segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONCHEIROS DE MUGE


No site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (locais de interesse) está uma referência aos concheiros de Muge, corroborada pela Região de Turismo, a qual passamos a transcrever:

(Carlos Ribeiro)

"Os concheiros de Muge, foram descobertos em 1863 por Carlos Ribeiro, a quem muitos denominam como o "Pai" da arqueologia portuguesa. Podemos designar os concheiros como "colinas artificiais" onde se estabeleceram sazonalmente várias comunidades de caçadores-recolectores, que faziam da apanha de moluscos uma das suas principais actividades, e em termos históricos reportam-nos para o período do mesolítico.

Os concheiros de Muge (concheiro Cabeço da Arruda; Moita do Sebastião e Cabeço da Amoreira), são uma das mais importantes estações arqueológicas da pré-história portuguesa. As maiores colecções de esqueletos do período mesolítico na Europa, são as dos concheiros de Muge.
Pela sua enorme importância científica, os concheiros de Muge, são citados em todos manuais da pré-história da Europa."

Verificamos, pela leitura deste texto, que a importância dos concheiros é enorme, contudo, a Câmara Municipal nada faz para os divulgar junto da comunidade local ou em especial junto da comunidade escolar. Esta postura desvaloriza as potencialidades que os concheiros podiam vir a ter na divulgação e valorização do turismo no concelho.
Para acabar com esta inércia de quem, não raras vezes, mal trata o património cultural e em especial os concheiros de Muge, propomos:
- Articular a arqueologia e a investigação dos concheiros de Muge através do futuro Complexo Mesolítico de Muge;
- Promover acções de salvaguarda e valorização dos concheiros de Muge e de outros locais de interesse arqueológico;
- Dar a conhecer à comunidade local e estudantil a importância dos concheiros de Muge;
- Criar brochuras explicativas dos concheiros de Muge e integra-los em roteiros arqueológicos nacionais, desenvolvendo desta forma o turismo no concelho de Salvaterra de Magos;
- Criar um Museu arqueológico dos concheiros de Muge, que evidencie a importância científica e histórica dos concheiros.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente consigo.

    O património arqueológico e cultural no concelho é desprezado de forma incompreensivel pela autarquia de Salvaterra de Magos. A insignificância demonstrada por esta autarquia, em relação à valorização, divulgação e promoção do património arqueológico existentes no concelho, é um dos maiores atentados à cultura!

    RUA COM ESTE EXECUTIVO CAMARÀRIO.SEM VONTADE NÃO SE FAZ NADA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. A criação de um museu municipal, com uma vertente de centro intrepretação dos Concheiros de Muge, era suficiente! Mas irá custar muitos milhoes de euros...cultura é antónimo de sustentabilidade!

    ResponderEliminar
  3. Tendo os concheiros sido descobertos em 1863 já apanharam na gestão da Câmara de Salvaterra vários anos de gestão PS. É certo que a actual Presidente nada construiu por este património mas o que fez o PS neste aspecto quando liderou a Câmara?
    Obrigada.

    Ana Santos

    ResponderEliminar
  4. Provavelmente muito pouco também, para além da ajuda que me recordo ter visto noticiada a uns quantos investigadores que nos visitaram.
    Mas deixe-me que lhe diga "Ana Santos" que essas governações de que fala já foram julgadas. Deixe-me que lhe lembre "Ana Santos" que há 13 anos a gestão da CMSM está entregue à actual liderança. E deixe-me que lhe diga também que nunca antes um Presidente de Câmara teve tanta oportunidade para FAZER, pois nenhum antes esteve (ou vai estar) tanto tempo no poder.
    Nós não devemos viver no passado, mas sim no presente e, com a nossa acção de hoje procurar melhrar o nosso futuro colectivo. Pelo menos é assim que eu penso!

    ResponderEliminar
  5. Este executivo é uma mancha na cultura!!! É vergonhoso o que se passa com o património no concelho, não há divulgação, não ha estratégia cultural, os poucos edificios culturais existentes fazem uma especie de cultura populista, há funcionários/técnicos competentes em "prateleiras" ou castigados.
    Mas há uma luz ao fim do tunel.... Falta pouco para este executivo bloquista terminar o mandato.

    ResponderEliminar
  6. O que me indigna é a inercia, de quem ocupa os cargos executivos no nosso concelho!
    Ora a Câmara queixa-se do governo, ora as juntas queixam-se da Câmara. E no fim de contas, nada se faz, continuam os buracos, os contentores malcheirosos, a falta de manutenção do patrimonio, a falta de uma programação cultural, a falta de apoio e desenvolvimento economico ás empresas, a falta de infraestruras para a fixação de empresas, a falta de um desenvolvimento na área do turismo continuado....

    ResponderEliminar
  7. No local muitos porcos pretos, pelo menos na ultima vez que lá passei.....

    ResponderEliminar
  8. Acho uma óptima proposta!
    Fiquei bastante triste à uns anos atrás, quando fui ao Museu Geológico (http://e-geo.ineti.pt/MuseuGeologico/coleccoes/arqueologia.htm) e me deparei com o espólio sobre os Concheiros de Muge...
    É triste que o nosso concelho e principalmente a freguesia de Muge não possam mostrar o Homem de Muge na sua "casa".
    Os concheiros têm de ser visto como uma oportunidade!!!

    ResponderEliminar
  9. Olhe já que a Junta da Freguesia é PS, pode tentar fazer qualquer coisa aos concheiros para "mostrar diferenças"

    ResponderEliminar