quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CARLOS PINTO COELHO - o coração parou de bater.


Vítima de ataque cardíaco, morreu nesta 4ª feira, dia 15 de Dezembro de 2010, Carlos Pinto Coelho, com apenas 66 anos de idade. Perdemos assim um prestigiado jornalista e escritor. Casado, deixa quatro filhas, duas delas dum primeiro matrimónio.
Nascido no Porto, Carlos Nuno de Abreu Pinto Coelho foi viver para Moçambique ainda bebé. Aí viveu até aos 19 anos, altura em que trocou Lourenço Marques (actual Maputo) por Lisboa para estudar na universidade. Ao quinto ano desistiu de Direito e ingressou no jornalismo. Primeiro no Diário de Notícias - do qual foi saneado à época em que José Saramago era subdirector -, depois esteve na fundação do Jornal Novo até ser convidado, aos 33 anos, para editor de política internacional.
Da experiência na RTP - onde foi director de informação e de programas - tinha um orgulho especial em ter lançado as bases da RTP Internacional e da RTP África, bem como de ter lançado a versão portuguesa da Rua Sésamo(«a menina dos meus olhos», disse em entrevista ao SOL).
A convite da Cabana dos Parodiantes esteve há pouco tempo nas Conversas da Cabana, em Salvaterra de Magos, e mantinha ainda regularmente uma crónica na Rádio Marinhais.
Perdemos um importante jornalista por muitos reconhecido pelo seu programa televisivo Acontece.

1 comentário:

  1. outro pensador que partiu, era muito bom homem! pena haver tão poucos como ele que semeavam cultura por este país!

    ResponderEliminar