domingo, 24 de outubro de 2010

MANIFESTO PELA ESCOLA PÚBLICA

(Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos)

A imagem é elucidativa do investimento que está a ser feito, um pouco por todo o lado, na promoção da educação – quase 15 milhões de euros só na modernização e requalificação da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, cujas novas instalações foram inauguradas aquando das comemorações do Centenário da República.
A aposta na melhoria do equipamento escolar ajudará a fazer recuar os números do abandono escolar aproximando-os da média europeia e possibilitará responder afirmativamente à elevação da escolaridade obrigatória para os 12 anos. Uma década antes do 25 de Abril de 1974 andavam no ensino secundário (liceus) menos de 2% dos jovens entre os 15 e os 19 anos, hoje frequentam aquele nível de ensino 81% dos jovens portugueses.
A educação é, em sociedades modernas e democráticas, a melhor forma de promover a igualdade de oportunidades. Para que tal aconteça é, porém, necessário começar por assegurar a igualdade de acesso à educação, o que só a escola pública pode fazer. Só a escola pública garante a gratuitidade e universalidade no acesso à educação, a generalização de padrões de qualidade de ensino em todas as escolas e a equidade escolar.
Em Portugal, como na maior parte dos países democráticos mais desenvolvidos, (…) o acesso à educação não é deixado ao mercado ou à responsabilidade das famílias, é uma questão de Estado. Pelo contrário, nos países em que predominam a concorrência entre escolas públicas e privadas, os sistemas educativos são eles próprios muito desiguais, acentuando as desigualdades sociais em lugar de as atenuarem. (…)
A qualidade da escola pública tem um objectivo: garantir que todos possam ter sucesso educativo ao longo de percursos escolares cada vez mais longos. Para isso não chega oferecer condições iguais a todos os alunos, é preciso compensar as situações de maior desigualdade com medidas de discriminação positiva. Por um lado, apoiando as famílias com menos recursos no esforço de educação dos seus filhos, por outro, apoiando mais as escolas inseridas em territórios desfavorecidos.
É por tudo isto que somos pela Escola Pública, por uma escola para todos. Defendemos a igualdade de oportunidades à partida, não o igualitarismo à chegada, característico da retórica de uma certa esquerda!...

Sem comentários:

Enviar um comentário