segunda-feira, 10 de maio de 2010

(Apenas) POR UMA QUESTÃO DE TRANSPARÊNCIA


Quinta,6 de Maio 2010

Política

Hélder Esménio deixa emprego na câmara onde é vereador

Depois de 27 anos a trabalhar como funcionário da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, o vereador Hélder Esménio, eleito pelo Partido Socialista nas autárquicas de 2009, deixou o cargo profissional que ocupava em Janeiro deste ano. A decisão foi tomada pelo próprio e teve o aval da presidente do município, Ana Cristina Ribeiro (BE). O vereador da oposição encontra-se a trabalhar no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Salvaterra de Magos no âmbito da Lei 12-A de 27 de Fevereiro no regime de mobilidade interna.

Hélder Esménio explicou a O MIRANTE porque tomou esta decisão. “Desde que apresentei a minha candidatura à Câmara de Salvaterra de Magos pelo PS que seria complicado ser funcionário da autarquia e ao mesmo tempo candidato. Quando me tornei vereador tomei a decisão uma vez que podia suscitar confusões quando seria o Hélder Esménio funcionário e o Hélder Esménio vereador. Falei com a senhora presidente que concordou com a decisão”, explica.

O contrato de mobilidade interna tem o prazo de doze meses por isso em Novembro Hélder Esménio, Ana Cristina Ribeiro e o IEFP têm de decidir se o actual vereador volta a trabalhar para a autarquia ou continua no actual emprego. Confrontada com o assunto, Ana Cristina Ribeiro diz não concordar que um funcionário exerça em simultâneo cargos políticos na mesma câmara onde trabalha. “Não digo que os funcionários públicos não se podem candidatar, mas na mesma autarquia não. Penso que os cargos não são compatíveis”, justifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário