domingo, 12 de dezembro de 2010

TURISMO E O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO CAIS DA VALA


O Centro de Interpretação do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, deveria ser um local de dinamização e promoção do turismo no concelho e de disponibilizando de informações úteis a quem nos visita.
O exterior deste espaço (como já referimos em anterior post) necessita de pintura, a função recepção tem de ser valorizada e isso não se faz deparando com uma secretária vazia quando lá entramos ou com folhetos de turismo com números de telefones que já não existem.
O espaço foi concebido sem ar condicionado, o que faz com que no Verão as temperaturas, no seu interior, sejam muito elevadas e no Inverno se sinta um frio de gelar. A utilização do seu auditório é, pois, muito limitada. O sistema de som é medíocre, o que dificulta ainda mais a realização de eventos.
Entre outras iniciativas que a maioria BE no executivo deveria acarinhar para dinamizar este espaço, revitalizando o turismo, incluem-se:
  • Edição de novos folhetos turísticos abrangendo todas as freguesias do concelho, com indicação clara de um roteiro que o visitante possa sentir vontade de percorrer;
  • Dinamização do auditório, com a colocação de ar condicionado e de um bom sistema de som, de telas e de projecção, permitindo realizar ciclicamente curtas metragens e projectar filmes temáticos para idosos e para escolas;
  • Promoção de colóquios e de conferências quer junto das associações e colectividades, como de outros organismos públicos ou privados que versariam temas da cultura, do desporto, da solidariedade social, da nossa vida em comunidade, etc;
  • Remodelação da exposição que está no Museu do Rio, aproveitando as novas tecnologias, incorporando nele vários conteúdos de multimédia (filmes, sons e jogos) referente ao rio Tejo;
  • Utilização mais frequente do auditório ao ar livre para concertos, workshops, convívios e outras actividades.
Com pequenos acertos, boa vontade e muito trabalho, este espaço poderá vir a ser preponderante na divulgação do Concelho.

4 comentários:

  1. Tem toda a razão, mas só uma pessoa é que manda! sabe como é..
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Este Edificio nunca deveria ter sido construído pois constitui uma aberração que esconde uma fantástica vista sobre os campos de Salvaterra de em especial sobre a VALA REAL. Por mim pode apodrecer pois este facto constituiria uma excelente oportunidade para apagar este brutal erro arquitectónico que conforme é demonstrado no Post para nada serve e em nada é usado a não ser para o Clube Nautico a quem um edificio com uma volumetria similar ao que estava neste local anteriormente serviria perfeitamente.

    ResponderEliminar
  3. :) caro eng. helder está de parabéns por ter detectado o problema, falar dele e a cima de tudo oferecer ao executivo esta vasta lista de ideias para revitalizar este espaço que na verdade esta morto. que pena o a senhora presidente não ter a humildade suficiente para aceitar estas sugestões.

    ResponderEliminar
  4. a senhora não tem um unico vereador com mais de 1 ano no cargo, o que faz com que estejam todos á experiencia, em termos culturais o BE tem demonstrado o que vemos, nada! Mas no dizer da sra presidente, o concerto da mariza foi um marco historico e cultural (alguem ainda se lembra?), portanto aguardemos o proximo evento cultural da cmsm, porque programação cultural, não existe e dificilmente existir+a com o BE!
    Vejam exemplos: Benavente, Cartaxo e Santarem!

    ResponderEliminar