terça-feira, 20 de abril de 2010

TRANSPORTES ESCOLARES – Agora sim! Agora não!...

Há 4 meses (em 6.01.2010) a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos ratificou um concurso que integrava um conjunto de circuitos, todos definidos pela maioria BE, que prestava à nossa população o serviço de transportes escolares intitulado “porta-a-porta”.

Agora, em 14.04.2010, a mesma maioria, a mesma liderança, aprova um Regulamento de Transportes Escolares que visa reduzir o número daqueles circuitos com a justificação de poupar dinheiro.

Este BE transformado tem (apenas) uma visão economicista, pois não apresentou qualquer estudo, não forneceu quaisquer dados que permitissem aos demais vereadores efectuar, por iniciativa própria, uma análise custo/benefício.

O BE com o argumento de que “dá muito trabalho” e “é muito difícil de obter” não esteve disponível para recolher e prestar mais esclarecimentos, como sejam:

a) Número de alunos que deixariam de ter transporte se este Regulamento se aplicasse já;

b) Acréscimo de custo e número de alunos que poderiam beneficiar do transporte escolar se em vez de só virem a ser transportados os que residam a mais de 2,5 Km da Escola, como o BE aprovou, houvesse uma proposta para incluir também os que residem por exemplo a mais de 1,5 Km ou a mais de 2 Km, o que facilitaria a vida de mais algumas famílias.

Decidir é ponderar as diferentes alternativas e nós queríamos decidir bem. O que a maioria camarária fez na última reunião foi impor uma solução, contra a vontade dos outros vereadores, contra o que os próprios decidiram há meia dúzia de meses e, mais importante do que tudo isto, contra muitas famílias que não têm culpa destas mudanças de “humores” da liderança bloquista.

Continuamos a ser governados sem uma estratégia, sem um rumo!.

Sem comentários:

Enviar um comentário