sábado, 28 de agosto de 2010

ELEVAÇÃO DE GLÓRIA DO RIBATEJO A FREGUESIA

(in Jornal Aurora do Ribatejo, edição de 22-10-1966)

No dia 29 de Agosto, celebram-se 44 anos de elevação da Glória do Ribatejo a freguesia. Na foto acima, sessão solene que assinala aquele acontecimento, destacam-se José Augusto Catarino (primeiro Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo), José Pinto de Figueiredo (Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos) e Bernardo de Mesquitela (Governador Civil do Distrito de Santarém).
Em 2006, a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, editou a publicação “Glória do Ribatejo – 40 anos de Freguesia 1966 – 2006” da autoria do Dr. Roberto Caneira.
Através deste livro, o autor dá-nos a conhecer o processo da criação da freguesia, e as primeiras obras realizadas, muitas delas feitas com base em doações dos próprios habitantes. O texto seguinte é retirado daquela publicação.
"O processo da criação da Freguesia iniciou-se em 1965 e concretizou-se através de uma petição dirigida ao Sr. Ministro do Interior, a qual foi assinada por 600 chefes de família da Glória do Ribatejo. Com esta acção estava oficializada a intenção de se criar a Freguesia.
A 29 de Agosto de 1966, o decreto-lei n. 47 170, determina “que se crie no Concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, a Freguesia da Glória do Ribatejo, com sede na povoação da Glória”.
Nos primeiros anos desta nova freguesia, houve um grande empenho para dotar a terra de novas infra-estruturas básicas e necessárias: água e luz. Facto curioso é que muitos habitantes pagaram do seu bolso estas infra-estruturas e a Comissão de Festas de 1966, doou à Junta 10 contos, uma quantia muito avultada para a época.
A RARET constitui um factor relevante neste processo, motivando e proporcionando o desenvolvimento local, ao ceder terrenos para a criação da Casa do Povo e da própria Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo."
Passados 44 anos da criação da Freguesia, a Glória do Ribatejo é hoje uma vila que ainda mantém a sua identidade cultural e histórica. Assediada por outros valores e inovações que são fruto do progresso, consegue resistir em certos aspectos ao processo galopante da globalização que tende a homogeneizar as culturas, afectando a identidade, a memória, os usos e os costumes de um Povo.
Este post é a homenagem possível a todos os cidadãos glorianos que ousaram, lutaram, acreditaram e venceram no seu propósito: constituir a Glória do Ribatejo como Freguesia; uma Glória dinâmica, uma Glória justa, uma Glória com os olhos no futuro mas com o respeito pelo passado, em suma uma Glória do Mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário