quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TRAMPOLINS EM SALVATERRA – o esquecimento!...




Foi com alguma surpresa que lemos na comunicação social o deplorável estado em que ainda se encontram as instalações onde os ginastas do Clube de Trampolins de Salvaterra treinam.
Mais surpreendidos ficamos quando todos sabemos do aproveitamento político que o BE fez – nas últimas eleições autárquicas – da imagem do Prof. Carlos Matias, o principal obreiro de todo este projecto de extraordinário sucesso desportivo.
Foi-nos dado ler na imprensa que foi a última governação municipal do Partido Socialista que deu o primeiro passo e, em 1994, cedeu aquele espaço de treino. Daí para cá, as condições de treino continuam muito deficitárias, apesar de ter passado década e meia de um contínuo trabalho de excelência. É pena! Cuidar o dia-a-dia também é acarinhar o que de melhor se vai fazendo no concelho.


Quinta, 7 de Outubro 2010
Desporto
Apesar das adversidades, Clube de Trampolins de Salvaterra é “fábrica” de produção de campeões
Atletas treinam com zero graus no Inverno e chove dentro do pavilhão

Encostado a uma das paredes laterais um escorrega velho conduz a água que entra no interior do pavilhão para um balde que vai sendo despejado à medida que enche. No Inverno a temperatura ambiente ronda os zero graus. São estas as condições com que os atletas do Clube de Trampolins de Salvaterra têm que se confrontar diariamente durante os treinos.
O pavilhão – uma antiga fábrica metalúrgica (MetalMagos) que mais tarde serviu de arrecadação da câmara – foi recuperado pela autarquia local e cedido ao Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos em 1994. O problema é que a falta de manutenção do espaço levou à sua degradação.
Outro dos problemas com que os atletas se debatem é a falta de espaço para correrem. Os cerca de 350 metros quadrados do pavilhão estão ocupados com colchões e trampolins. A solução, na opinião dos responsáveis do clube, passaria por deitar abaixo uma parede branca que divide o espaço de treino e uma zona de arrecadação do município.
“Se a câmara tirasse as coisas velhas que tem do outro lado e partisse a parede podíamos utilizar aquela zona para correr. Ficávamos muito melhor servidos”, explica Carlos Matias acrescentando que muitas equipas aproveitam o bom equipamento do clube de Salvaterra de Magos para treinar.
Recentemente, o treinador e alguns membros da direcção arriscaram a própria vida e subiram ao telhado para consertar os buracos que deixam entrar a chuva. “Só conseguimos de um dos lados. O outro é mais alto e não conseguimos lá chegar. A autarquia não arrisca colocar lá os seus funcionários por isso nós temos que arriscar porque não podemos estragar o equipamento que é muito caro”, explica Carlos Matias.

Fábrica de produção de campeões

Apesar das contrariedades, o clube é uma “fábrica de produção” de campeões nacionais, europeus e mundiais em trampolins. No último fim-de-semana de Setembro, as atletas Ana Gomes (duplo mini trampolim e trampolim individual) e Sara Freitas (duplo mini trampolim) arrecadaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na Loulé Cup 2010. A prova, que se realizou no pavilhão desportivo municipal de Loulé (Algarve), está integrada no plano de preparação para o Campeonato do Mundo que se realiza em Novembro, em Metz (França).
O treinador Carlos Matias apelida os jovens de heróis e explica porquê. “Eles não são ginastas, são heróis porque competem com miúdos da idade deles que treinam em centros de estágios, que acordam de manhã para treinar e à tarde voltam a treinar. Só fazem praticamente isto. Estes miúdos às 08h30 da manhã já estão na escola e às 18h30 estão aqui a treinar até às 22h00, com chuva e muito frio no Inverno. Muitas vezes andam com os pés molhados porque pisam a água que cai da chuva. Apesar das condições adversas conseguem títulos. São guerreiros. De vez em quando paro o treino para eles se aplaudirem mutuamente porque merecem”, salienta.
Os responsáveis do clube garantem que é raro o fim-de-semana em que não são assaltados. O portão velho não permite a colocação de cadeado e os larápios aproveitam para entrar durante a noite. “O pavilhão está numa zona de pinhal, onde à noite não passa ninguém. Precisávamos de ter uma televisão para os atletas visionarem e estudarem pormenores dos treinos, mas não é possível. Tivemos uma mas roubaram-na logo. Não podemos trazer nada de valor que levam tudo”, explica a presidente do clube, Michelle Soares.

Objectivo é marcar presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

O próximo objectivo do Clube de Trampolins de Salvaterra é ter um ginasta olímpico embora tenham consciência que é um objectivo “difícil”. “É uma participação muito limitada porque só são apurados os doze melhores atletas do campeonato do mundo. O objectivo de muitos dos ginastas deste clube é participarem nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Vamos continuar a lutar com a nossa determinação e querer para tentarmos alcançar o nosso objectivo”, conclui Carlos Matias.

12 comentários:

  1. Os trampolins vivem neste calvário de falta de condições aqui descrito com algum detalhe, o Clube Desportivo Salvaterrense vê-se na necessidade de pedir ao Concelho vizinho de Benavente espaço para continuar a promover a prática desportiva, razão pela qual existe á quase 86 anos. Os dirigentes destas colectividades possuem coragem de louvar por continuarem a remar contra a incompetência que governa este Concelho á mais de 30 anos, sim digo mais de 30 anos porque os executivos do PS não se podem desresponsabilizar pelo estado a que as coisas chegaram no que a este tipo de infraestruturas diz respeito. Cá eu teria vergonha de ver o reflexo do meu (não) trabalho nestes exemplos e em multiplos outros que poderiam aqui ser citados e que envergonham qualquer profissional capaz e competente, embora reconheça que esta gente não possui vergonha da sua incompetência mas sim orgulho o que já constitui na minha modesta opinião um problema do foro psiquiatrico.

    ResponderEliminar
  2. Sem querer interferir na apreciação que faz do envolvimento municipal nas infraestruturas desportivas a que alude, recordo-lhe apenas por uma questão de justiça que -tal como a peça jornalística refere - foi o último governo municipal socialista em 1994 que disponibilizou aquele espaço de terino aos trampolins, tendo à época feito obras de melhoramentos e permitindo àquela modalidade libertar-se do exíguo espaço que utilizava na então Escola EB 2,3, Prof. António Lopes, onde os mais velhos já batiam com os pés no tecto. Foi uma importante evolução e só quem conhece po dentro a modalidade sabe apreciar o crescimento que a partir daí ela teve. Depois disso, em 1997, novos governantes autárquicos e, daí para cá, o que o artigo descreve.

    ResponderEliminar
  3. Caro(a) EA, por lapso não lhe referi que - se não ocorrer nenhum motivo de força maior - na próxima 4ª feira publicarei post sobre a outra questão que suscita - Clube Desportivo salvaterrense.

    ResponderEliminar
  4. O mandatário da candidatura BE ja nem se deve lembrar as palavras ditas de reconhecimento e aplauso ao trabalho da presidente de camara, aquando das ultimas eleições, eu até acho que isso ate estava em video! Pois é! Alem do mandatario da candidatura BE, tambem o mandatario da juventude BE, um rapaz com interação, empatia e conhecimentos culturais foi aproveitado e posto de parte no pós eleições, visto a presidente preferir nomear a filha de um amigo como secretaria da vereadora das "bibliotecas", mas que na pratica nada faz (tem um blog) no seu gabinete da juventude.

    http://www.youtube.com/watch?v=9RHn7yfwuQk

    ResponderEliminar
  5. Caro(a) anónimo(a)
    Os pelouros da Srª vereadora - a que se refere no seu texto - são: Educação, Bibliotecas, Acção Social e Saúde.
    Os lugares de constituição de um gabinete de apoio pessoal são de nomeação, pelo que as razões de escolha não são - na minha óptica - criticáveis.
    Quanto ao mais é a sua leitura da realidade.

    ResponderEliminar
  6. Com todo o respeito pelo Prof.Carlos Matias, e pelo seu trabalho realizado ao longo destes anos, isto que está acontecer ao Clube de Trampolins de Salvaterra, só serve de lição para o futuro. Como é que alguém acredita nas promessas da Sra Presidente? Deixou-se levar pela conversa da Sra Presidente, e agora lamenta-se???Desculpe, pode parecer um bocado egoísta da minha parte, mas não lamento!

    ResponderEliminar
  7. Srº Engenheiro, em relação á nomeação de lugares para o gabinete da Srª vereadora.
    A nomeação feita foi para o cargo em concreto, ou serviu apenas como ferramenta?
    Sendo o cargo da pessoa em causa não no gabinete de apoio pessoal á Srª veredadora, mas sim no Gabinete da Juventude, pelouro este da Srª Presidente, não considera o mesmo criticavel?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. É uma observação pertinente... embora prefira, sinceramente, ler o assunto com um pouco mais de tolerância, "mea culpa"!...

    ResponderEliminar
  9. o cúmulo das Coincidências:
    - 2 familiares directos (pai e filha), ambos secretários de vereadores, e ambos fazem tudo menos a função que foram contratados.
    É impressão minha ou há aqui muita coincidência???

    ResponderEliminar
  10. Sr Engenheiro não se deixe tocar pelas minhas palavras no que ás culpas do partido que o apoia, diz respeito, na questão da falta de tudo neste concelho. Podia aqui dar-me ao trabalho de lhe mostar fotos que comparam algumas dessas infraestruturas em Salvaterra e as mesmas em Benavente, e acredito que essas comparações o deixariam envergonhado (a si mais do que a mim me deixam) apenas porque nunca tive a oportunidade de alguma coisa fazer para dignificar mais este Concelho onde nasci, e as suas gentes.

    ResponderEliminar
  11. Sei bem - tenho-o dito, com factos, por diversas vezes - que o concelho de Salvaterra de Magos está bem aquém do concelho vizinho de Benavente na maior parte dos indicadores económicos e de bem-estar dos que aqui vivem.
    Como autarca - e na medida das minhas limitações - procuro intervir no poder local com elevação, interessando-me, apresentando factos, contribuindo com sugestões e recomendações. Tento dignificar o órgão CM, preparando as reuniões e participando nelas. Pelo tempo que me for possível manterei este espaço de comunicação (blog) para que a população possa ter conhecimento das nossas posições e da leitura que a cada momento vamos fazendo da nossa vida autárquica.
    Quanto às oportunidades (ou à falta delas), se tem vontade, não desista...

    ResponderEliminar
  12. O Ganhão pode-se candidatar nas proximas eleições á Camara de Salvaterra?
    A ver se vinha dar um geito nisto...

    ResponderEliminar