quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEIMOSIA


A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, ainda que dentro das exigências legais, voltou a alterar este ano, com os votos da maioria BE, o Regulamento de Transportes Escolares. Muitas famílias que vivem no concelho de Salvaterra de Magos, como já foi noticiado na imprensa regional, receberam comunicação da autarquia informando-as de que seus filhos deixariam de ter transporte escolar, ao contrário do que havia sucedido no ano lectivo anterior.
As famílias não podem estar confrontadas com esta mudança de “humores” da maioria! Há um ano era a propaganda ao transporte porta-a-porta, poucos meses depois é o fim desse transporte, o que apanhou de surpresa pais e encarregados de educação.
O argumento indicado pela CMSM para passar a transportar apenas aqueles que vivam a mais de 2,5 Km da escola foi o PEC e a consequente redução das transferências para as autarquias, com vista a ajudar a diminuir a despesa pública.
O que não é dito nesses ofícios enviados aos pais é que a Câmara Municipal tem um Orçamento anual de 13 milhões de euros e que o corte de verbas é de cerca de 2% desse montante.
O que não é dito nesses ofícios enviados aos pais é que sendo necessário haver cortes nas despesas da Câmara - que em vez de 100% vai passar a ter de se governar com 98% - a maioria não tenha querido ouvir ninguém e tenha decidido cortar no transporte das crianças para a escola e não noutra coisa qualquer.
O que não é dito nesses ofícios é que a maioria recusou informar os vereadores da oposição que pediram informação (aproximada) de quantas crianças ficariam sem transporte com este novo Regulamento do BE, de quantas mais poderiam ser transportadas - e o preço que isso teria - se em vez de 2,5 Km a distância passasse antes para 2,0 Km ou para 1,5 Km, ajudando um pouco mais as famílias.
Tal como em muitas outras situações é tudo uma questão de (in)sensibilidade para cuidar o dia-a-dia das pessoas!

4 comentários:

  1. 2% =260.000.00, o que é uma fortuna!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Por uma questão de rigor, os 2% de corte do governo na transferência para a Câmara de salvaterra de Magos, correspondem a mais de cinquenta mil contos....mais de vinte anos de trabalho da maioria dos Portugueses.

    ResponderEliminar
  3. Mas a Mariza é que foi, 1/2 casa, desta 1/2 casa 80% eram de fora do concelho, 71390 euros, mais publicidade em outdoors e afins, provavelmente cerca de 90000€, mas vistsa as coisas foram os cortes orçamentais. se queriam gastar os 90000€, podia indicar um sitio aqui bem perto...na junta de freguesia de Marinhais, para tapar o buraco que lá ficou da indegesta "Gestão" do BE.

    ResponderEliminar
  4. Os gastos com o espectáculo da Mariza foram até hoje sempre escondidos dos vereadores, quer em termos de orçamento como de resultado final. Hoje a Srª Presidente da Cãmara afirmou que a CM não gastou um tostão, pois tudo foi garantido pela venda de bilhetes e pelas parcerias com agentes económicos. Resta-nos aguardar pelo relatório que será apresentado para percerbermos quem pagou e o quê?!...
    A confirmar-se este facto ficamos contentes que não se tenham desbaratado dinheiros públicos. Não faremos mais comentários até conhecer os números da maioria BE e a sua credibilidade.

    ResponderEliminar