sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 2-12-2010

A reunião foi dirigida pelo Vice-Presidente da Câmara, em face da ausência, por razões pessoais, da Srª Presidente da Câmara. A reunião decorreu no auditório do Cais da Vala, onde as condições para a sua realização não são as ideais – os vereadores não estão de frente uns para os outros a trabalhar, estão lado a lado (não se vendo sequer) e o muito frio afecta os trabalhos e os que a eles assistem.

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio assinalou o 108º aniversário da Sociedade Filarmónica de Muge fundada em 1-12-1902, assim como, o 31º aniversário do Centro de Bem-Estar Social de Muge, fundado em 8-12-1979, que assegura as valências centro de dia para idosos e creche/jardim-de-infância.

(clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas (Helder Esménio e João Manuel Simões) registaram com pesar o facto de a aprovação de actas estar atrasada 6 meses e a aprovação do Regimento de funcionamento da Câmara estar atrasada cerca de um ano. [Constatámos à posteriori que a última acta aprovada é a da reunião de 28 de Julho, logo o atraso é um pouco superior a 4 meses, fica a rectificação e o pedido de desculpas pelo exagero (erro)]

(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio apresentou ainda uma moção – aprovada por unanimidade - apelando à maioria BE para garantir a rotatividade da realização das reuniões de Câmara pelas freguesias do concelho, assegurando que pelo menos uma vez por ano elas se realizariam em cada uma das 6 freguesias – Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Granho, Marinhais, Muge e Salvaterra de Magos.

(clique em cima para visualizar melhor)

A vereadora Margarida Pombeiro (BE) destacou a realização no auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos do Fórum “Educação/Qualificação como facor de sucesso” e ainda a necessidade de se ajudar a Loja Social.
O vereador César Peixe (BE) preferiu assinalar os trabalhos em curso de repavimentação de ruas na vila de Salvaterra, a iniciativa “Natal Solidário” e a exposição que será feita no Centro de Interpretação do Cais da Vala, alusiva ao 90º aniversário da construção da Praça de Touros de Salvaterra.
O vereador Luís Gomes (BE) congratulou-se com o sucesso da Greve Geral, assinalou o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as mulheres. Defendeu a realização de um Orçamento Municipal participativo, envolvendo as populações, e criticou as oposições por apresentarem iniciativas (investimentos/obras) sem terem em conta as restrições orçamentais impostas pelo OE. Mais informou que as propostas BE para o PIDAC foram a construção do Quartel da GNR de Salvaterra de Magos e a Requalificação da Barragem de Magos, criticando o Governo por não prever, por mais uma vez, nada para o concelho para além da Extensão de Saúde dos Foros. [O vereador Helder Esménio concordou que se tratavam de obras que precisam ser feitas mas lamentou a injustiça subjacente à afirmação do vereador BE, pois ele intencionalmente omitira o conjunto de investimentos governamentais que têm beneficiado o nosso concelho, desde logo, a ponte Salgueiro Maia, a A13 e o seu nó nos Foros de Salvaterra, a ponte da Lezíria e a Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, recentemente inaugurada. Pena é que a maioria BE não tenha ainda aproveitado o conjunto de infraestruturas rodoviárias ao dispor do concelho para nele gerar desenvolvimento e emprego.]
O vereador bloquista lamentou os acontecimentos que se registaram no final do jogo de futebol Marinhais – Salvaterrense, apelou a que as Direcções possam conviver harmoniosamente e voltou a referir a necessidade de a Câmara elaborar um regulamento de utilização do Complexo Desportivo Municipal. O vereador João Simões (PS) – corroborado pelo vereador Jorge Burgal (ex-PSD) – afirmou que na elaboração desse Regulamento (que já tarda) tinha de se ter em linha de conta que o Grupo Desportivo de Marinhais (GDM) prescindiu do seu campo de jogos para permitir a permuta de terrenos e com ela viabilizou a edificação deste Complexo Desportivo. [O vereador Helder Esménio acrescentou que o erro foi incluir no Complexo Desportivo Municipal o campo de futebol do GDM, pois a opção devia ter sido semelhante ao que o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo (SCDGR) quis para si, na medida em que é impossível partilhar um campo de futebol de onze entre colectividades que para além dos seniores têm diversos escalões de formação, os horários úteis (entre as 18 e as 21.30/22 h) não o permitem a contento de mais de uma colectividade. Este vereador lamentou ainda que o C. D. Salvaterrense não disponha – por apatia BE - das mesmas condições de treino que têm actualmente o GDM e o SCDGR que com ele disputam a mesma divisão de futebol.]
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) assinalou o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, recomendando à Câmara a realização de uma campanha de sensibilização dos jovens nas escolas para os levar a optar pela prevenção. Destacou ainda o Dia de Luta contra a escravatura e, no dia 3 de Dezembro, o Dia Internacional do Deficiente.

No período da Ordem do Dia referir que foi unanimemente votado isentar de taxas de ruído, de recinto, de ocupação de via pública e de utilização a Associação Febre Amarela, a Comissão de Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria (Foros de Salvaterra) e a realização de procissões em Muge e em Salvaterra de Magos. Foi ainda aprovada a atribuição de um subsídio de 125€ à União Humanitária dos Doentes com Cancro. Os vereadores tomaram conhecimento da 9ª alteração ao orçamento da Câmara Municipal.

2 comentários:

  1. Pelo que deduzo das palavras de João Simões o GD Marinhais deve ter preferência de uso no Complexo Desportivo? Optemos então (quem disso tiver perfeito conhecimento) por explicar em que circunstâncias essa permuta foi efectuada, começando por referir se esse campo era ou não propriedade do Marinhais. A história continua mal contada.

    ResponderEliminar
  2. Tal como foi referido no comentário anterior, urge a clareza na explicação dos motivos que levaram o Município de Salvaterra de Magos em incluir numa obra Municipal com apoios para o efeito, um campo desportivo onde o GDM utilizava para a prática do futebol, falta saber se era seu, e em que moldes foi cedido...
    Quanto ao Regulamento do espaço em questão, só é de lamentar é que mais uma vez este Executivo não actua, mas sim reage após o mal ter sido efectuado.
    Eu não defendo um campo para cada Clube Desportivo ou Grupo Desportivo do concelho, mas defendo que todos tenham condições mínimas para a prática do desporto essencialmente os Jovens, coisa que julgo saber não é o que se passa, pois o Complexo Municipal de Marinhais como o próprio vereador do BE classifica (eu pensava que era Complexo Municipal do Concelho de Salvaterra de Magos...) serve actualmente para a prática das camadas jovens do GDM e para o escalão sénior da equipa do dito Grupo composto maioritariamente por pessoas de fora do concelho.
    AS

    ResponderEliminar