sábado, 26 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DROGA


É no dia 26 de Junho que se assinala o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas Ilícitas. O combate ao tráfico e consumo deve ser feito contra a oferta de droga, mas também contra a pobreza, que é campo fértil onde vicejam todos os vícios.
A pobreza que advém da exclusão social, do desemprego e do não acesso à instrução, deve ser a área de intervenção da luta contra as drogas e criminalidade a ela associada.


Infelizmente, todos nós somos cúmplices, regra geral por inacção, em ralação a este flagelo que vai consumindo muitos dos nossos jovens.
Quem se posiciona de modo mais conservador faz a apologia do proibicionismo e da repressão, quando em parte alguma do mundo civilizado esta postura, por mais dura que seja, teve sucesso. Quem se posiciona mais à esquerda esgota a sua intervenção cívica na defesa de propostas de liberalização e na disponibilização de salas de injecção assistida.
Não tenho qualquer solução miraculosa (quem dera!...) mas é inequívoco que as campanhas de sensibilização dos jovens não têm chegado a muitos adolescentes.
É preciso demonstrar até à exaustão que o consumo de drogas não tem nada de rebelde ou aventureiro. Consumir drogas é alimentar um negócio de empresários (traficantes) sem escrúpulos.


Arrisco-me a sugerir a realização de uma campanha junto da população escolar à imagem do que o publicitário francês Segella produziu que mostrava de forma clara e directa, os efeitos do consumo, a realidade. Fotos de pessoas estendidas em casas de banho públicas, sujas, doentes, agonizantes. O slogan vingou: "A droga é uma merda!".

(ver mais fotos – não recomendável a pessoas sugestionáveis - em: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://img291.imageshack.us/img291/9130/viciadaxh7.jpg&imgrefurl=http://www.mundogump.com.br/os-viciados-em-heroina-na-russia/&usg=__W2FfF6FCTm0Uf_Rydn_I1oG-5p4=&h=392&w=587&sz=73&hl=pt-PT&start=3&sig2=n-yYtz1-AlWgZtWq4HxqSA&itbs=1&tbnid=-gvU8z4dfEFtpM:&tbnh=90&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Da%2Bdroga%2B%25C3%25A9%2Buma%2Bmerda%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&ei=7vIcTLDZC8fV4gbB3J2oCg)

Sem comentários:

Enviar um comentário