quinta-feira, 8 de julho de 2010

FESTAS DA VILA DE MARINHAIS


A 9 de Julho assinala-se o 25º aniversário da elevação de Marinhais a vila. Este ano a Junta de Freguesia de Marinhais - para garantir a participação de toda a população nestas comemorações - celebra a efeméride no domingo imediatamente seguinte, dia 11 de Julho.

(Largo da República - Marinhais)

As festividades, como é tradição, começam com uma missa campal que terá lugar no Largo da República, a que se seguirá – na manhã do mesmo dia – a actuação do Grupo de Dança “Os Lusitanos” de Marinhais. Os festejos das “bodas de prata” prosseguem com um almoço aberto a todos – porco no espeto, sardinhas assadas, pão e vinho – e terminará com um baile e animação musical.
Que o tempo ajude!...

6 comentários:

  1. Uma missa???? a que proposito???

    ResponderEliminar
  2. Só uma pergunta:
    A Junta de Freguesia de Marinhais, já pagou as dívidas à ADSE e à Segurança Social, que o senhor aqui comunicou:
    http://fazerporsalvaterra.blogspot.com/2009/11/junta-de-freguesia-de-marinhais.html

    É que se ainda não o fez, esta festança pode ser considerada também, um desbaratamento de dinheiros públicos. E a população de Marinhais é capaz de depois de encher a “mula”, dar uns valentes “pares de coices”.

    ResponderEliminar
  3. É já uma tradição com alguns anos assinalar os aniversários da vila de Marinhais com uma missa feita no Largo da República. É caso para dizer que neste caso "a tradição ainda´é o que era". No entanto os festejos incluem também animação musical e um almoço convívio entre a população, pois em bora alguns não valorizem isso sempre é o XXV aniversário da vila.
    Este executivo da Junta de Freguesia, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos de gestão BE, retomou os pagamentos devidos à Segurança Social e à ADSE, evitando o acumular do passivo. Começará a regularizar as dívidas de anos anteriores logo que o Contencioso da Segurança Social estabeleça as regras a observar pela autarquia, como seja a definição do número de prestações em que o poderá fazer.
    Quanto ao mais, os eleitores, nossos concidadãos, merecem-nos maior consideração, pis se os desrespeitarmos, desrespeitamo-nos a nós próprios.
    Cabe depois a cada um de nós - nos momentos em que somos chamar a escolher - optar pelos candidatos e/ou pelos programas que se nos afiguram como os melhores.

    ResponderEliminar
  4. mas não vivemos num estado "laico"? normalmente a missa é paga? qual a religião que estará presente? marinhais tem 3 igrejas

    ResponderEliminar
  5. Sugiro-lhe a presença no evento para verificar "in situ" como tudo acontecerá.

    ResponderEliminar
  6. Para toda a populaçao da Vila de Marinhais, envio os meus parabéns pelo 25º Aniversário da elevação ao estatuto de Vila em 1985/07/09. Nunca esquecendo as minhas origens, abri o meu livro de recordações para reviver o meu passado até aos dias de hoje. Nasci em Marinhais em 25 de Março de 1945 - à 65 anos! A estrada principal, bem como todas as outras ruas eram, ou de terra batida ou de areia. Fui à escola como todas as crianças que tiveram esse previlégio. Depois da escola, o trabalho espreitava por mim e aos 20 anos a tropa bateu-me à porta. Em 1967 fui mobilizado para a guerra colonial, para o norte de Moçambique, onde estive 28 meses. Regressei, enfim, em 1969 e cá estava, mais uma vez, o trabalho à minha espera. Só que, desta vez, depois de casado, emigrei dentro do meu próprio País e vim para a Freguesia da Amadora, hoje cidade e Município de Abril. E cá estou à 40 anos!... e de quando em vez vou à Vila de Marinhais - a minha terra natal!!!
    Um abraço do tamanho do mundo. António Carvalho

    ResponderEliminar