quarta-feira, 31 de março de 2010

NADA DE NOVO


(R. Alves Magriço – Granho)

Esta é o estado em que se encontram as faixas de rodagem de duas das estradas municipais da freguesia do Granho que ainda não dispõem de revestimento betuminoso.

(Rua da Glória – Granho)

Sugere-se que a motoniveladora passe por elas para melhorar as condições de circulação automóvel naquelas vias, pois mesmo sabendo que a chuva é um dos principais factores que contribui para a degradação deste tipo de pavimentos, as autarquias (Câmara e Juntas de Freguesia) não podem desistir!

(R. das Sesmarias – Glória do Ribatejo)

A lastimável conservação da rede viária municipal pavimentada é mais uma vez demonstrada pelas “mazelas” que a faixa de rodagem da Rua das Sesmartias na Glória do Ribatejo apresenta.
Se tiverem presente o “post” que ontem publicámos é caso para se dizer A NORTE [do concelho] NADA DE NOVO!

NOITE DO TORRICADO

Parabéns ao Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo por mais esta iniciativa que divulga a nossa gastronomia e o folclore e promove uma noite de sã convivência entre todos os que se desloquem, na noite do dia 1 de Abril, às instalações da Casa do Povo daquela vila.
“Noite do torricado” em Glória do Ribatejo


A Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo promove no próximo dia 1 de Abril a “Noite do Torricado”.
 Com início marcado para as 20h00, nas instalações da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, a noite do Torricado terá animação musical e fandango para animar os presentes sem esquecer o famoso Torricado, um  prato gastronómico regional da Charneca Ribatejana, onde o pão caseiro é grelhado e condimentado em azeite e alho, acompanhado de bacalhau assado na brasa.
 Contacto para informações sobre evento: António Pote 934 124 935

terça-feira, 30 de março de 2010

Ver para crer


Já está bem visível a pequena edificação que está a ser erigida junto à EN 118 e vai albergar o multibanco que, dentro de algum tempo, vai voltar a estar ao serviço da população da freguesia de Muge.

(Bairro D. Olga - Muge)

Pena é que - apesar do esforço da Junta de Freguesia local e da sua população para tornar mais agradável viver em Muge, como a recente adesão à iniciativa LIMPAR PORTUGAL evidencia - a crescente degradação da rede viária na freguesia, não tenha ainda merecido a devida atenção da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Por opções de gestão erradas, norteadas por um eleitoralismo bacoco, as estradas municipais pavimentadas há mais de 12 anos foram abandonadas à sua sorte e o resultado é o que a foto já indicia!...

segunda-feira, 29 de março de 2010

NÓS TEMOS RESPONSABILIDADES

Há a responsabilidade colectiva de promover a criação de emprego, garantindo aos jovens a adequada preparação e oportunidades de trabalho. É com este objectivo na mente que todos devemos nortear a nossa actividade.
Ninguém – decisor político, dirigente, empresário, empreendedor, formador, professor, pais, encarregados de educação e jovens –- pode declinar essa responsabilidade.
Do sucesso dos que chegam agora à vida activa, da sua capacidade de inovar, da inteligência com que harmonizem [ao contrário do que foram capazes esta e as anteriores gerações] crescimento económico e sustentabilidade ambiental, depende o seu futuro (e a nossa velhice também).
Eu acredito. A próxima geração pode começar a fazer a diferença. Depende dela, como a notícia seguinte demonstra, mas também depende muito de nós (todos).
Aluna de Salvaterra ganha prémio europeu de cozinha
Patrícia Rego, aluna do Curso de Restauração da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), ganhou o 1.º Prémio para o Melhor Cozinheiro, num concurso europeu de cozinha realizado, na passada semana, em Bytom, na Polónia.
A aluna do 12.º ano e o seu colega de equipa, Tiago Ribeiro, ficaram também em primeiro lugar no Concurso de Cozinha com os pratos apresentados ao júri.
Neste concurso, que teve a duração de duas horas e meia, estiveram em prova nove equipas de quatro países (Portugal, Roménia, Dinamarca e Polónia).
A equipa da EPSM, coordenada no local pelo Chefe José Pereirinha, concorreu com um prato de floreado de sardinha marinado com limão e codorniz recheada com sabores do bosque.
Fizeram parte do júri Wieslaw Ambros (presidente da Academia Polaca de Cozinheiros) e Jean Bos (presidente da Sociedade Europeia de Euro-toques da Polónia), para além de chefes de cozinha de hotéis e restaurantes polacos.
Para Patrícia Rego, “o mais importante em todos estes projectos é mostrar o trabalho que conseguimos desenvolver no nosso país e ao mesmo tempo representar a nossa escola”. No entanto, a conquista deste prémio não foi tarefa fácil, pois “muitos dos ingredientes que quisemos utilizar não os conseguimos encontrar com facilidade na Polónia”.

domingo, 28 de março de 2010

EDUCAÇÃO DE ADULTOS


A educação de adultos contribui não só para o crescimento económico, competitividade e inclusão social, mas também para o desenvolvimento dos indivíduos e da realização pessoal: Eliminar os obstáculos à participação na educação de adultos é, portanto, uma prioridade.
Um inquérito europeu sobre a Educação de Adultos solicitou aos entrevistados para relatarem o principal obstáculo para que não participem na educação e na formação nos últimos 12 meses.
Este indicador mostra o percentual de adultos que queriam, mas não podiam participar na aprendizagem:

q  Responsabilidades familiares (23% de indivíduos) e de conflito com horário de trabalho (22%) são em primeiro lugar relatados por europeus adultos como os principais obstáculos para que não participam na educação e formação.
q  A nível europeu, o custo como o principal obstáculo à participação ("formação muito cara ou difícil de suportar") é a terceira resposta mais frequente, relatada por 15% da população adulta na Europa. Mas sua importância varia entre os países que vão de 43% (Bulgária) a 5% (Chipre). A limitação do custo aumenta nos países do Leste europeu, nomeadamente na Bulgária, Polónia, Estados Bálticos e a Eslovénia.

É caso para voltarmos a dizer: APOSTE EM SI, o tempo (e o dinheiro) que despender em formação não deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento.

sábado, 27 de março de 2010

“Dicas” para proteger a água e o ambiente


Poupar água é não a desperdiçar nos consumos inúteis a que nos habituámos. É essencial corrigir o que está mal.
1. Verificar se as torneiras e a canalização se encontram em bom estado para não haver desperdícios de água. Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, faz com que se desperdice 3 litros de água.
2. Torneiras fechadas enquanto está a escovar os dentes,
a ensaboar as mãos ou o corpo no duche. Nada de banhos de imersão
3. Se colocar no depósito do autoclismo uma garrafa de plástico cheia de água está a reduzir a quantidade de água por cada descarga.
4. Se quiser prevenir-se de um possível corte de fornecimento de água, armazene apenas a água que vai precisar.
5. Utilize a água da chuva sempre que possível para regar as plantas interiores. Um simples balde na varanda ou terraço servirá para garantir que tem água para as suas plantas.
6. Quem tem jardins deve lembrar-se daquela regra de ouro, sobretudo nos dias mais quentes. Regar só mesmo bem cedo ou então apenas no final do dia, quando a água evaporada pelo sol é menor.
7. Na cozinha, quando chegar a hora de tratar da loiça, opte por arrumá-la na máquina e não por lavá-la à mão. Arrume bem a máquina e programe-a para o horário mais económico.
8. Pegue no telefone e ligue para a Câmara Municipal cada vez que vir uma fuga de água na sua zona de residência. Um cano que rebentou ou até mesmo quando o sistema automático de rega está a funcionar quando tal não é necessário.
9. A lavagem do carro é necessária de tanto em tanto tempo. Mas já pensou na água que se gasta se recorrer a um centro de lavagens automóveis? Pegue num balde e numa esponja e opte por lavagem manual. Vai ver que não demora assim tanto tempo, poupará dinheiro e muita, muita água.
10. Se não tiver outra solução a não ser lavar a loiça à mão, nunca o faça com a água a correr. Encha o lava-loiça e tenha a torneira fechada enquanto ensaboa a loiça. É muito mais ecológico.
11. Na altura de lavar a roupa, utilize apenas a máquina quando esta estiver cheia ou se tiver programas de meia-carga.
12. Ter uma garrafa de eleição que possa encher ao longo do dia várias vezes com água da torneira. E evita gastar mais dinheiro. Evita contribuir com plástico para o ambiente, já que todos os dias aparecem milhões de garrafas de plástico nas lixeiras.
13. Enquanto espera que a água aqueça para tomar banho, encha um garrafão ou balde. Essa água também pode servir para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça.
14. Coloque um filtro nas torneiras para ter água potável de qualidade para consumo. Assim, deixará de ter necessidade de comprar água engarrafada e poupa não só monetariamente como poupa o ambiente.
15. Quando lavar roupa utilize uma EcoBola que permite reduzir o consumo de detergente em 90%, ou mesmo lavar sem utilizar qualquer sabão. Além de ser 100% ecológico, poupa dinheiro.
16. Se tiver uma propriedade verifique se tem água no terreno de forma a fazer um furo para extracção de água que pode ser utilizada para vários fins.
17. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e utilize depois a água para lavar o chão da cozinha.
18. Pode reaproveitar a água de cozer os legumes ou do chá para a cozedura de um arroz aromatizado. Este é um conselho do Chef Frederico Carvalho.
19. Coloque um redutor de fluxo nas torneiras de forma a reduzir o caudal de água. Vai ver que se habitua rapidamente à ideia e poupa imenso na factura mensal.
20. Uma piscina perde até 3.800 litros de água por mês por evaporação, o que daria para abastecer uma família com quatro pessoas. Se colocar uma cobertura reduz a perda de água em cerca de 90%.
Ana Cunha Almeida
(in Diário Económico, 22-03-2010)

sexta-feira, 26 de março de 2010

O CONHECIMENTO NO CENTRO DO RELANÇAMENTO ECONÓMICO


O nosso futuro está – ao que conseguimos antecipar - numa economia baseada no conhecimento, em que a educação, a investigação e a inovação constituem as principais fontes do crescimento económico, do emprego e da competitividade.
A aprendizagem ao longo da vida em sistemas educativos mais abertos constitui um elemento vital para dar resposta tanto às necessidades dos cidadãos como do mercado do trabalho e da sociedade.
É necessário melhorar a educação a todos os níveis, desde o ensino pré-escolar até à universidade. É necessário que a educação permita que todos os jovens – incluindo os que se encontram numa situação de desvantagem e os aprendentes não tradicionais – aprofundem a aprendizagem e que estejam preparados para uma vida activa. Embora se tenha registado uma melhoria geral no desempenho da educação e da formação na UE, a literacia tem-se vindo a deteriorar. Trata-se de um desafio que é necessário enfrentar com urgência.
É necessário incentivar as parcerias com o mundo empresarial a todos os níveis da educação a fim de que as novas competências se adaptem aos novos empregos. É necessário modernizar a formação profissional para resolver a questão do desfasamento entre as competências e as exigências do emprego.
Porque a qualidade do ensino depende da qualidade da educação dos professores, deverá ser proposta a todos os formadores uma acção orientada a fim de possibilitar que adquiram novas competências, por exemplo no que diz respeito a necessidades de aprendizagem específicas e as competências em tecnologias da informação e da comunicação.

quinta-feira, 25 de março de 2010

A queda de promessas eleitorais

PRIMEIRO foi a aquisição a preços inusitados (1,1 milhões de euros por 10 ha de terra) - em ano eleitoral (2009) – de um terreno em Muge para aí localizar uma nova Área Industrial, precisamente na única freguesia do concelho que já tem uma que está ainda, infelizmente, semi-ocupada!
Alguns acreditaram que era desta que o BE ia desenvolver economicamente o concelho. Não foi preciso esperarem muito, o Orçamento da Câmara Municipal para 2010 acaba por os desmentir. Afinal ainda não é desta, vai ser mais tarde, claro! Foram previstos 0,00€ para infraestruturar a prometida Área Industrial.
Já nem a placa (paga com o nosso dinheiro) que pomposamente anunciava o seu “nascimento” resiste!... Recoloquem-na por favor, não vamos esquecer, nem desistir.

(EN 118, Muge)

AGORA foi a vez de o nosso Plano Director Municipal ser culpabilizado - pela liderança do executivo municipal - por um grande projecto na área da logística ter desistido de se fixar nos Foros de Salvaterra (próximo do nó da A13) sem criar quaisquer das centenas de postos de trabalho prometidas pelo BE na última campanha eleitoral.
Diziam a propósito no seu blog, e cito:
“Somos parceiros para a concretização de um grande projecto logístico que será instalado na freguesia de Foros de Salvaterra (junto ao nó da Auto-Estrada), e que dentro em breve criará cerca de 2000 postos de trabalho.”
Três questões pertinentes:
  1. Não é às Câmaras Municipais que incumbe alterar os seus PDM’s em função da estratégia de desenvolvimento que definem para o seu concelho?!...
  2. Não é verdade que o PDM era o mesmo antes e depois das eleições, pelo que as condicionantes já existiam quando o BE diz ter feito a parceria com o privado?!...
  3. A ser verdade [e não é] que alguma vez tivesse sido feita uma parceria ela teria por base um acordo ilegal porque feito contra a lei, à revelia do PDM?!...
Perante os factos que cada um tire as suas conclusões.

quarta-feira, 24 de março de 2010

BOLSAS DE ESTUDO


Vivermos num concelho onde as dificuldades financeiras da nossa população são gritantes, bastando para isso ter presente que temos uma taxa de desemprego que ultrapassa em mais de 50% a do País e a de todos os concelhos à nossa volta.
Vivemos num concelho onde os jovens para frequentarem o ensino superior têm de se deslocar, entre outros locais, para Santarém, Lisboa, Évora ou Coimbra.
Vivemos num concelho onde escasseiam as oportunidades de emprego, onde é vital apostar na escolarização da população.
Vivemos num concelho onde, mais do que em qualquer outro, se justifica criar medidas de apoio social direccionadas para as pessoas, sendo uma das formas mais eficazes [e complementar da acção governativa neste domínio] a atribuição de bolsas de estudo, pois permitem amenizar as despesas das famílias mais carenciadas e apostar na qualificação dos mais jovens que, por essa via, poderão conseguir mais facilmente emprego e auferir melhores vencimentos.
Para 2010, e apesar de o Orçamento da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos estar dotado com quase 20.000 €, apenas vão ser atribuídas 3 bolsas cujos valores (125 €, 23,80 € e 5,06 € por mês) perfazem menos de 10%% do valor orçamentado. Enquanto se aguarda que ainda mais 2 jovens possam vir a ser contemplados é inaceitável que o executivo BE nada tenha feito, até agora, para corrigir um Regulamento que certamente já tinha revelado - em anos anteriores - ser restritivo e desajustado da realidade concelhia.
Inércia?! Indiferença?! Fazer de conta?!

terça-feira, 23 de março de 2010

JARDIM-DE-INFÂNCIA DO GRANHO


Jardim-de-infância do Granho em mau estado
2010-03-18
Só com a construção de um novo equipamento será possível dar melhores condições às crianças.

As instalações do jardim de infância do Granho, no concelho de Salvaterra de Magos, sofrem de problemas na cobertura, que deixa passar água de cada vez que chove, o que provoca natural desconforto a todos os que nelas se encontram. O vereador socialista Helder Esménio (na foto) chamou a atenção da autarquia salvaterrense para esta situação, que segundo a presidente Ana Ribeiro não é recente e só se resolverá com a construção de um novo equipamento. Ana Ribeiro referiu que a Câmara Municipal propôs aos encarregados de educação a transferência das crianças para o jardim-de-infância da Glória do Ribatejo, assumindo a autarquia o transporte, mas esta solução transitória não terá sido aceite pelos pais.

Ana Militão

COMISSÃO DE DEFESA DA FLORESTA


Edição de 18-03-2010

Sociedade

Presidente da Glória na Comissão de Defesa da Floresta
O presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, João Baptista Oliveira, é o actual representante da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos na Comissão Municipal de defesa da Floresta contra Incêndios. O autarca foi eleito na última sessão com 24 votos a favor e duas abstenções da CDU.

segunda-feira, 22 de março de 2010

GRUPO DESPORTIVO FORENSE


O Grupo Desportivo Forense, colectividade desportiva do concelho de Salvaterra de Magos, que recentemente reactivou a prática desportiva - e em boa hora o fez – vai estar em evidência nas noites dos próximos dias 23 de Março (RTP 1) e 24 de Março (RTP N).
O destaque merecido vai ter por palco o bem disposto e conhecido programa televisivo: “Liga dos Últimos” e, naturalmente, um dos jogos que recentemente disputou na competição organizada pelo INATEL.
Parabéns pelo trabalho que vai ser desenvolvido em prol da massificação desportiva na freguesia dos Foros de Salvaterra. Longa vida e muita coragem!

domingo, 21 de março de 2010

As atitudes da população em relação à discriminação


Um estudo a nível europeu revelou que as pessoas acreditam que a discriminação em relação à idade e deficiência está a aumentar. Os entrevistados, também, consideraram que a recente recessão pode conduzir a uma maior discriminação no mercado de trabalho
O inquérito Eurobarómetro analisou as atitudes em relação à discriminação em toda a EU, em 2009.
Cerca de uma em cada seis pessoas afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação ou assédio no ano passado por causa do seu género, deficiência, origem étnica, idade, orientação sexual, religião ou crença.
Tal como em 2008 - quando uma pesquisa semelhante foi realizada – a idade foi a razão mais comum para as pessoas relatarem a discriminação, com 6% dos entrevistados a afirmarem que era um problema para eles. Para além disso, registou-se um forte aumento na percepção da discriminação baseada na idade e deficiência. Em 2009, 58% dos entrevistados disseram que a discriminação devido à idade é generalizada, em comparação com 42% em 2008. Para a discriminação tendo por base a deficiência o valor é de 53%, acima dos 45% do ano passado.
Os europeus parecem estar preocupados com a crise económica pois pode, em alguns casos, agravar a desigualdade. Por exemplo, 64% dos entrevistados acreditam que a recessão pode resultar em discriminação para os de mais idade no mercado de trabalho. A origem étnica (57%) e a incapacidade (56%) também foram sinalizadas como principais áreas onde a discriminação pode aumentar.
É essencialmente em momentos como estes que devem ser implementadas políticas anti-discriminação para proteger grupos mais vulneráveis da sociedade. No entanto, 49% dos europeus temem que os [seus] países possam tornar as políticas e os orçamentos destinados a promover a igualdade e diversidade menores por causa da recessão. Apenas cerca de um terço das pessoas pensavam o contrário.
Vale a pena pensarmos nisto!...

sábado, 20 de março de 2010

ANDÁMOS A LIMPAR PORTUGAL

Um pouco por todas as freguesias muitas dezenas de voluntários, organizados em equipas de intervenção, ajudaram a limpar o concelho de Salvaterra de Magos.

(Parte da equipa de Marinhais)


Depois de sermos confrontados com a realidade no terreno a situação é bem mais significativa do que à primeira vista supomos!


Serão precisas muitas iniciativas como esta para conseguir debelar o desleixo e a irresponsabilidade que vai conspurcando a nossa paisagem e o meio ambiente.


Uma pequena equipa, com uma dúzia de pessoas, conseguiu em três ou quatro horas de trabalho encher um tractor de “monos”, uma carrinha de caixa aberta de vidro e um outro tractor (o da foto) de plásticos, tecidos, alcatifas, latas, metais, etc,
Isso permite-vos extrapolar o que se conseguiu só neste dia em todo o concelho e no nosso País!... Mas também vos permite imaginar o muito que ainda há afazer! E não começámos ainda a remover entulhos e outros resíduos da construção!...
Bem hajam todos os que ajudaram e os que respeitam e preservam esta nossa “riqueza”.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vamos LIMPAR Portugal


“A ideia nasceu durante uma conversa telefónica entre dois amigos que queriam ver as florestas da Estónia sem lixo. Três anos depois, o conceito já pôs perto de 200 mil pessoas a limpar três países.
Uma viagem à Lapónia escandinava, em 2007, motivou Toomas Trapido, membro do Partido Ecologista, a pensar na forma de tornar as áreas verdes mais limpas e a ligar ao amigo Rainer Nõlvak, empresário de tecnologias da informação, para discutir o assunto.
Habituados a participar em ações ambientais numa organização não governamental, encontraram-se e assim criaram o movimento "Let's do it!", que no ano seguinte levou mais de 50 000 pessoas e meio milhar de instituições públicas e privadas a recolher num só dia mais de 10 000 toneladas de resíduos depositados ilegalmente.” 
(in )
Dia 20 de Março vamos todos ajudar a LIMPAR a floresta na nossa terra.
Pena é que a Câmara Municipal não aproveite a oportunidade e a mobilização de tanta gente para remover os entulhos que ilegalmente foram depositados no espaço florestal!...
Mas, agora, é tempo de trabalharmos em conjunto. Vamos a isso. Junte-se aos seus amigos e integre uma das muitas equipas que as Juntas de Freguesia do concelho de Salvaterra de Magos criaram com este objectivo e certamente dará por muito bem empregue o seu tempo! Bem haja.

quinta-feira, 18 de março de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 17-03-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio começou por sugerir que a Câmara Municipal adquirisse mais equipamentos de bombagem de forma a fazer face a inundações em habitações ou noutro tipo de edificações. Deu como exemplo a situação que presenciou recentemente na Est. dos Almocreves em Foros de Salvaterra, em que perante uma inundação à habitação do Sr. Joaquim Cordeiro a melhor solução encontrada pela Protecção Civil Municipal foi enviar para o local um tractor com cisterna. Claro que enquanto ele levava 5 m3 de água a vala próximo dali a água continuava a afluir ao local, até porque estava a chover.
[Não houve qualquer resposta da maioria BE à sugestão de se apetrechar melhor a autarquia com equipamentos de bombagem que permitissem melhor socorro a situações de inundação.]
 (Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador apelou ao executivo da Câmara Municipal para intervir rapidamente no Jardim-de-Infância do Granho pois quando chove a água entra nas instalações escolares, pela cobertura, deixando naturalmente apreensivos pais e educadores, dado o perigo potencial associado a esta situação em face da necessidade quotidiana de manusear a instalação eléctrica.
[A resposta da Srª Presidente da Câmara foi: “há muitos anos que existe esta dificuldade que aguarda resolução definitiva”. Acrescentou ainda que fora sugerido aos pais das crianças do Granho a sua transferidas para o Jardim de Infância da Glória do Ribatejo, a que estes se opuseram.]
(Clique aqui para visualizar melhor)

Aquele vereador fez ainda uma intervenção solicitando à maioria BE o reforço das verbas a atribuir ao CCD do Pessoal ao Serviço do Município de Salvaterra de Magos, para permitir que os funcionários reformados de mais baixos recursos possam continuar a beneficiar da isenção que até agora tinham de aceder gratuitamente ao médico de clínica geral contratado por aquele CCD e que acompanha, já lá vão muitos anos, a saúde dos funcionários e dos seus familiares directos. A prestação diária deste serviço de cuidados médicos também é vantajosa para o município pois reduz significativamente o número de comparticipações [nos recibos de consultas] a que a Câmara está obrigada por via da ADSE, pois com este médico a Câmara não gasta um cêntimo em qualquer acto médico por ele praticado, para além do apoio que atribui ao CCD. Estamos perante uma opção vantajosa para todos e um apoio social justo.
[A resposta dada pela Srª Presidente da Câmara é que vai haver uma reunião com a Direcção do CCD onde este assunto será também aflorado.]
(Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio apresentou ainda uma recomendação à Câmara Municipal para fazer o arranjo urbanístico da zona envolvente aos estacionamentos na Rua de Muge, situada no centro urbano da freguesia da Glória do Ribatejo, pois esse espaço está ainda em terra batida. Mais sugeriu que se procedesse à demolição dos actuais parques de estacionamento pois a cota a que se encontram prejudica as habitações situadas defronte e são uma menor valia para aquela vila pois não se integram harmoniosamente no ambiente urbano circundante.
[A resposta a esta sugestão dada pela líder da autarquia foi: “É uma situação que existe há muito tempo.”]
(Clique aqui para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) chamou a atenção para o estado da rede viária municipal designadamente para as Est. das Malhadinhas e do Forno de Tijolo nos Foros de Salvaterra e para a R. de Macau em Marinhais (corroborando aliás alguns dos posts que temos publicado neste espaço). Enalteceu o trabalho feito aquando das últimas chuvadas pelo Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Marinhais Sr. António Cação (PS), designadamente na ajuda à resolução dos problemas de inundação sentidos na R. do cartaxeiro em Marinhais.
Da intervenção da Srª vereadora Margarida Pombeiro (BE) destacamos o apoio que a Câmara Municipal - em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa – vai dar a 2 munícipes para serem operados às cataratas em hospital daquela instituição, no âmbito da iniciativa de âmbito nacional “Causa Maior”.Referiu ainda já ter sido lançado o concurso “(Re)Ver a Pobreza(inclui desenho, fotografia e texto), uma iniciativa promovida em parceria pelo Núcleo de Santarém da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN) com os municípios da Lezíria do Tejo, no âmbito da divulgação do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social [a que já fizemos referência, neste espaço, em 24-01-2010].
O vereador César Peixe (BE) informou que estão no terreno duas equipas a efectuar remendagens na rede viária e a motoniveladora procura reparar a rede viária municipal em terra batida. A empresa Ecolezíria vai instalar 11 oleões para recolher óleo alimentar usado, sendo 3 a colocar em Salvaterra de Magos, 2 em Marinhais, Foros de Salvaterra e Glória do Ribatejo e 1 nas freguesias de Muge e do Granho.

No período da Ordem do Dia há a destacar a atribuição de bolsas a alunos do ensino superior, para já apenas 3, embora possa ainda haver mais 2, sendo os valores mensais do apoio municipal de 125 €, de 23,80 € e de 5,06 €. Manifestamente aquém das expectativas e das necessidades dos nossos jovens e das suas famílias. Ao que nos foi dito pelo BE a culpa é de um Regulamento de Atribuição de Bolsas elaborado pelo próprio executivo há já alguns anos. Com estas opções BE e apesar do Orçamento Municipal prever gastar cerca de 20.000 € com bolsas, apenas serão gastos 10% deste montante. Finge-se que se dá com uma mão e retira-se com a outra. Os vereadores socialistas, João Manuel Simões apelou à adopção de um valor mínimo de bolsa a atribuir e o vereador Helder Manuel Esménio fez uma intervenção (que se reproduz abaixo) recomendando a alteração daquele Regulamento quer quanto às razões de exclusão dos jovens que se candidatam a estas bolsas quer garantindo que a verba orçamentada (valor de referência) será SEMPRE dividida entre os candidatos em função das disponibilidades financeiras de suas famílias.
[O BE afirmou ir rever o actual Regulamento]
(Clique aqui para visualizar melhor)

Outro dos pontos que gerou alguma controvérsia foi a decisão de aplicar uma multa de 22.000 € a um empreiteiro em situação económica difícil, por não ter realizado (nem recebido) 40.000 € de obra. O vereador Helder Esménio interveio sugerindo que a CM substituísse aquele empreiteiro, calculasse os prejuízos financeiros que realmente teve com aquela substituição e aplicasse uma multa de valor igual ao do prejuízo efectivo. Com esta opção a CM garantia o interesse público, ajudaria a viabilizar a empresa e talvez a preservar alguns empregos.
(Clique aqui para visualizar melhor)

Seguiu-se uma intervenção do Sr. vereador Jorge Burgal (ex-PSD) corroborando esta solução, o que motivou que a Srª Presidente da Câmara tenha optado por retirar o ponto da Ordem do Dia, remetendo o assunto aos Serviços Jurídicos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Até quando?!...


Há muitos anos que se mantém por arranjar este troço da Rua de Muge, no centro da freguesia da Glória do Ribatejo. 
As fotos mostram estacionamentos automóveis construídos posteriormente às edificações existentes naquele arruamento, que as tapam, prejudicam e diminuem as suas condições de salubridade. São ainda visíveis acessos e/ou passeios sem qualquer revestimento.
Com vista a resolver esta questão sugerimos (tal como fizemos em Campanha) que os parqueamentos sejam demolidos (não é aceitável que as viaturas estacionadas fiquem num plano superior ao das janelas dos edifícios), toda a área seja revestida a calçada grossa (mantendo a pendente natural do terreno, para deixar “respirar” os residentes no local), seja instalada uma pequena rede pluvial e os lugares de estacionamentos e os acessos às parcelas de terreno sejam assinalados com calçada de cor diferente.
Importaria que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assumisse, de uma vez por todas, a correcção desta situação, que penaliza aquelas construções, quem nelas habita, e é contrária ao esforço que tem sido feito por todos os autarcas, pós-25 de Abril de 1974, para embelezar esta povoação.

terça-feira, 16 de março de 2010

REUNIÃO DA CÂMARA A 17-03-2010

Eis a Ordem de Trabalhos da próxima reunião (ordinária) da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (pública) que terá lugar quarta-feira, dia 17/03/2010, pelas 14.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

(Clique aqui para visualizar melhor)

Previsões para 2010


Este é a metodologia que vai caracterizando o relacionamento entre muitos dos nossos representantes políticos.
No nosso concelho, em Salvaterra de Magos, ainda há alguns trauliteiros como se viu na última Assembleia Municipal [post de 12-03-2010].
(Não consegues acertar uma?)

Este é, infelizmente, o desabafo mais comum, quando pensamos nesses representantes que pela idade que têm deviam ser um exemplo, um modelo a seguir!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A culpa é do Inverno


A Est. das Malhadinhas em Foros de Salvaterra, é um dos muitos exemplos, infelizmente, do desleixo a que chegou a rede viária municipal. Reiteramos o que já dissemos, a inexistência de uma política da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (liderada pelo BE), ao contrário do que sucedeu em anteriores gestões socialistas, de manutenção da rede viária conduziu ao estado deplorável que a foto ilustra e que infelizmente é comum a quase todas as estradas e caminhos municipais pavimentados há mais tempo.
O eleitoralismo da actual gestão autárquica levou-a a querer apenas obra nova para conquistar os eleitores, esquecendo por não dar votos, uma das primeiras obrigações de qualquer gestor - manter e não deixar estragar o que já existe.
E o que faz agora o BE, perante o desagrado da população?!
Culpa os outros. Numa desesperada tentativa de branquear a sua incompetência, os seus erros de gestão, de não ter feito prevenção, a responsabilidade é agora do Inverno e da chuva.
Algo que ocorre todos os anos!...

domingo, 14 de março de 2010

REGULAMENTO DE TRÂNSITO EM SALVATERRA DE MAGOS


O Regulamento de Trânsito da vila de Salvaterra de Magos há muito que define sentidos únicos para a Rua Capitão Salgueiro Maia (Finanças e Conservatória) e para a Rua do Centro Paroquial em Salvaterra de Magos, com excepção para o troço de arruamento junto à EN 114-3 que se manterá com dois sentidos.
O que ainda não aconteceu foi a implementação pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos do normativo aprovado.
A realidade vem demonstrando a necessidade de urgentemente se adoptar aquelas restrições, pois as dificuldades de parquear na zona levam a que os condutores estacionem ao longo das vias, o que não permite, em muitos troços daquelas vias, o cruzamento de viaturas.
Não se trata pois do mero cumprimento de uma norma o que se pede à Câmara Municipal, é por uma questão de segurança e de conforto.
Ainda que com menos relevância, uma vez que o fluxo de trânsito é de menor intensidade, também alguns arruamentos no Bairro da Chésal deviam ter sentidos únicos, alternadamente ascendentes e descendentes, pois a sua largura isso recomenda. Fica a sugestão.

sábado, 13 de março de 2010

Quem vos viu e quem vos vê!...


A Est. do Desafio Jovem em Salvaterra de Magos é um dos maus exemplos da política de conservação da rede viária municipal levada a cabo pela gestão BE da nossa Câmara Municipal.
A Est. dos Almocreves nos Foros de Salvaterra é outro infeliz exemplo. Ao qual se juntam as diversas inundações de casas e parcelas de terreno ao longo desta via, resultantes da falta de limpeza de valas e linhas de água.
Tanta incúria chega a ser confrangedora.

sexta-feira, 12 de março de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 11-03-2010


Por se tratar de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal não houve período antes da ordem do dia.

O período da ordem do dia restringia-se a um único ponto:
“Alteração por Adaptação do Plano Director Municipal de Salvaterra de Magos ao Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo”

Tal como já foi referenciado neste espaço (última reunião de Câmara) há necessidade de adaptar os PDM‘s de todas as 33 autarquias das Regiões do Oeste, da Lezíria e do Médio Tejo que integram o Plano Regional que entrou em vigor em 1 de Novembro de 2009. No caso de Salvaterra de Magos as alterações a introduzir resultam, no essencial, de só permitir a construção em espaço agrícola e/ou florestal (não RAN, nem REN) a quem dispuser de parcelas de terreno com pelo menos 4 ha, quando o nosso PDM exigia apenas 1.000 m2 ou 1 ha, no caso de parcelas constituídas após a entrada em vigor do PDM.
Lamentável, como de alguma forma indiciaram as intervenções dos deputados municipais Maria Albertina Pereira (CDU) e Nuno Antão (PS) é que o nosso PDM continue a arrastar-se no tempo sem fim à vista e que a Câmara Municipal, sabedora da necessidade de fazer estes ajustamentos desde Maio de 2008, há quase dois anos, não tenha disso informado os cidadãos do concelho, o que lhes teria permitido avançar (para aqueles terrenos em espaço agrícola ou florestal) – antes da entrada em vigor deste Plano Regional - com pedidos de viabilidade, projectos ou obras.
Só o eleitoralismo que caracteriza esta gestão BE fez deixar para depois das eleições um problema com esta dimensão que afecta tantos nossos concidadãos.
Em resposta a questões colocadas por aqueles deputados ficou claro quão atrasado está ainda o PDM de Salvaterra de Magos o que vai atrasar muito a possibilidade de reclassificar alguns daqueles terrenos agrícolas em áreas de expansão urbana, de que são exemplos mais emblemáticos a Coitadinha e a zona do Convento em Salvaterra de Magos.
A alteração ao PDM de Salvaterra de Magos para o adaptar ao PROT-OVT foi aprovada por maioria com duas abstenções dos deputados municipais da CDU.

No período destinado ao público interveio o cidadão Helder Manuel Esménio dirigindo ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal um APELO, como já o tinha feito na Câmara Municipal enquanto vereador, para ser realizado um Plenário de Autarcas do Concelho de Salvaterra de Magos com vista a receberem formação sobre o conteúdo do PROT-OVT.
 A Drª Dulce Ortiz interveio de seguida regozijando-se, como representante legal da família, pela decisão judicial que reconduziu a casa da mãe as três crianças dos Foros de Salvaterra que há mais de um ano e meio haviam sido institucionalizadas, alegadamente, por falta de condições higieno/sanitárias na sua habitação.
O período destinado ao público terminou com uma intervenção do Sr. João Nunes (Presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos) criticando o cidadão e vereador Helder Esménio por se ter dirigido ao Sr. Presidente da AM enquanto cidadão. A titubeante tentativa de condicionamento não teve, nem terá, sucesso.
Os leitores deste post poderão consultar abaixo o texto do APELO do cidadão Helder Esménio e tirar as suas conclusões
(Clique em cima para visualizar melhor)