sexta-feira, 19 de novembro de 2010

JÁ TÍNHAMOS ALERTADO PARA ISTO


Como podem ver no post do dia 10 de Novembro, chamámos a atenção para o facto de estarem a acontecer escorrências de esgotos domésticos a céu aberto, na Rua da Ribeira em Glória do Ribatejo, junto ao empreendimento da Herdade da Nossa Senhora da Glória.
A nossa chamada de atenção teve também lugar na reunião de Câmara desse mesmo dia.  [ver post de 11-11-2010, com o Rescaldo da reunião].
Esta denúncia pública prendeu-se com o facto de as entidades com responsabilidade na resolução da situação - Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e empresa Águas do Ribatejo - saberem do problema há já muito tempo (como a notícia seguinte evidencia) e nada terem feito, até agora, para o solucionar.

Terça, 16 de Novembro 2010
Sociedade
Esgotos correm a céu aberto junto às antigas instalações da Raret

Quem passa na Estrada da Raret – também conhecida como rua do Ribeiro – na extremidade da freguesia de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, não pode deixar de reparar na quantidade de água suja, com espuma verde, que corre nas valetas. No dia em que O MIRANTE visitou o local encontrou dezenas de cabras a pastar no local, sendo que algumas bebiam aquela água parada.
Os esgotos saem pela tampa de uma caixa de visita do colector de esgotos próximo do empreendimento da Herdade de Nossa Senhora da Glória, que será construído em breve, e invadem as valetas. O presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, João Oliveira (PS), disse a O MIRANTE que o problema está sinalizado há “pelo menos” dois anos tendo “denunciado” a situação à autarquia. Até agora nada foi feito. “Temos que alertar para o que está mal e esta é uma coisa simples de reparar que já podia estar resolvida”, lamenta.
O vereador dos serviços urbanos da Câmara de Salvaterra de Magos, César Peixe (BE), referiu a O MIRANTE que a situação estava sinalizada e que a mesma se “arrasta” há algum tempo. O autarca diz que será a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) a solucionar o problema.
O gabinete de comunicação da Águas do Ribatejo (AR) confirma a anomalia no sistema, que faz com que em alturas de maior caudal de águas residuais, as mesmas saiam do seu circuito normal e fiquem à superfície. “Está a ser feita uma avaliação para encontrar a melhor solução para minimizar o problema de imediato. Será encontrada uma solução definitiva, em conjunto com o promotor do empreendimento da Herdade de Nossa Senhora da Glória aquando da ligação da rede de saneamento que vai servir a nova urbanização”, explica o gabinete de comunicação da AR.

4 comentários:

  1. O senhor Presidente de Junta "sacode a água do capote" para a Câmara Municipal que por sua vez "sacode a àgua do capote" para as àguas do Ribatejo que por sua vez "sacode a água do capote" para o promotor do empreendimento!
    Agora enquanto o empreendimento não avança, a situação, "sinalizada e alertada" pelos autarcas eleitos continua na mesma?
    Senhor vereador é assim ou estou a ver mal?

    ResponderEliminar
  2. A uma qualquer Junta de Freguesia do n/ concelho que não tem técnicos, que não tem equipamentos mecânicos, que não fez a obra, que não tem de a gerir e que não tem competências legais na área, não se lhe pode pedir muito mais do que estar atenta, sinalizar problemas e resolvê-los quando puder, quando tal seja impossível alertar quem tem meios e competências para o efectuar. Não é certamente por acaso que existem diferentes níveis de PODER - central, municipal e freguesia. É preciso é que cada um cumpra com as suas responsabilidades. É público que a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo fez a sua parte, todas as entidades o reconhecem na notícia transcrita no post, pois todos sabem o que se passa e não imputam essa responsabilidade à freguesia.

    ResponderEliminar
  3. È publico? Como assim? Já houve aqui quem perguntasse de que forma foram feitos os alertas? Por escrito? A quem? Em conversa de café? Telefone?
    Nessa sua linha de raciocinio tambem a Camara Municipal está ilibada da responsabbilidade?

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez lhe digo caro(a) anónimo(a), comprovam a correcção e eficácia do alerta o facto de todas as entidades contactadas pelo(a) jornalista saberem da existência do problema. Se por convicção ou por vantagem pessoal pretende que a CMSM seja ilibada, essa é a sua opção, embora não deixe de ser curioso perceber a facilidade com que desculpabiliza quem fez mal e culpe quem se limita a dar a mensagem.

    ResponderEliminar