domingo, 2 de maio de 2010

PASSAGENS DE NÍVEL NO CONCELHO – o que propõe a REFER?!...

A REFER sustenta que a existência de PN a menos de 700 m umas das outras, o facto de no concelho terem ocorrido 4 acidentes só nos últimos 5 anos e o número exagerado de atravessamentos à linha das Vendas Novas (quase o triplo da média nacional) são contrárias à segurança e contrariam a legislação em vigor (Decreto-Lei 568/99 de 23.12.1999), pelo que em Fevereiro de 2009 definiu como necessárias as seguintes alterações:

 
(R. da Lagoa – uma das PN que a REFER quer suprimir)

Para Marinhais – após beneficiação dos caminhos existentes - supressão da PN da R. da Lagoa e reclassificar a PN da R. da Olaria só para peões. A intervenção programada inclui a beneficiação das PN da R. da Caseta, da EN 367 e da Estrada da Serra.
Para Muge – suprimir a PN de Monte do Alvo garantindo a execução de um caminho alternativo sob a Ponte da Vala de Muge, tendo em linha de conta a cota de cheia.
Para Glória do Ribatejo – melhorar o interface rodo/ferroviário nas PN das Janeiras de Baixo e das Janeiras de Cima, suprimir a PN da Caseta dos Cinco Réis construindo um caminho alternativo ao longo da ferrovia ligando à Est. da Fajarda e substituir a PN da Fajarda construindo uma passagem superior à linha-férrea.

Na ponderação do mérito (ou demérito) destas opções de supressão de algumas PN no concelho importa ter ainda em linha de conta uma das INCERTEZAS apontada no Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT) e também enunciada no Plano de Desenvolvimento Estratégico da Vila de Muge (elaborado recentemente pela nossa Câmara Municipal), que vai no sentido de se vir a aproveitar (eventualmente) a directriz da linha Setil-Coruche para assegurar a ligação do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL).

Entre muitos dos parâmetros que permitem qualificar e quantificar a qualidade de vida das populações, dois deles são certamente o conforto e a segurança.
Como compatibilizá-los, neste caso, parece ser a questão à qual se vai ter de encontrar resposta!...

Sem comentários:

Enviar um comentário