segunda-feira, 31 de maio de 2010

PASSAGENS DE NÍVEL NO CONCELHO – a realidade?!...

Com vista a ajudar a lançar o debate sobre um assunto onde não existem consensos, publicaremos alguns posts que procurarão evidenciar a descrição da realidade, o normativo legal e alguns dados estatísticos e a proposta da REFER (datada de Fevereiro de 2009). É um tema que, até pelas emoções que envolve, devia ser tratado pelos diversos agentes envolvidos com a máxima seriedade e sem oportunismos partidários.
Os dados estatísticos abaixo referenciados fundamentalmente os referentes ao tráfego médio diário rodoviário que atravessa as passagens de nível têm por base informação da REFER e mereceram – na passada 6ª feira na Assembleia de Freguesia de Marinhais - a veemente contestação da população que reside nas imediações da linha férrea e que utiliza as passagens de nível da sua freguesia.


No caso do concelho de Salvaterra de Magos, num percurso de 9 Km ao longo de 3 freguesias (Muge, Marinhais e Glória do Ribatejo) que são atravessadas pela linha de Vendas Novas, existem um total de 10 passagens de nível, metade das quais na freguesia de Marinhais, numa extensão que não chega a 2 Km.(1.989 m).

Na freguesia de Marinhais temos:
  • R. da Caseta – PN automática com meias barreiras, única via, atravessada diariamente por 268 unidades de veículos ligeiros equivalentes (1) - UVLE (não tem registo de acidentes);
  • R. da Lagoa - PN sem guarda (e sem visibilidade adequada), a 404 m da PN da R. da Caseta, via dupla, atravessada diariamente por 62 UVLE (não tem registo de acidentes);
  • R. da Olaria - PN sem guarda (e sem visibilidade adequada), a 667 m da PN da EN 367, via dupla, atravessada diariamente por 182 UVLE (tem registo de dois acidentes e uma vítima mortal);
  • EN 367 – PN automática com meias barreiras, via dupla, atravessada diariamente por 3.972 UVLE (tem registo de 1 acidente);
  • Est. da Serra – PN automática sem meias barreiras, a 575 m da PN da EN 367, via simples, atravessada diariamente por 256 UVLE (não tem registo de acidentes).
Na freguesia de Muge:
  • Monte de Alvo – PN sem guarda (com adequada visibilidade), que se situa não muito longe da Ponte (ferroviária) sobre a vala de Muge, atravessada diariamente por 62 UVLE (não tem registo de acidentes).
Na freguesia de Glória do Ribatejo:
  • Janeiras de Baixo - PN sem guarda (com adequada visibilidade), que se situa a 1.093 m da PN das janeiras de Cima, atravessada diariamente por 32 UVLE (não tem registo de acidentes).
  • Janeiras de Cima - PN sem guarda (com adequada visibilidade), localizada em Sabadouro, atravessada diariamente por 9 UVLE (tem registo de 1 acidentes).
  • Caseta dos Cinco Réis - PN sem guarda (sem adequada visibilidade), que se situa não muito longe da PN da Est. da Fajarda (a 1.198 m), atravessada diariamente por 30 UVLE (não tem registo de acidentes).
  • Est. da Fajarda - PN automática com meias barreiras, que se situa na Est. de ligação da Glória à Fajarda, atravessada diariamente por 450 UVLE (não tem registo de acidentes).

(1)
UVLE = 0,3 – motociclos, UVLE = 1,0 – ligeiros, UVLE = 2,0 – pesados de passageiros, UVLE = 3,0 – pesados de mercadorias, veículos agrícolas e máquinas industriais e UVLE = 4,0 – pesados com reboque

2 comentários:

  1. Como já tive ocasião de escrever, acho que está criada a condição para uma enorme confusão. Explico-me:
    1. A tal reunião foi agendada para um propósito e acabou por ter outro (foi agendada para debater e acabou por ser uma reunião deliberativa).
    2. Mais uma vez o PSD foi ao engano...: ia para uma coisa (debate) e, da cartola, o PS tirou outra (votação)!!!
    3. Soa por aí que o PS - na pessoa dos seus vereadores - apoia a medida da REFER...mas não se pronuncia claramente...
    4. E depois acusa outros de populismo e irresponsabilidade...

    Será bom que cada um DIGA CLARAMENTE qual a sua posição...
    Abraço
    Luís Melancia

    ResponderEliminar
  2. Os vereadores socialistas pronunciar-se-ão quando chegar o momento oportuno, ou seja, na reunião de CM que for convocada para o efeito. Até lá - manda o bom senso - que enquanto decorrem reuniões, iniciativas e/ou negociações entre as entidades envolvidas (Câmara e REFER) se mantenha alguma tranquilidade. Como sabe é o BE que lidera a CM e em cada momento só há um Presidente de Câmara. Aguardaremos pois pela concretização de uma proposta de solução.
    Este executivo da Junta de Marinhais teve a coragem - que o anterior não mostrou - de tornar pública esta temática, no respeito pela população que representa.
    As únicas deliberações que me recordo foram tomadas sobre este assunto foi um conjunto de recomendações à Câmara Municipal para - se se vier a impor o encerramento das PN - não prejudicar ainda mais as populações e foi, por sugestão da Srª Presidente da Junta, a realização de uma reinião sobre este tema com representantes da população, responsáveis da REFER e autarcas (CM, JF e julgo que AF).

    ResponderEliminar