quinta-feira, 3 de junho de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 02-06-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio assinalou o Dia Mundial assinalou o Dia Mundial da Criança, 2010, com a seguinte intervenção:

A propósito deste tema a vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu que as actividades municipais envolveram 1.500 crianças, felicitando a ajuda dada pelas Associações e todas entidades que ajudaram na promoção deste evento. O vereador Luís Gomes (BE) na sua intervenção aplaudiu a manifestação da CGTP e o vereador César Peixe (BE) destacou a colocação no concelho de 11 oleões (3 em Salvaterra, 2 em Marinhais, nos Foros e na Glória e 1 em Muge e outro no Granho). Estes depósitos de óleos alimentares usados são cedidos ao município pela empresa intermunicipal ECOLEZÍRIA que faz o tratamento de resíduos sólidos urbanos.
A vereadora Berta Charréu (PS) - que nesta reunião substituiu o vereador João Manuel Simões que por motivos profissionais esteve ausente – enalteceu as parcerias Câmara e Juntas, em particular com a da Glória do Ribatejo, apelou à substituição dos espelhos reflectores que se encontram partidos, pediu a colocação de um no entroncamento da R. dos Abelhas com a R. da lagoa em Marinhais. Identificou ainda um conjunto de passadeiras para peões que carecem de pintura. A vereadora referiu ainda agradada a realização próxima de uma competição regional de BTT.
O vereador Hélder Esménio alertou na sua intervenção para a necessidade de se reparar o passeio junto à EN 118, no acesso ao supermercado Modelo e criticou a empresa Águas do Ribatejo por ter optado lavar os depósitos de água de Muge e Glória do Ribatejo durante o dia, o que motivou o encerramento das escolas primárias e pré-primárias, prejudicando gravemente os comerciantes e a população. Mais criticou o facto de aquela empresa ter cortado a água, alegadamente por atraso nos pagamentos, ao Pavilhão de Muge e à Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra (contador da zona desportiva e de lazer), esta última situação já entretanto solucionada.


A Srª Presidente enalteceu os resultados desportivos dos trampolins de Salvaterra e do Clube de Ciclismo de Salvaterra que pelo 2º ano consecutivo se sagrou campeão nacional [a quem aproveitamos para felicitar também]. Referiu ainda a realização no Cais da Vala de um encontro de Aquarofilia (aquários de peixes) e a iniciativa em conjunto com a Associação Pró Tejo de um workshop intitulado “Água e Rios”. Destaque ainda para o Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos pelo colóquio sobre ornitologia que vai decorrer no 1º dia das Festas [obrigado pelo convite que me enviaram].
No período da Ordem do Dia os destaques mais significativos vão para a aprovação por maioria (abstenção vereador Jorge Burgal – ex-PSD) das Normas de Controlo Interno do Município de Salvaterra de Magos, correspondendo a uma das exigências formuladas pela Inspecção-Geral de Finanças numa das suas últimas auditorias à autarquia, assim como, para a assinatura do contrato com a empresa Aquino Construções que vai permitir a construção do Centro Escolar de Marinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário