segunda-feira, 12 de julho de 2010

INTERVENÇÃO DA PRES. DA JUNTA DE FREGUESIA NO 25º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE MARINHAIS A VILA


 
"Bem-vindos á nossa festa, a festa da nossa vila. Obrigado desde já pela vossa presença: Sr. presidente da Assembleia Municipal e Srs. Vereadores, Sr. Presidente e Srs deputados da Assembleia de freguesia, Antigos Presidentes de Junta e familiares daqueles que já não estão entre nós. Sr. Padre, Sr. Comandante da GNR, Representantes das Associações e colectividades de Marinhais, Amigos e a toda a população.


Estamos hoje aqui para comemorar o XXV aniversário de elevação a vila de Marinhais. Quando comecei a escrever este pequeno discurso, dei comigo a recordar como era Marinhais no tempo da minha infância, num passado pouco distante.
Naquele tempo tudo era diferente, ia de bicicleta a casa dos meus avós que viviam na serra, o caminho era difícil com muitas pedras e areia, a ladear esse caminho havia eucaliptal e poucas casas. Já em casa dos avós íamos buscar água ao poço e jantávamos á luz do candeeiro a petróleo. Com os meus avós maternos ia de carroça puxada por uma mula vender de porta em porta fruta colhida no pomar e também ovos caseiros. São recordações que eu mantenho e com certeza muitos de vós também as têm. Nesse tempo não muito longínquo ter água e luz não era privilégio de todos mas cerca de 3 décadas depois tudo mudou.
Com a ajuda de todos os autarcas que por aqui passaram fomos tendo melhores vias de comunicação, fornecimento de água, saneamento básico e electricidade. O comércio foi aumentando e os serviços também.
Em 1985 cumpríamos todos os requisitos para subir a vila e assim aconteceu, não posso deixar de referir alguns nomes de pessoas envolvidos neste processo e que contribuíram para aquilo que somos hoje, uma VILA, como foi o Dr. Monteiro (deputado), António Moreira (Presidente da Câmara) e Joaquim Santos (Presidente da Junta de freguesia de Marinhais)
De uma aldeia com cerca de 5 mil habitantes em 1985 passámos a uma vila com cerca de 10 mil pessoas passados 25 anos. Fomos crescendo ao longo dos anos, também por culpa dos que abandonam a confusão das grandes cidades e se rendem ao descanso que podem usufruir em vilas coma a nossa.
Ao longo destes 25 anos muito foi feito em prol da nossa terra, todos os autarcas que por cá passaram fizeram o melhor que sabiam e podiam pela nossa vila. Com muitas dificuldades fomos crescendo até ao que somos hoje.
Somos uma vila que continua a crescer a olhos vistos e nós autarcas temos a obrigação de acompanhar esse crescimento.
Muito melhorou nos últimos anos, mas o povo é cada vez mais exigente e nós estamos cá para tentar da melhor maneira possível ajudar todos, mas também temos de lembrar que não conseguimos sozinhos, vocês têm de ajudar. A freguesia é de todos, todos temos obrigações a cumprir e todos temos de respeitar o próximo como gostaríamos de ser respeitados.
Lembro por exemplo o último Inverno que passou, que de tão rigoroso que foi fez muitos estragos e houve gente a sofrer por culpa de outros. Pela falta de limpeza de valas ou porque simplesmente essas valas desapareceram porque convinha a alguém que assim fosse, então e o respeito pelo outros?!
Vamos limpar e manter em condições os nossos terrenos para o nosso bem-estar e daqueles que nos rodeiam.
Vamos respeitar o ambiente e colocar o lixo no sítio apropriado não fazendo lixeiras à beira das estradas e junto a contentores.
Há tantas coisas que têm de partir de cada um de nós para atingirmos o equilíbrio, para sermos uma vila que nos orgulhe a todos.
Nós, representantes do povo na nossa freguesia, estamos cá para ajudar, sempre todos unidos e não cada um por si. A partir de pequenos gestos de cada um vamos com certeza ser uma Vila mais acolhedora, mais segura e muito mais aprazível para quem nos visita. Temos um longo caminho a percorrer, novas obras surgirão, para o nosso bem-estar.
Neste momento já temos uns sanitários públicos dignos desse nome Está em fase de conclusão a construção de 20 ossários no nosso cemitério. Queremos remodelar alguns jardins e construir mais parques de estacionamento. Temos vindo a limpar algumas valas importantes Temos mantido o melhor possível os nossos jardins e as vias públicas.
Como sabem a nossa situação financeira não nos permite que avancemos tão rápido quanto desejaríamos mas com certeza atingiremos os nossos objectivos.
Muito em breve, e pelas indicações que me foram transmitidas ainda este mês, arrancarão as obras para a construção do Centro Escolar de Marinhais uma obra da nossa Câmara Municipal com o apoio de fundos comunitários e que contribuirá muito para o bem-estar das nossas crianças e para um melhor trabalho de todos aqueles que trabalham com essas crianças.
Muito mais nós queremos fazer e vamos trabalhar para o conseguir, mas volto a lembrar, a Junta de Freguesia não trabalha sozinha, todos temos de colaborar ajudando a construir uma vila cada vez mais bonita, mais acolhedora, mais limpa e que nos deixe a todos orgulhosos de sermos desta vila que é MARINHAIS.
Quero lembrar ainda o trabalho de todas as associações e colectividades que à sua maneira vão participando na vida da nossa vila, colaborando sempre quando é preciso, dando momentos de alegria ao nosso povo e que levam o nome da nossa terra a todo o país e fora dele.
Antes de terminar quero fazer um agradecimento muito especial a todos aqueles que tornaram possível esta festa, não vou mencionar nomes, eles sabem quem são e que eu posso contar com eles sempre que for preciso.
Obrigado a todos. Viva a nossa vila. Viva MARINHAIS."

Sem comentários:

Enviar um comentário