sábado, 19 de junho de 2010

COM BAIXAS QUALIFICAÇÕES AUMENTA O RISCO DE POBREZA

O risco de pobreza para as pessoas com baixas qualificações é quase o dobro do que para as semi-qualificadas.
Melhorar os níveis de ensino e promover a inclusão social, especialmente através da redução da pobreza, são objectivos partilhados que orientam a acção dos Estados-Membros e da União Europeia (Conselho Europeu de 25/26 de Março de 2010).
Educação e pobreza estão relacionadas de muitas maneiras. O indicador aqui apresentado é a percentagem da população em risco de pobreza por nível de ensino.
 
Na UE, 24% da população com baixas qualificações está em risco de pobreza. O risco de pobreza é muito menor para as pessoas com um nível médio ou alto nível de educação (respectivamente 13% e 6%).
Isto significa que o risco de pobreza para os menos qualificados é quase o dobro do que para os semi-qualificados (e quatro vezes mais elevada do que os altamente qualificados).
O risco de pobreza para os menos qualificados é mais elevado na Letónia (43%) e Bulgária (39%) e o menor na Dinamarca (15%) e Países Baixos (11%).
Em comparação com a população com nível médio de escolaridade, o risco relativo de pobreza para os menos qualificados é particularmente elevado na Bulgária (3,5 vezes maior). Na Holanda, o risco de pobreza para as pessoas de com baixas e semi-qualificados é aproximadamente igual (risco relativo = 1).

Notas:
População em risco de pobreza é definida como, a população com um rendimento disponível abaixo do limiar de risco de pobreza.
O risco do limiar de pobreza é fixado em 60% do rendimento mediano nacional disponível (após transferências sociais).
A população considerada é a população com 18 anos ou mais.



(In http://www.cedefop.europa.eu/EN/articles/15915.aspx)

Sem comentários:

Enviar um comentário