quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MERCADO DIÁRIO DE MARINHAIS - os nossos receios confirmaram-se


Há 4 meses, em Sessão de Câmara datada de 9 de Julho de 2010, fizemos uma intervenção em que alertávamos para o risco, se nada fosse feito, de o Mercado Diário de Marinhais poder vir a ser encerrado, tal o deplorável estado de conservação a que a maioria na Câmara o deixara chegar. (ver posts de 9 e 10 de Julho de 2010).
Infelizmente o tempo veio a dar-nos razão. Após terem fechado este ano os Mercados de Abrantes e de Tomar, inspectores da ASAE encerraram, na passada 6ª feira, o Mercado Diário não dando sequer tempo aos vendedores para escoar os seus produtos.
O Relatório daquela força inspectiva não deixa dúvidas quanto à dimensão das obras que são precisas levar a cabo para poder reabrir o Mercado. É necessário uma cobertura nova, substituir os portões que estão ferrugentos, mudar iluminação, remover e aplicar novos azulejos e novo pavimento, substituir a câmara de frio que está desactivada, adquirir uma câmara frigorífica  para conservação do pescado, melhorar as bancas de exposição, reformular totalmente os sanitários no interior e a dependência contígua ao Mercado.
A população da freguesia de Marinhais deverá ser ouvida sobre o modelo de obra a levar a cabo. É preciso decidir se o que se quer (e justifica) é um novo Mercado ou se a opção deve recair num edifício comercial (com lojinhas) de características diferentes.
Out 30, 2010
ASAE encerrou mercado de Marinhais


O mercado diário de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, foi encerrado coercivamente na sexta-feira, 29 de Outubro, na sequência de uma inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Os inspectores encontraram irregularidades muito graves ao nível do pavimento, das bancadas, câmaras frigoríficas, sanitários e da cobertura, disse ao nosso jornal a presidente da Junta, Maria de Fátima Gregório, contando que o auto deixado na Junta de Freguesia pela ASAE é “bastante extenso”.
“Mandara-nos encerrar de imediato o espaço, o que, de certa forma, já estávamos à espera porque os problemas estavam todos identificados e sabíamos que as instalações não tinham o mínimo de condições”, afirmou a autarca.
O mercado albergava dois vendedores em permanência, um de peixe e outro de frutas e legumes, e tinha em funcionamento dois espaços – um talho e uma bancada de peixe – que vendiam apenas ao fim-de-semana.
“De momento, não temos nenhum espaço alternativo nem capacidade financeira para resolver os problemas detectados pela ASAE”, acrescentou Maria de Fátima Gregório.
Segundo a autarca, a questão de fundo “só se resolve com uma intervenção de fundo no actual edifício ou com um novo projecto financeiro. Ambos estão completamente fora do alcance da Junta”.

8 comentários:

  1. Sr. Vereador este equipamento não é da responsabilidade da junta de freguesia de Marinhais?

    ResponderEliminar
  2. A responsabilidade por este equipamento, no que às obras que são precisas fazer, ou à sua demolição e nova construção, como aconteceu na freguesia de Salvaterra de Magos, só pode ser do seu proprietário e esse é a Câmara Municipal de salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei baralhado com a sua resposta. Mas o auto da ASAE foi entregue na Junta porquê?

    ResponderEliminar
  4. Então a Junta de Freguesia nem o portão foi capaz de pintar?

    ResponderEliminar
  5. As receitas geradas pela ocupação dos espaços existemtes no Mercado não são arrecadadas pela JUNTA DE FREGUESIA DE MARINHAIS?????
    ANónimo Sismógrafo

    ResponderEliminar
  6. O auto da ASAE foi entregue na Junta de Freguesia como entidade que gere o espaço muncipal. Estou certo que saberá que o protocolo celebrado entre a Câmara e a Junta não inclui a cedência da propriedade à Junta. Essa sua observação é despropositada pois o pavilhão desportivo de Marinhais também é gerido pela Junta de Freguesia e certamente que não pretenderá que com o avanço da idade do mesmo e o desleixo que vem caracterizando a actividade municipal possa amanhã caber à Junta de Freguesia a construção de um novo ou uma reparação com a dimensão que o Mercado necessita.

    ResponderEliminar
  7. O actual executivo da Junta de Freguesia de Marinhais tomou posse há um ano, depois de 8 anos de governação BE. A calamitosa situação financeira com dívidas a fornecedores e três anos sem pagar à Segurança Social deveria envergonhar autarcas que se dizem de esquerda. Foram os anos de governação BE da Junta e da Câmara que desprezaram o actual Mercado, a eles lhes cabe a responsabilidade pelo seu encerramento. Quanto ao futuro resta-lhes ou quererem fazer parte dele ou manterem-se sem nada fazer e, nesse caso, outros virão para resolver também este problema.

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao comentário do último anónimo, lembramos-lhe que OITO anos de receitas do Mercado quando a Junta era gerida pelo BE não foram suficientes, tal o estado em que o deixaram?! Só alguém com pouco rigor intelectual se permite afirmar que as receitas com o aluguer de 3 ou 4 bancas chegam para pagar luz, água, funcionário, etc, quanto mais obras. Mas se assim for a Câmara brevemente poderá construir um novo Mercado em Marinhais, como já o fez em Salvaterra, beneficiando das receitas que obtém neste Mercado com o aluguer de cerca de uma quinzena de bancas, não?! Ficamos todos bem mais descansados até porque os seus conhecimentos na área da gestão nos dão essa tranquilidade.

    ResponderEliminar