sexta-feira, 9 de julho de 2010

MERCADO DIÁRIO DE MARINHAIS

Apesar do esforço feito pelo actual executivo da Junta de Freguesia de Marinhais para melhorar os sanitários públicos, contíguos ao Mercado Diário de Marinhais, a situação de semi-abandono em que este se encontra é indisfarçável.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, em conjunto com a Junta de Freguesia de Marinhais, devem estabelecer uma ideia, uma estratégia, que possibilite a elaboração de um projecto técnico que sustente a remodelação e/ou reconversão deste espaço. Até lá não será possível inventariar os meios financeiros que serão necessários nem definir o modo de financiamento.
Não é aceitável que este espaço comercial, no centro da vila de Marinhais, continue a definhar quer em termos de qualidade de instalações, como no que diz respeito à oferta (comerciantes e vendedores) e à procura (clientes).
É preciso fazer algo.

3 comentários:

  1. Boa tarde. É uma batalha constante, a da luta pela viabilidade dos mercados tradicionais sob a alçada das autarquias. Mas em Salvaterra o caso não é muito diferente. Embora o edifício esteja apresentavel e renovado, os "donos" das bancas vão e saiem como se tudo isto fosse normal. É necessário fazer algo. Pois é. Existem propostas marca PS nesse sentido. Por estes dias colocá-las-ei no meu blog.
    Nelson Guerra

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde
    As minhas duvidas sobre o assunto são as seguintes : O edificio é da Câmara ou Junta? Os comerciantes pagam ou não uma renda? Se pagam, mesmo simbólica que seja, porque motivos deixaram todos os executivos de Junta degradar o todo o edificio, e não só as casas de banho, se podemos chamar casas de banho....
    Por outro lado também não se entende que o edifico, em local nobre da Vila de Marinhais esteja como está, degradado, com ar de completo abandono.
    Também não queria deixar de ser solidário com os comerciantes que lá ganham o seu ganho pão, sem qualquer condições de trabalho.
    Concordo, se houver lá uma inspecção é encerrado!!

    ResponderEliminar
  3. O edifício do Mercado Diário é certamente propriedade da Cãmara Municipal, tanto mais que na altura em que foi feito a Junta de Freguesia não disporia de meios financeiros para o edificar. O projecto terá sido elaborado por um Engº que trabalhava na Raret e a obra foi feita por empreitada pela CM de Salvaterra de Magos. Depois disso a CM passou à JF a gestão quotidiana do espaço, ou seja, o recebimento do valor dos alugueres, o pagamento das despesas correntes e a limpeza e o asseio do mesmo.
    Ora, actualmente - e prefiro não falar de gestões anteriores pois os problemas colocam-se hoje para resolver - a JF de Marinhais receberá o aluguer de 2 bancas (peixe e legumes) e, aos fins-de-semana de mais 1 (de peixe). Há ainda o arrendamento mensal de um pequeno talho. Em síntese, as receitas do mercado ficam muito aquém - como se compreenderá facilmente - do mero pagamento da luz e da água, quanto mais assegurar todas as demais despesas inerentes á higienização, lavagem e manutenção daquele espaço.
    Não faz pois muito sentido, fazer - como a Srª Presidente fez na última reunião de Câmara - que foi encolher os ombros, transferir a responsabilidade para a Junta de Freguesia e nem sequer se disponibilizar - como foi por mim solicitado (ver Rescaldo da reunião de CM, post de 10.07.2010) para em conjunto definir uma estratégia, em função dela elaborar um projecto técnico da solução a desenvolver e depois ir à procura dos meios financeiros. É pena!

    ResponderEliminar