sexta-feira, 16 de julho de 2010

DATAS A RETER (em Julho)


(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Julho:

* No dia 10, de 1860 – Foi restaurado o concelho de Salvaterra de Magos, através do Dec.-Lei nº 160. Tinha sido extinto em 24 de Outubro de 1855, passando para Muge.
* No dia 15, de 1912 – Foram registados os Estatutos do Sindicato – Associação de Classe dos Trabalhadores Rurais da Vila de Salvaterra de Magos. Este sindicato teve a sua sede num edifício próximo da Capela Real. Em 1984, ainda era visível na parede os ferros que suportavam as bandeiras.
* No dia 20, de 1975 – Foi inaugurado o Parque Infantil de Salvaterra de Magos, obra de um grupo de salvaterrenses que depois de muito trabalho concretizaram um sonho que vinha de muitos anos. O recinto, foi depois oferecido ao povo, através da câmara municipal.
* No dia 6, de 1978 – Foi constituída a Cooperativa de Habitação Económica e Social de Salvaterra de Magos (CHÉSALl), teve uma certidão notarial com a data de 21 de Julho de 1978.
* No dia 28, de 1979 – Em terrenos da freguesia de Muge, foi lançada a primeira pedra do novo emissor da Rádio Renascença.
* No dia 31, de 1979 – Em sessão da Assembleia Municipal do concelho de Salvaterra de Magos, foi votada e aprovada uma “Comissão Administrativa” para o executivo da câmara municipal, em virtude dos vereadores eleitos se terem demitido.
* No dia 4, de 1983 – Foi inaugurado em Salvaterra de Magos, numa dependência da Capela da Misericórdia, um Museu, que na sua maior parte apresentava fotos antigas.
* No dia 20, de 1986 – A antiga professora Natércia Rita Assunção, foi alvo de uma grande e sentida homenagem - onde estiveram presentes cerca de 200 antigos alunos - pelos seus mais de 40 anos de ensino. As entidades oficiais associaram-se e foi dado o seu nome a uma rua da vila de Salvaterra de Magos.
* No dia 8, de 2000 – Numa corrida de toiros em Coruche, tomou a alternativa de Cavaleiro Profissional, a salvaterrense; Ana Batista, utilizou o cavalo “Jaguar” e foi seu padrinho, o cavaleiro Joaquim Bastinhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário