quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 18-08-2010

No período antes da Ordem do Dia os vereadores socialistas (Helder Manuel Esménio e João Manuel Simões) apresentaram uma MOÇÃO (aprovada por unanimidade) em que condenam o encerramento do balcão de atendimento da Segurança Social em Marinhais e em que apelam para que os autarcas sejam ouvidos e se procure encontrar uma solução que junte a economia de custos que se pretende e a manutenção deste serviço na freguesia [ver post anterior, que apresenta o conteúdo integral da Moção].
Os mesmos vereadores – em face do desemprego que grassa no concelho, bem superior à média nacional - recomendaram de novo à Câmara Municipal que anuncie junto dos empreiteiros e das empresas do concelho as obras que pretende lançar a concurso e os ajude a preencherem os requisitos para serem convidados. É uma forma de aumentar o seu volume de trabalho, de manterem ou de até alargarem o número de postos de trabalho.
 
(clique em cima para visualizar melhor)

Aqueles vereadores apresentaram ainda um voto de protesto em que se insurgem com o sistemático atraso na aprovação das actas das reuniões de Câmara em total desrespeito com o que exige o artº 92 da Lei 5-A/2002 que exige a sua aprovação na sessão seguinte. Chegou-se à situação caricata de na última reunião haver 9 actas para aprovar com atrasos que ultrapassavam os 4 meses.
 
(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Hélder Esménio chamou a atenção para a necessidade de corrigir no Palácio da Falcoaria de Salvaterra de Magos algumas deficiências que assinalou (ver post de 18-8-2010):
- Avaria no elevador o que impedia a visita da exposição sita no 1º andar a pessoas mais idosas ou com deficiência motora. [A Srª Presidente referiu que a avaria era pontual];
- Permanece fechado o alojamento, o restaurante e o salão de chá apesar do ajuste directo feito há muitos meses a um empresário [A Srª Presidente nada disse].
Sobre a lavagem de contentores e a limpeza de sargetas este vereador socialista fez a intervenção que se reproduz a seguir. [A Srª Presidente referiu – e cito de memória - a nossa opção é contratar duas vezes por ano a lavagem de contentores e não adquirir uma viatura].
 
(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) centrou a sua intervenção nas preocupações que tinha com a drenagem pluvial, designadamente em Marinhais.
O vereador César Peixe (BE) referiu que estava a preparar um local – com limpeza e vedação – junto à ETAR de Salvaterra para aí localizar os pombais que estão espalhados pela vila [Vejam a propósito o post de 3-3-2010, em que recomendávamos o envolvimento da Sociedade Columbófila local na busca de uma solução – o que esperamos tenha sido feito!]. Este vereador assinalou ainda o apoio dado às Festas e a reparação de alguns aquedutos na EM 581.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE), entre outros, referiu que até 3 de Setembro estavam abertas as inscrições para a Universidade Sénior – ano lectivo 2010/11 e que decorria em Marinhais (até 6 de Setembro) o rastreio do cancro da mama.
Na intervenção que fez a Srª Presidente disse que a partir de 13 de Setembro, num protocolo que fez com a Ribatejana, os transportes escolares vão passar a poder transportar também a população do concelho. MAGOS BUS é o nome dado a este reforço dos transportes públicos concelhios. Assinalou ainda a falta de médicos que se verificava nas freguesias de Muge e do Granho. Destacou ainda o trabalho feito pela Comissão de Festas em Honra do Mártir S. Sebastião (Muge) e o do conjunto de cidadãos do Escaroupim que ajudaram a levar por diante a Festa do Tejo. A este voto de parabéns associou-se o vereador Hélder Esménio (PS).
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma breve retrospectiva das posições assumidas pelo BE contra o PEC e chamou a atenção para o facto de se começar a temer o encerramento do Posto de Saúde dos Foros de Salvaterra.

2 comentários:

  1. Neste rescaldo de reunião,falou-se em "começar a temer o encerramento do Posto de Saúde de Foros de Salvaterra".
    Como utente deste Posto de Saúde pergunto: É tempo para começar a temer o seu encerramento, ou tempo de começarmos a agir para o evitar?

    Atentamente

    ResponderEliminar
  2. Apurar os dados e concluir. Se se justificar, articular acção e agir (rápido).

    ResponderEliminar