domingo, 29 de agosto de 2010

TRATAMENTO(s) JORNALÍSTICO(s) II

Sobre o tema do enceramento do balcão da Segurança Social em Marinhais é possível obter mais uma notícia, desta feita pelo Jornal O MIRANTE. Ver, a propósito, o post de 24/08/2010 onde pontua um outro tipo de abordagem.


Edição de 26-08-2010

Sociedade
Câmara de Salvaterra de Magos contra encerramento de balcão da Segurança Social de Marinhais

O executivo da Câmara de Salvaterra de Magos aprovou por unanimidade uma moção apresentada pelo PS contra o encerramento do balcão da Segurança Social de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, a 17 de Agosto. “É inaceitável que medidas destas, com impacto essencialmente nas populações das freguesias de Marinhais e de Muge, mas também com reflexos para quem reside no Granho e Glória do Ribatejo, possam ser assumidas sem existir uma comunicação prévia às autarquias envolvidas e sem se procurar encontrar – em parceria com elas - uma alternativa funcional credível”, pode ler-se na moção apresentada pelo PS.
E acrescenta: “Não é admissível que, em nome da necessária redução da despesa pública que todos pagamos, se possa simplesmente ‘apagar’ um serviço que serve uma dezena de milhar de pessoas e que tem um atendimento diário importante, obrigando todos aqueles que já têm dificuldades financeiras a deslocar-se à sede do concelho, com o acréscimo de custos financeiros que isso exige”.
A maioria Bloco de Esquerda também manifestou o seu descontentamento na reunião de câmara realizada a 18 de Agosto. “O encerramento do balcão de Marinhais representa um retrocesso na prestação deste serviço num concelho e num distrito que enfrentam graves insuficiências no acesso a serviços públicos, com consequência nas condições de vida das populações. Este encerramento tem consequências particularmente graves se tivermos em conta que o serviço em causa serve predominantemente populações rurais e envelhecidas, com maiores dificuldades na sua mobilidade ou no domínio de outros meios de contacto e recolha de informação”, referiu o vereador Luís Gomes (BE).
Entretanto o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda já questionou o Governo sobre o encerramento da delegação dos serviços da Segurança Social em Marinhais, que serve 4 das 6 freguesias do concelho (Marinhais, Glória de Ribatejo, Muge e Granho), abrangendo cerca de 11 mil habitantes. O deputado José Gusmão, eleito pelo círculo de Santarém, pediu à ministra do Trabalho e da Solidariedade Social que esclareça se confirma o encerramento da delegação da Segurança Social em Marinhais e que estudos foram realizados para concluir pela eliminação deste serviço e qual a expectativa de poupança que justifica esta decisão.
Na região fecharam já também balcões de Segurança Social em localidades como Riachos (Torres Novas), Minde (Alcanena), Aveiras de Cima e Alcoentre, no concelho de Azambuja.

Sem comentários:

Enviar um comentário