sábado, 23 de outubro de 2010

Lançamento da iniciativa «Juventude em Movimento»


Uma iniciativa da UE destinada a redinamizar os sistemas de ensino, promover a mobilidade dos estudantes e fazer face ao desemprego dos jovens.
O que se pretende com esta iniciativa é colocar os jovens no centro da educação e da mobilidade para fins de aprendizagem, assegurando que adquirem as competências, a experiência e os conhecimentos necessários para terem acesso ao primeiro emprego.
A iniciativa «Juventude em Movimento» é um dos sete projectos emblemáticos da estratégia Europa 2020, o novo plano da UE para fomentar o crescimento da economia e a criação de emprego, que tem como meta a atingir, até ao final da década, a taxa de 75% de emprego.
«O nosso objectivo é reduzir o número de casos de abandono escolar precoce e aumentar o número de jovens no ensino superior, para que desenvolvam todo o seu potencial» declarou a este respeito a Comissária Europeia da Educação, Androulla Vassiliou.
Uma educação adequada ajudará a melhorar as perspectivas de emprego dos recém-chegados ao mercado do trabalho. Actualmente, o número de jovens europeus à procura de emprego ronda os cinco milhões.
O programa com 28 pontos inclui a promoção da aprendizagem não formal, o empreendedorismo e o aumento das oportunidades de estudo no estrangeiro. Também reforçará o interesse em estudar na Europa, mediante a promoção de uma série de universidades de prestígio mundial.
Um instrumento de micro financiamento ajudará os jovens empreendedores a começarem o seu próprio negócio.
Enquanto parte da estratégia, a UE incentiva os países membros a adoptarem um «regime de garantia para os jovens» que assegure que os jovens encontrem um emprego ou tenham a possibilidade de seguir uma formação complementar ou de adquirir experiência profissional, no prazo de seis meses depois de saírem da escola.
Será lançado um sítio Web sobre a iniciativa «Juventude em Movimento» para os interessados em estudar ou adquirir uma experiência profissional no estrangeiro, devendo ser criado um novo passaporte de competências para ser utilizado em toda a UE.


Sem comentários:

Enviar um comentário