sábado, 20 de novembro de 2010

PROJECTO DA CULTURA AVIEIRA

Segunda, 15 de Novembro 2010
Sociedade
Protocolo para financiamento do projecto da cultura avieira

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) assinou sexta-feira com seis municípios da região um protocolo para garantir o co-financiamento do Projecto de Desenvolvimento da Cultura Avieira do Tejo e do Sado, cuja candidatura a fundos comunitárias foi aprovada há dois meses.
O projecto, orçado em 387,6 mil euros, terá uma comparticipação de 70 por cento (261,3 mil euros), garantida pela candidatura ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), cabendo os restantes 30 por cento aos promotores.
João Serrano, coordenador do projecto, disse esperar que outras autarquias se possam associar ao esforço de co-financiamento, sublinhando que este envolvimento público garante a diminuição da percepção de risco, incentivando os investimentos privados.
O protocolo assinado envolve o IPS e as câmaras municipais de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Santarém, estando os municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância e Marinha Grande a analisar a possibilidade de aderir ao projecto, disse.
João Serrano congratulou-se com o facto de a sessão ter contado com a presença de uma representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, esperando que possam agora avançar as parcerias com essa entidade e com as autarquias abrangidas pelo projecto.
Segundo disse, o envolvimento destes parceiros é fundamental, não só no esforço de co-financiamento dos projectos previstos no processo, como também na obtenção dos licenciamentos para as intervenções nas aldeias avieiras.
O IPS tem liderado a candidatura da cultura avieira a património cultural, por entender que o legado deixado nas margens do Tejo pelas populações de pescadores que nos finais do século XIX e princípios do século XX migraram da costa constitui um património que deve ser preservado e aproveitado do ponto de vista turístico.
A formalização da ideia ocorreu em 2007, tendo, a partir daí, vindo a envolver um número crescente de pessoas e instituições, existindo já numerosos trabalhos de investigação sobre a cultura avieira, que ajudarão a fomentar o projecto, em curso em universidades e politécnicos de todo o país, frisou o presidente do IPS, Jorge Justino.

Sem comentários:

Enviar um comentário