sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A COMUNICAÇÃO SOCIAL E AS TASQUINHAS DE VERÃO


Especial de Marinhais
Tasquinhas de Verão em Marinhais de 27 a 29 de Agosto


 
As Tasquinhas de Verão estão de volta a Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, nos dias 27, 28 e 29 de Agosto. Além das tradicionais tasquinhas que dão nome ao certame e onde os visitantes podem degustar de várias iguarias gastronómicas e vinho da região, também vai haver muita música.

O certame arranca na sexta-feira pelas 21h00 com a actuação do grupo musical FS. Uma hora mais tarde está prevista a apresentação da Associação dos Amigos do Carnaval 2010 que vão apresentar o espectáculo intitulado “Michael Jackson”. O baile com os FS continua pela noite fora.

O desfile de ranchos, marcado para as 21h00 de sábado, 28, sai da Igreja Nova até ao Largo das Festas, seguindo-se meia hora mais tarde o 30º Festival Nacional de Folclore. A noite termina com um baile animado pelos “Relíquia Antiga”. Jorge Paulo e Susana (21h00) e Marisa Duvall (22h00) são os artistas musicais que vão abrilhantar a última noite das tasquinhas.

Uma vila que não tem parado de crescer

A vila de Marinhais foi denominada durante séculos como “Foros de Muge”, dado que todos os terrenos pertenciam à vizinha freguesia de Muge, sob a forma de baldios. É difícil traçar uma evolução histórica sobre Marinhais, pois os seus primeiros habitantes não eram das redondezas, mas originários do norte do país, nomeadamente das zonas de Pombal e Cantanhede. Eles vinham trabalhar para as grandes casas agrícolas da região, acabando por se fixar. O próprio povoamento ainda hoje demonstra uma ocupação recente, sendo todo ele delineado junto à estrada principal.
Dos principais marcos históricos, destaca-se o ano de 1875, como a data provável de construção da Capela de S. Miguel Arcanjo. A inauguração da Estação da Caminho-de-Ferro, em 1902, foi outro notável acontecimento, estando o rei D. Carlos presente. De todos os acontecimentos aquele que mais marcou a ascensão de Marinhais foi a criação da freguesia em 1927.
A partir dessa data, Marinhais não cessou de crescer. Hoje em dia é considerada a freguesia com o maior número de população do concelho. No Censos de 2001 tinha cerca de 5.500 habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário