quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 01-09-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio começou por criticar a decisão da maioria avançar com a localização de pombais no recinto da ETAR de Salvaterra de Magos sem ter primeiramente consensualizado com a Columbófila Salvaterrense a escolha do terreno.

(clique em cima para visualizar melhor)

[A Presidente de Câmara afirmou que foi a Direcção da Columbófila que recuou, depois de ter dito que avançava, optando não ser parceira da CM, nesta solução].
O vereador Hélder Manuel Esménio assinalou o 44º aniversário da criação da freguesia da Glória do Ribatejo, deu os parabéns à Comissão de Festas também da Glória [que a Srª Presidente da Câmara também saudou na sua intervenção] e à Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural que organizou uma excelente exposição durante aqueles festejos.

(clique em cima para visualizar melhor)

Aquele vereador socialista terminou a sua intervenção neste período recordando que no dia 25 de Agosto de 2010 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos celebrava o seu 75º aniversário.
(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador João Manuel Simões (PS) deu os parabéns à Junta de Freguesia de Marinhais pela realização das “Tasquinhas de Verão” (no passado fim-de-semana) e corroborou os parabéns dados pela Srª Presidente ao Grupo de Dança “Os Lusitanos” de Marinhais pela organização do seu 30º Festival de Folclore.
Este vereador socialista voltou a chamar atenção para a necessidade de a autarquia insistir junto da Estradas de Portugal para a reparação da semaforização na EN 118 e para a importância de a maioria BE ter vontade política para liderar um processo que conduza à construção de duas rotundas em Marinhais naquela via nacional.
(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) solicitou esclarecimentos sobre as iniciativas da Câmara Municipal para evitar o encerramento definitivo do balcão da Segurança Social em Marinhais. [A Srª Presidente disse que haviam seguido ofícios para a Segurança Social e o Ministério do Trabalho reclamando e pedindo audiências].
O vereador César Peixe (BE) referiu que foram repintadas as passadeiras para peões em Salvaterra de Magos e nos Foros de Salvaterra e que uma rectroescavadora estava a limpar valas nas freguesias dos Foros e de Salvaterra.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE), entre outros, referiu que estão a terminar as inscrições na Universidade Sénior e que brevemente se fará a desratização nas escolas, nos edifícios públicos e em redes de esgoto.
O vereador Luís Gomes (BE) enalteceu o trabalho da Protecção Civil Municipal e dos Bombeiros Voluntários no combate aos fogos florestais e sublinhou a profunda gravidade da crise económica em Portugal, dando conta que o BE no reinício dos trabalhos parlamentares vai propor o alargamento do subsídio de desemprego dos desempregados de longa duração.
Na intervenção que fez a Srª Presidente disse que nos próximos dias 7, 8 e 9 de Setembro ia estar em Salvaterra de Magos a exposição Centenário da República, propriedade da Comissão Nacional das Comemorações da República. Afirmou que a 18 de Setembro haveria lugar a comemorações alusivas do 1º aniversário do Palácio da Falcoaria. Afirmou ainda que não ia haver este ano – por falta de meios financeiros (cortes do PEC) – Equimagos.

No período da Ordem do Dia merece destaque a aprovação unânime das taxas de IMI para o próximo ano, tendo os vereadores socialistas feito a intervenção que seguidamente se reproduz.
(clique em cima para visualizar melhor)

A Câmara Municipal assinou protocolos com os Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos para passarem a ser estas escolas a organizar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s). Os vereadores eleitos pelo PS enalteceram a coragem demonstrada pelas Direcções dos Agrupamentos em assumirem esta responsabilidade e fizeram votos para que as Actividades possam correr melhor que nos anos em que foi a autarquia a liderar este processo.
A promoção do espectáculo “Mariza” e os custos associados mereceram dos vereadores socialistas a tomada de posição seguinte. Em relação ao preço dos bilhetes todos os vereadores da oposição se abstiveram, uma vez que eles até já estão à venda.
(clique em cima para visualizar melhor)

Destaque ainda para a abertura de concurso para a execução de uma rede de esgotos pluviais em Muge e para a aprovação unânime do projecto que, se vier a ser aprovado pelos fundos comunitários, permitirá o arranjo urbanístico da Zona do Rossio e Largo das Festas em Muge. A propósito deste estudo o vereador Hélder Manuel Esménio (PS) chamou a atenção para alguns aspectos que poderiam ser melhorados.

(clique em cima para visualizar melhor)

2 comentários:

  1. Como é que este concelho pode desenvolver???
    Se os papeis dos vereadores são informar aquilo que qualquer funcionario/encarregado da Câmara sabe:
    "Estão a ser pintadas passadeiras nos Foros e em Salvaterra" "uma retroescavadora esta a limpar valas" Atenção alem de vereador é tambem Vice-presidente!
    A senhora fala "desratização das escolas" e "inscrições a acabar"!
    Onde estão os projectos para o futuro em cada um dos seus pelouros?

    ResponderEliminar
  2. olá.

    Sou aluno da Academia de Música Salvaterrense que é da responsabilidade da nossa Banda de Salvaterra.

    onde anda a ajuda da Câmara á Banda de Música ou á sua Academia

    ResponderEliminar