificação do dique do Escaroupim. A ARH vai apresentar a candidatura aos fundos comunitários para realizar a obra estimada em 1,2 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal a ulterior manutenção do dique, a colocação de sinalética e a eventual execução de um passeio (em madeira) na base do talude.

1 comentário:

  1. A verdade é esta :

    O parque escolar de Benavente já é utilizado pelos alunos.

    Em Salvaterra ainda está no papel.


    Uma vergonha


    disto é que devia falar.

    ResponderEliminar