terça-feira, 2 de novembro de 2010

O RIO E AS OPORTUNIDADES

Só quem nunca andou de barco no Rio Tejo é que não tem noção da sua beleza natural, da diversidade da paisagem com ilhotas, praias, valas, sapais e aldeias ribeirinhas.
Porque é bem diferente ver o rio a partir da margem ou percorre-lo, navegando nele, surgem cada vez mais ofertas para cruzeiros no Tejo.

Edição de 30-07-2009
Economia
Promartur proporciona cruzeiros inesquecíveis no Rio Tejo


A Promartur - Agência de Viagens e Turismo, aberta há 13 anos em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, dispõe de uma oferta fantástica, quer seja para um passeio a dois, quer para um grupo familiar ou profissional. A empresa gerida por João Diogo e Selinda Lopes, apostou num conceito inovador de ocupação de tempos de lazer. Trata-se de um cruzeiro pelo rio Tejo, com embarque na marina de Salvaterra de Magos, iniciando uma agradável experiência pelos bonitos e verdejantes mouchões e com uma deslumbrante vista para a Ilha dos Pássaros, com passagem pela aldeia avieira do Escaroupim, Valada do Ribatejo, Casa Branca. Sentados confortavelmente, os participantes podem observar uma grande variedade de plantas e animais no seu habitat tais como garças, cegonhas, corvos, galinholas, patos bravos, águias, touros ou ainda vislumbrar o puro cavalo lusitano a galopar em total liberdade. Manuel Pereira é o experiente marinheiro que assume o leme durante duas horas e 15 minutos. As viagens são marcadas previamente para que se concilie o cruzeiro com a hora das marés. O barco tem capacidade para 10 pessoas. [reservas pelos telefones 263 59 00 00/ 01].

“Rio-a-Dentro”


Este projecto empresarial, nascido recentemente no Escaroupim, Salvaterra de Magos, começou a ser divulgado pelas redes sociais.
“O grande desafio foi encontrar a embarcação certa, diferenciadora, exótica e apelativa, com charme. (…) E fomos encontrar a “Rio-a-Dentro” bem longe, nos USA. Pensada para proporcionar aos visitantes uma experiência de navegação inolvidável, cheia de conforto e de “glamour”, mas obedecendo também às mais rigorosas normas internacionais de segurança para embarcações de passageiros.
Além do mais é silenciosa, só se ouse o barulho da água e com zero de emissões de CO2, não faz o tradicional e cansativo barulho dos barcos a motor, tudo isto porque tem um motor eléctrico, uma verdadeira surpresa."
A Rio-a-Dentro, desenvolverá principalmente a sua actividades de passeios e cruzeiros navegando principalmente a partir da zona do Escaroupim/Valada, descendo o rio até próximo de Vila Franca de Xira ou subindo-o até Ponte Dona Amélia, Porto Muge, Porto Sabugueiro, em suma, até onde o rio for navegável. [reservas pelo telefone 91 58 80 518].

2010-10-27
Assinatura de parceria promove Cultura Avieira através de cruzeiros fluviais

A promoção da Cultura Avieira, através da oferta de cruzeiros fluviais no Rio Tejo, é o objecto de um acordo que será celebrado, no próximo dia 4 de Novembro, entre a empresa turística SAL – Sistemas de Ar Livre e a OLLEM, que detém a embarcação com o mesmo nome.
A parceria resultará na criação de uma oferta de passeios fluviais que mostrem a Região do Ribatejo, em especial a valorização da cultura Avieira, tão bem ilustrada em algumas das mais belas páginas da literatura portuguesa do século XX.
A missão dos Cruzeiros SAL é contribuir de forma activa e dinâmica para a preservação do património naval, prestar tributo a todos os que trabalham nos mares e rios, promover a divulgação e preservação da biodiversidade e dos habitats marinhos e fluviais e contribuir positivamente para o desenvolvimento turístico de Portugal. Este compromisso, assumido pela SAL é igualmente assumido pela OLLEM, através do iate que transporta o seu nome.
As reservas das embarcações serão feitas pela SAL de acordo com as encomendas de actividades que tiver e estão sujeitas às disponibilidades das mesmas por parte da OLLEM.
A cerimónia tem como como padrinho o Presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Joaquim Rosa do Céu. Após a assinatura será servido no Restaurante Escaroupim um brinde de honra com vinhos da Casa Cadaval.

Local: Aldeia Avieira de Escaroupim, Salvaterra de Magos, junto à Casa Museu do Avieiro
Hora: 17h00
Coordenadas GPS: N39º04’00,92”W08º45’26,40”

Sem comentários:

Enviar um comentário