quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CENTROS ESCOLARES

A obra de construção do Centro Escolar de Salvaterra de Magos já foi adjudicada por um valor próximo dos 3 milhões de euros. Este estabelecimento de ensino, a partir de 2012 (prazo de construção 480 dias), disponibilizará finalmente às crianças da freguesia de Salvaterra de Magos um Jardim-de-Infância e reunirá ainda todas as salas do 1º ciclo agora dispersas pelas Escolas do Bairro Pinhal da Vila, da Avenida e do Parque.


Enquanto isso - e com muitos anos de atraso em relação aos concelhos que nos circundam - estão já em curso os trabalhos de construção das fundações do Centro Escolar de Marinhais.
Os Centros Escolares de Marinhais e Salvaterra de Magos têm um projecto de arquitectura parecido e o seu financiamento é (será) garantido em cerca de 2 milhões de euros pelos fundos comunitários (QREN), tendo o resto que ser suportado pelo Orçamento Municipal. Para o Centro Escolar de Marinhais já foi aprovado nas últimas reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal um empréstimo bancário, a utilizar em dois anos, de 490.000 €.


Com o início das obras a Junta de Freguesia de Marinhais teve necessidade de transferir o Mercado Grossista - que mensalmente ocorria naquele local - para o Largo das Festas, junto à EN 367.
Infelizmente - e apesar das promessas eleitorais feitas e assumidas em placas publicitárias colocadas pela Cãmara em período eleitoral - o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra continua a não passar disso mesmo - UMA MERA PROMESSA.
Para quando também os projectos de requalificação e modernização das escolas primárias (1º ciclo) da Glória do Ribatejo, do Granho e Muge? É que sem estes jamais haverá obra!...

Sem comentários:

Enviar um comentário