domingo, 31 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA


(Cartoon de António Maia, jornal O RIBATEJO)

Celebra-se a 31 de Outubro o Dia Mundial da Poupança, precisamente na véspera de se assinalar o Dia de Todos os Santos. Teremos actualmente razões redobradas para crer que as coincidências não ocorrem por acaso, pois só com a ajuda dos Santos (e de todos) estaremos em condições de poupar alguma coisa!...

JÁ CHEGOU À COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quarta, 27 de Outubro 2010
Sociedade
Homem tenta burlar idosos em Marinhais

Um homem que aparenta ter cerca de 50 anos, pele escura e bigode anda a tentar burlar idosos na freguesia de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos. O alerta foi dado pelo vereador socialista João Simões na última reunião de câmara, depois de alertado por um dos populares a quem o alegado burlão tentou extorquir dinheiro.
O indivíduo diz ser um antigo funcionário dos CTT que trabalha actualmente para uma empresa do Estado. Durante a abordagem “informa” as pessoas que existem notas de 20 euros que vão ter que sair de circulação porque estão desactualizadas. “Este homem tem procurado pessoas mais velhas perguntando-lhes se já receberam a reforma”, alerta João Simões. O autarca disse ainda que, até agora, só teve conhecimento de duas pessoas que foram abordadas pelo estratagema, mas não caíram no “conto do vigário”.
A presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro (BE), garantiu desconhecer a situação e informou que vai contactar os comandantes dos postos da GNR de Marinhais, Salvaterra de Magos e Coruche para informar o que se passa.

sábado, 30 de outubro de 2010

CLUBE ORNITOLÓGICO DE SALVATERRA DE MAGOS

Numa organização do Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos (COSM), vai ter lugar no Pavilhão do INATEL em Salvaterra de Magos, a XV Exposição de Aves Canoras e Ornamentais, que decorrerá nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2010. Veja o PROGRAMA que consta do cartaz que assinala o evento.
(clique em cima para visualizar melhor)



Europeus ainda se confrontam com obstáculos para trabalhar no estrangeiro


Um inquérito revela que um em cada dois europeus está disposto a partir para o estrangeiro se não encontrar emprego no seu país
Cerca de 11,3 milhões de europeus vivem num país da UE que não o seu, o que representa mais 4 milhões do que há uma década atrás. Apesar deste aumento, a sua proporção ainda não excede 2,3% da população total da UE.
Estes números foram apresentados num relatório da UE que demonstra que o número de europeus que tiram partido do seu direito de trabalhar em qualquer país da UE ainda não é suficiente, embora se trate de um dos principais benefícios do mercado único europeu e um dos factores mais decisivos para o seu êxito.
O relatório apresenta, também, dados actualizados sobre os direitos dos trabalhadores migrantes na UE à luz das decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia, que alargou o âmbito de aplicação desses direitos durante a última década. O Tribunal de Justiça decidiu, por exemplo, considerar também "trabalhadores" as pessoas empregadas temporariamente ou os atletas pagos para competir noutros países da UE.
O novo plano económico da UE para os próximos 10 anos identifica a existência de uma mão-de-obra mais móvel como factor crucial para reduzir o desemprego, que registou uma subida acentuada durante a recente recessão. Em Maio, a taxa de desemprego era de 9,6%, contra 6,8% em Maio de 2008, antes da crise financeira.
"A mobilidade dos trabalhadores pode contribuir para reduzir o desemprego, permitindo uma melhor adequação entre os recursos humanos e os empregos disponíveis", declarou László Andor, Comissário Europeu do Emprego. "Os europeus reconhecem este facto, mas ainda encontram obstáculos quando mudam de país para trabalhar noutros países da UE", acrescentou o Comissário.
Um inquérito publicado juntamente com o relatório revela que 48% dos europeus estariam dispostos a procurar trabalho noutro país ou região se perdessem o emprego e que 17% tencionam, no futuro, trabalhar no estrangeiro.
Além de obstáculos jurídicos, os europeus confrontam-se, também, com obstáculos administrativos e de ordem prática. Alojamento, língua e emprego do cônjuge são apenas alguns dos factores que influenciam a mobilidade transfronteiras.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CALENDÁRIO PARA 2011


É seguramente uma imprudência iniciar tão perto da época das chuvas uma obra de limpeza, reparação e pintura de fachadas exteriores com a dimensão das que têm o edifício da Câmara Municipal, mesmo que em resposta à crítica que aqui fizemos (ver post de 20.09.2010).


Já tínhamos referido (ver post de 21.09.2010) a desatenção que assolara a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos quando, depois de quase 3 meses de férias escolares, iniciara a pintura da Escola da Avenida em cima do arranque do ano lectivo, com trabalhos e crianças a partilharem o mesmo espaço.


É também difícil compreender que sete meses volvidos sobre o anúncio do lançamento do concurso para repavimentar algumas ruas da vila de Salvaterra de Magos, a obra continue por começar, desperdiçando-se as condições climatéricas que seriam mais vantajosas à sua concretização.
Fica já o calendário para 2011, talvez assim a maioria BE possa pensar com mais antecedência o concelho de Salvaterra de Magos.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DESISTIR NÃO DEVE SER UMA OPÇÃO


Um ano depois de tomar posse como vereador na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, veio-me à memória uma frase que li algures: "Desistir não é uma opção".
A vida ensina-nos que são muitas as contrariedades com que nos deparamos no dia-a-dia.
Também aprendemos, nem sempre da maneira mais fácil, que não é possível o unanimismo e que a obtenção de consensos é muito dificultada.
Tomamos ainda consciência do crescente desrespeito pelo exercício da democracia, em particular - porque menos escrutinado pela comunicação social - nas autarquias locais.
Daqui resulta que só com empenhamento e motivação podemos contribuir para mudar algo, para tentar fazer mais e melhor. Desistir não é solução!...

DEBATE EM SALVATERRA DE MAGOS

No dia 29 de Outubro, 6ª feira, pelas 21.30 horas, não perca - no Auditório da Escola Profissional em Salvaterra de Magos - o debate cujo CONVITE vos apresentamos seguidamente.

(clique em cima para visualizar melhor)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PONTE DO CAIS DA VALA AINDA EM RISCO


Já aqui referimos [ver post de 20 de Junho] a situação periclitante em que se encontra a ponte do Cais da Vala em Salvaterra de Magos. A imagem que temos é que o seu estado - nestes mais de 4 meses – piorou, sem que até ao momento algo se tenha feito, de visível, para consolidar a sua estabilidade.


As preocupações crescem certamente com o aproximar do Inverno e as maiores pressões que as marés induzirão nas fundações da ponte e na estrutura metálica que de algum modo a sustenta.
Esperemos que o executivo municipal esteja atento ao evoluir da situação e possa intervir antes que o dano seja irreparável!

ACADEMIA DE MÚSICA SALVATERRENSE


A Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos já tem a funcionar - há algum tempo - a Academia de Música Salvaterrense, uma verdadeira escola de música que inclui iniciação e formação musical, aulas de canto, piano, percussão, guitarra clássica e, logo que possível, violino. Uma vez por semana tem ainda lugar a "Música para bébés".
Com uma adesão que já ronda a meia centena de alunos, a Academia "respira" actividade e procura garantir a aprendizagem da música e a continuidade da Banda da Associação.
Estão pois de parabéns, na altura em que se celebra o seu 72º aniversário, a Comissão que gere esta Academia e a Banda, os professores, o maestro, os músicos, os praticantes e, de um modo geral, todos os que ajudam a assegurar a continuidade deste projecto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ABANDONO


É este o estado em que se encontram duas antigas construções que se localizam junto ao edifício sede da Câmara Municipal e defronte da Igreja Matriz de Salvaterra de Magos.
Os sinais de ruína são evidentes – coberturas a cair e paredes que já não garantem por muito mais tempo a sua estabilidade. Para minorar o perigo a Câmara Municipal interditou, há já largos meses, aquele local à circulação pedonal, instalando a vedação que a foto seguinte ilustra.


É inaceitável que no centro histórico da vila de Salvaterra de Magos possa permanecer, por tanto tempo, uma vedação de ferros espetados e rede malhasol, ela própria outro perigo para as crianças que por ali deambulam, e são muitas principalmente nos dias em que há catequese.
A situação descrita - porque é indigna e perigosa – carece de uma urgente resolução. Demolição da cobertura e consolidação das fachadas são as tarefas a executar com brevidade e, a prazo, talvez fosse importante a Câmara Municipal adquirir aquelas edificações para garantir a ampliação das suas instalações. Actualmente os Serviços estão espalhados um pouco por todo o lado, tornando mais difícil e onerosa a sua gestão.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HÁ DIAS DE AZAR

Em 8 de Outubro - em post publicado neste blog - demos conta da classificação final do concurso de contratação a tempo certo para um lugar de técnico superior (engenheiro civil), em que foi escolhido um concorrente filho de um vogal suplente do júri. Relativamente a este concurso fomos ainda surpreendidos pelo facto de a candidata Engª Isabel Maria Pinto de Almeida ter sido excluída por ter obtido nota negativa (menos de 9,5 valores) na prova escrita de conhecimentos.
A ex-Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, agora deputada municipal eleita pelo BE, antiga Directora do GAT de Salvaterra de Magos e mais tarde Directora do GAT de Santarém, teve certamente um dia menos bom!... Não há, julgo, outra explicação plausível para o facto de uma engenheira civil com tão larga experiência profissional ter chumbado num exame de avaliação de conhecimentos para contratar novos técnicos de engenharia para a Câmara Municipal.

(clique em cima para visualizar melhor)

Mas a surpresa ainda podia ser maior?!
Enquanto as notas da prova escrita de 5 dos 7 candidatos se situavam entre os 8 e os 12 valores (prova certamente exigente!), o jovem candidato escolhido obteve 17,5 valores e a técnica com mais experiência e com maiores responsabilidades técnicas algumas vez assumidas teve 3 valores!..
Há dias assim!...

domingo, 24 de outubro de 2010

MANIFESTO PELA ESCOLA PÚBLICA

(Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos)

A imagem é elucidativa do investimento que está a ser feito, um pouco por todo o lado, na promoção da educação – quase 15 milhões de euros só na modernização e requalificação da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, cujas novas instalações foram inauguradas aquando das comemorações do Centenário da República.
A aposta na melhoria do equipamento escolar ajudará a fazer recuar os números do abandono escolar aproximando-os da média europeia e possibilitará responder afirmativamente à elevação da escolaridade obrigatória para os 12 anos. Uma década antes do 25 de Abril de 1974 andavam no ensino secundário (liceus) menos de 2% dos jovens entre os 15 e os 19 anos, hoje frequentam aquele nível de ensino 81% dos jovens portugueses.
A educação é, em sociedades modernas e democráticas, a melhor forma de promover a igualdade de oportunidades. Para que tal aconteça é, porém, necessário começar por assegurar a igualdade de acesso à educação, o que só a escola pública pode fazer. Só a escola pública garante a gratuitidade e universalidade no acesso à educação, a generalização de padrões de qualidade de ensino em todas as escolas e a equidade escolar.
Em Portugal, como na maior parte dos países democráticos mais desenvolvidos, (…) o acesso à educação não é deixado ao mercado ou à responsabilidade das famílias, é uma questão de Estado. Pelo contrário, nos países em que predominam a concorrência entre escolas públicas e privadas, os sistemas educativos são eles próprios muito desiguais, acentuando as desigualdades sociais em lugar de as atenuarem. (…)
A qualidade da escola pública tem um objectivo: garantir que todos possam ter sucesso educativo ao longo de percursos escolares cada vez mais longos. Para isso não chega oferecer condições iguais a todos os alunos, é preciso compensar as situações de maior desigualdade com medidas de discriminação positiva. Por um lado, apoiando as famílias com menos recursos no esforço de educação dos seus filhos, por outro, apoiando mais as escolas inseridas em territórios desfavorecidos.
É por tudo isto que somos pela Escola Pública, por uma escola para todos. Defendemos a igualdade de oportunidades à partida, não o igualitarismo à chegada, característico da retórica de uma certa esquerda!...

sábado, 23 de outubro de 2010

DESPERDÍCIOS


Já demos nota neste espaço virtual – ver post de 9 de Outubro – do sistemático desperdício de dinheiro público que ocorre na freguesia dos Foros de Salvaterra com a iluminação pública.
O dia de sol que hoje temos desmente todas as teorias que atribuíam às células fotoeléctricas e aos dias nublados o mau funcionamento da rede de iluminação pública em diversos arruamentos da freguesia.


A tentativa de desculpabilização da Srª Presidente da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra, do vereador que tem este pelouro e da Srª Presidente da Câmara que há muitas semanas sabem que a Câmara Municipal está a pagar à EDP os custos de um serviço (iluminação pública de dia) que não pediram cai assim por água abaixo.
O que fica evidente é que esses agentes políticos que nos representam – profissionais a tempo inteiro da política – não conseguiram, de há meses a esta parte, resolver este pequeno problema!…

DATAS A RETER (em Outubro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Outubro:

* No dia 24, de 1855 – Salvaterra de Magos, perdeu o estatuto de concelho, passando a pertencer a Muge, situação que durou 5 anos. Em 10.07.1860, com o Decreto Nº 160, voltou novamente a ser município, passando a vila de Muge a pertencer ao concelho.
* No dia 6, de 1935 – Num terreno cedido pela Câmara Municipal, na avenida principal de Salvaterra de Magos, foi inaugurado o edifício que viria a servir de Casa do Povo, apoiando especialmente os trabalhadores rurais. Anteriormente esta Casa, esteve instalada numa dependência do lavrador Gaspar Costa Ramalho, na R. Cândido dos Reis, o qual sendo um dos seus fundadores, também pagava o salário ao funcionário.
* No dia 29 de, 1939 – Teve lugar o inicio da Banda de Música dos Bombeiros de Salvaterra de Magos.
* No dia 10, de 1947 – Foi criado o “Centro Paroquial de Bem-Estar Social” uma obra da Igreja de Salvaterra de Magos.
* No dia 4, de 1960 – Foi inaugurado um novo edifício dos CTT, em Salvaterra de Magos, na Rua 31 de Janeiro, mais tarde Rua 25 de Abril. Antes desta obra, os correios funcionavam num antigo edifício pombalino que tinha pertencido ao Paço Real da vila.
* No dia 10, de 1965 – A Comarca de Benavente, foi restaurada e nela foi incluído o concelho de Salvaterra de Magos. À época, Benavente pertencia a Vila Franca de Xira e Salvaterra a Coruche. Assinou o Diploma oficial o Prof. Antunes Varela, Ministro da Justiça.
* No dia 24, de 1981 – A Freguesia dos Foros de Salvaterra, foi dotada de rede eléctrica
* No dia 15, de 1983 – Foi inaugurada a Escola Secundária de Salvaterra de Magos, a que foi dado o nome Dr. Gregório Fernandes. A construção desta escola, ocupou um grande espaço da Ómnia da família Henriques Lino.
* No dia 3, de 1985 – Na biblioteca municipal, esteve presente pelas 15,00 horas, o Dr. Mário Soares, então 1º ministro de Portugal, que assistiu ao lançamento do livro “Salvaterra de Magos – Uma vila histórica no Coração do Ribatejo” de autoria de José Rodrigues Gameiro.
* No dia 15, de 1988 – Na Avenida principal de Salvaterra de Magos, foi inaugurada a sede e balcão da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

Lançamento da iniciativa «Juventude em Movimento»


Uma iniciativa da UE destinada a redinamizar os sistemas de ensino, promover a mobilidade dos estudantes e fazer face ao desemprego dos jovens.
O que se pretende com esta iniciativa é colocar os jovens no centro da educação e da mobilidade para fins de aprendizagem, assegurando que adquirem as competências, a experiência e os conhecimentos necessários para terem acesso ao primeiro emprego.
A iniciativa «Juventude em Movimento» é um dos sete projectos emblemáticos da estratégia Europa 2020, o novo plano da UE para fomentar o crescimento da economia e a criação de emprego, que tem como meta a atingir, até ao final da década, a taxa de 75% de emprego.
«O nosso objectivo é reduzir o número de casos de abandono escolar precoce e aumentar o número de jovens no ensino superior, para que desenvolvam todo o seu potencial» declarou a este respeito a Comissária Europeia da Educação, Androulla Vassiliou.
Uma educação adequada ajudará a melhorar as perspectivas de emprego dos recém-chegados ao mercado do trabalho. Actualmente, o número de jovens europeus à procura de emprego ronda os cinco milhões.
O programa com 28 pontos inclui a promoção da aprendizagem não formal, o empreendedorismo e o aumento das oportunidades de estudo no estrangeiro. Também reforçará o interesse em estudar na Europa, mediante a promoção de uma série de universidades de prestígio mundial.
Um instrumento de micro financiamento ajudará os jovens empreendedores a começarem o seu próprio negócio.
Enquanto parte da estratégia, a UE incentiva os países membros a adoptarem um «regime de garantia para os jovens» que assegure que os jovens encontrem um emprego ou tenham a possibilidade de seguir uma formação complementar ou de adquirir experiência profissional, no prazo de seis meses depois de saírem da escola.
Será lançado um sítio Web sobre a iniciativa «Juventude em Movimento» para os interessados em estudar ou adquirir uma experiência profissional no estrangeiro, devendo ser criado um novo passaporte de competências para ser utilizado em toda a UE.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JUNTA DE FREGUESIA DE MARINHAIS VAI ASSEGURAR ATENDIMENTO DA SEGURANÇA SOCIAL


Tivemos oportunidade de aqui endossar críticas contundentes ao Centro Distrital da Segurança Social de Santarém pelas “distracções”, “desatenções” e até “desconsiderações” que tiveram quando decidiram o encerramento do balcão de atendimento que tinham em Marinhais sem prévia informação dos autarcas eleitos.
A Junta de Freguesia de Marinhais nunca desistiu - desde início que definiu um caminho - e vai conseguir reabrir, na sede da Junta, o serviço que antes era feito pelo balcão da Segurança Social.
A Junta de Freguesia de Marinhais e os vereadores socialistas deixaram bem claro, nas diversas intervenções e tomadas de posição (moções) que assumiram publicamente, que nunca aceitariam o encerramento puro e simples daquele balcão e buscaram, desde início, uma alternativa que permitisse a continuidade daquele serviço naquela freguesia.
A Junta de Freguesia de Marinhais não se ficou pela contestação, quis sempre fazer parte da solução.
Decorre agora a resolução de questões burocráticas - aprovação de actas, celebração de protocolos, adequação de sistemas informáticos, etc - para que o executivo da Junta de Freguesia de Marinhais possa anunciar a reabertura do serviço.
É pois com natural satisfação que damos esta notícia, felicitando por isso a Srª Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Gregório, o seu executivo e todos os autarcas que preferiram unir-se para resolver este problema.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 20-10-2010

No início dos trabalhos a Srª Presidente da Câmara informou que o Sr. Vereador César Peixe estaria ausente por motivo de férias.
No período antes da Ordem do Dia os vereadores socialistas (Helder Manuel Esménio e João Manuel Simões) congratularam-se com a possibilidade de a Junta de Freguesia de Marinhais poder vir a assumir (nas suas instalações) a abertura de um “guichet” da Segurança Social para servir a população e todos os que têm necessidade de fazer as apresentações periódicas por se encontrarem na situação de desemprego.

(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Manuel Esménio recomendou ainda ao executivo da Câmara Municipal que estabelecesse um “caminho” que levasse, a prazo, à resolução do problema das instalações para a prática dos trampolins.

(clique em cima para visualizar melhor)

[A Srª Presidente disse que era sua intenção ceder-lhes mais área na Metalmagos, logo que transferisse para as antigas instalações da Fábrica do Papel os serviços municipais que estão no local. Infelizmente nada disse quanto à resolução definitiva do problema, ou seja, demolir a Metalmagos - que não tem dignidade para estar na Zona Desportiva - depois de construir uma nova nave no pavilhão que existe ou de construir um novo ginásio para os trampolins e outras modalidades desportivas]

Este vereador eleito pelo Partido Socialista fez também uma intervenção alusiva ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial Contra a Pobreza e a Exclusão Social.

(clique em cima para visualizar melhor)

O vereador socialista João Manuel Simões alertou o executivo e pediu a ajuda da comunicação social para denunciar uma alegada tentativa de extorquir dinheiro a um idoso de Marinhais, por alguém que se intitulava ser funcionário dos CTT e que pedia às pessoas para trocarem as notas de 20€ que tivessem pois elas tinham sido recentemente retiradas de circulação.
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) criticou o Orçamento de Estado para 2011, a aquisição de viaturas feitas pelo IEFP e pela EPAL, o aumento do IVA e a reclassificação de alguns produtos alimentares da taxa reduzida para a normal. Falou do dia 15 de Outubro, como o Dia da Bengala Branca e da melhoria das acessibilidades para os edifícios públicos. Terminou, afirmando que a maioria se limitou a fazer gestão corrente da Câmara Municipal e que o concelho continua a ser um concelho de bloqueio, sem investimento. [Em resposta a Srª Presidente lembrou a obra social que vai sendo feita pela autarquia destacando a loja social, o cartão Magos Sénior, o apoio a crianças nas escolas, a construção de 12 fogos para habitação social e a teleassistência].
O vereador Luís Gomes (BE) apresentou uma moção contra o Orçamento de Estado para 2011 (votada favoravelmente pela maioria e com a abstenção dos vereadores PS e ex-PSD) criticando o agravamento da situação dos trabalhadores, pensionistas e população em geral. Apelou à adesão à greve geral do dia 24 de Novembro como forma de inverter esta política de recessão. [O vereador Helder Esménio justificou a abstenção dos vereadores socialistas, na votação da moção, pelas preocupações que também têm com a possibilidade de Portugal entrar em recessão económica e isso fazer piorar ainda mais as dificuldades por que passam as famílias portuguesas, lamentou que já tenha ouvido economistas dizer qual o caminho e outros a afirmarem o seu contrário e que não viu ainda qualquer proposta alternativa credível que possibilite reduzir o endividamento público].
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) salientou que já tinha saído a listagem dos candidatos à atribuição de habitação social (arrendamento), que dos 57 candidatos apenas 14 foram admitidos, 12 como efectivos e 2 como suplentes. Afirmou que até final do mês ainda poderá haver apresentação de candidaturas às bolsas de estudo municipal. Disse também decorrer até 15 de Novembro o 2º concurso “Rever a pobreza”, em que os concorrentes podem participar com desenhos, fotografia e texto.
A Srª Presidente referiu-se, entre outros, à celebração (em 17 de Outubro) do aniversário da Associação Humanitária dos BVSM [ver post neste blog de 24 de Agosto] e à Rota Pedestre (Rota do Outono) que ocorreu no mesmo dia em Muge. Destacou o 2º lugar (no escalão 25-29 anos) do triatleta Márcio Neves, residente em Marinhais e também o 1º lugar, campeão ibérico em BTT, de António Henriques residente em Salvaterra de Magos [ver post neste blog de 9 de Outubro]. Felicitou ainda o Clube Ornitológico de Marinhais pela organização da edição deste ano da Aviplanta [ver post neste blog de 10 de Outubro]. Referiu ainda que iria ocorrer, em Dezembro, uma exposição de fotografia alusiva aos 90 anos da Praça de Touros [ver post neste blog de 1 de Agosto] e uma outra relativa aos 10 anos de alternativa da cavaleira Ana Batista [ver post neste blog de 6 de Outubro].

No período da Ordem do Dia foram retirados (e passaram para próxima reunião) os pontos 14, 18 e 19. O primeiro por não ter sido facultado aos vereadores o acesso ao processo antes da reunião de Câmara, os últimos dois pontos por opção da maioria. Tomou-se conhecimento da 7ª alteração orçamental da Câmara Municipal e votou-se favoravelmente a atribuição de subsídios a algumas colectividades (ou entidades) onde se destaca a Associação Todo-o-terreno “Os Cabras” (250€), o Grupo Desportivo do Granho (1.500€ para obras nos balneários), o Clube Ornitológico de Marinhais (500€ para a Aviplanta), o Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos (500€ para a Exposição de Aves) e a Associação Humanitária dos BVSM (250€ para organização do desfile de Fanfarras).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CONTO DO VIGÁRIO

2010-10-20
Burlão ataca em Marinhais
Homem faz-se passar por antigo funcionários dos Correios e ataca sobretudo idosos.


O caso foi denunciado na reunião do executivo de Salvaterra pelo vereador socialista João Simões (à direita na foto): um homem anda em Marinhais a tentar burlar idosos. Faz-se passar por ex-funcionário dos CTT e afirma às suas vítimas que as notas de 20 euros vão ser modificadas, pelo que é necessário recolher as que estão em circulação, querendo de seguida saber se a vítima tem algumas consigo ou em casa. A história é obviamente falsa e o burlão pretende apenas apropriar-se de eventuais notas que os idosos tenham na sua posse. A Câmara de Salvaterra vai comunicar o caso à GNR mas fica entretanto o alerta: se o leitor (ou algum familiar) for abordado por alguém nestes termos, não ceda à burla e denuncie imediatamente o ocorrido às autoridades.
Ana Militão

RUA DOS DIAS QUE VOAM


Podia ser esta a nova designação da Rua Luís de Camões em Salvaterra de Magos, onde se encontra a sede do Clube Desportivo Salvaterrense, que este ano comemorou o seu 85º aniversário.
Esta colectividade desportiva - uma das mais antigas do concelho e que sempre tem apostado na formação dos jovens - vê-se impedida de jogar no seu Campo de Jogos por este já não ter as condições exigidas à prática desportiva. Vê-se numa disputa com o Grupo Desportivo de Marinhais - que nenhum dos clubes quer - pela utilização do Complexo Desportivo de Marinhais. Viu-se, por isso, na contingência de contactar a Câmara Municipal de Benavente para saber se podia recorrer ao campo relvado dos Camarinhais, o que infelizmente não virá a acontecer pois - apesar do consentimento daquela autarquia - o campo só está disponível a partir das 21 horas, às 6ª feiras, o que arrastaria os terinos para muito tarde. Restou então à equipa sénior do Salvaterrense fazer o treino de conjunto no seu "pelado", competindo no domingo seguinte num relvado.


Fica mais uma vez evidente o tremendo erro que foi, do ponto de vista da prática desportiva, investir num único campo cerca de 3 milhões de euros, quando com esse dinheiro se teriam dotado todas as freguesias de um campo relvado de futebol de 11 (idêntico ao do Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo) e ainda se tinham melhorado os respectivos balneários.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AF DA GLÓRIA DO RIBATEJO ATENTA

Terça, 19 de Outubro 2010
Saúde
Glória do Ribatejo preocupada com falta de médicos

A Assembleia de Freguesia de Glória do Ribatejo aprovou, por unanimidade, uma moção em que se solidariza com as restantes cinco freguesias do concelho de Salvaterra de Magos onde a “falta de médicos e enfermeiros é mais sentida e junta a sua voz no apelo ao Ministério da Saúde e à responsável da Associação dos Centro de Saúde da Lezíria para assegurarem a resolução deste problema que afectará, se nada for feito, pelo menos, dois terços da população do concelho de Salvaterra de Magos”.
Os eleitos daquela assembleia de freguesia alertam para os “graves problemas” que podem ocorrer com o “provável” encerramento do Centro de Saúde do Granho. “Temos um médico reformado a garantir os cuidados de saúde nas freguesias de Granho e Muge, ajudando ainda em Marinhais. Em Foros de Salvaterra um outro médico já pediu a reforma “não se descortinando qualquer iniciativa que possa colmatar a futura ausência destes médicos”.
Os autarcas da Assembleia de Freguesia de Glória do Ribatejo “insurgem-se” também contra o “sistemático adiamento” na construção das novas instalações da extensão de saúde de Foros de Salvaterra, cujo início estava prometido para o início de 2008.

REUNIÃO DA CÂMARA A 20-10-2010


Eis a Ordem de Trabalhos da próxima reunião ordinária (pública) da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a realizar na próxima 4ª feira, dia 20/10/2010, pelas 14.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
(Clique em cima para visualizar melhor)


ALIMENTAÇÃO, POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL

Celebraram-se este fim-de-semana o Dia Mundial da Alimentação (a 16 de Outubro) e o Dia Mundial Contra a Pobreza e a Exclusão Social (a 17 de Outubro).


O primeiro - que só começou a ser comemorado em 1981 - assinala a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.
O segundo quer despertar mais consciências para um dos maiores flagelos que (silenciosamente) assola a humanidade.


O Banco Mundial define como pobreza extrema quem (sobre)vive com menos de 1 dólar por dia e como pobreza moderada quem tem entre 1 e 2 dólares/dia.
Alguns números que devíamos ESCUTAR:
  • 1.100 milhões de pessoas (17% da humanidade) "vive" com menos de 1 dólar diário;
  • 2.700 milhões de pessoas (40% da humanidade) conta para sobreviver com menos de 2 dólares/dia;
  • Anualmente morrem 18 milhões de pessoas - qualquer coisa como as populações dos concelhos de Benavente e de Salvaterra de Magos, por dia, todos os dias do ano - por razões relacionadas com a pobreza;
  • O número de crianças que morre, por ano, antes de completarem os 5 anos é de 11 milhões;
  • Actualmente cerca de 800 milhões de pessoas estão subnutridas.
Cada um de nós, na dimensão das suas possibilidades, tem a obrigação cívica de ajudar a acabar com isto.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL!...


Depois de centenas de habitações económicas construídas ou infraestruturadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, há mais de 15 anos, a actual gestão do Município, em 13 anos de mandato, edificou - para arrendamento - apenas 12 habitações. Manifestamente pouco para as expectativas criadas!
Em tempos, privilegiou-se a criação de oportunidades para as pessoas serem proprietárias de um imóvel, da sua residência. Agora optou-se por as fazer rendeiras, socialmente dependentes!...
Mas não fica por aqui a estreiteza de visão da actual maioria. Senão veja-se:
  • A obra decorreu durante muitos meses e a Câmara não os aproveitou para definir quais as regras que estariam na base das candidaturas das famílias a habitá-las, mediante o pagamento de uma renda mensal;
  • Entretanto a obra acabou há quase 2 anos e as habitações permanecem vazias, sem ocupação;
  • Há mais de 8 meses, meados de Fevereiro (um ano depois de as casas estarem concluídas), foi finalmente apresentada e aprovada a regulamentação de atribuição destas casas, sem que o assunto esteja ainda, tanto tempo depois, resolvido.
Que cada um faça a sua apreciação e tire as suas ilações!...

domingo, 17 de outubro de 2010

AINDA OS EDIFÍCIOS PÚBLICOS


Não é brilhante – como em anteriores posts já tivemos oportunidade de referenciar – o estado de conservação dos edifícios públicos municipais.
Nas fotos é bem evidente o estado em que se encontram as fachadas principais do Celeiro da Vala e do Centro de Interpretação do Cais da Vala.


A importância que os edifícios assumem, pela sua localização e por serem visitáveis por quem nos procura, exige que se faça algo para melhorar o seu aspecto exterior.
Esperemos que eles tenham melhor sorte do que aquela a que foi votado o edifício sede da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

sábado, 16 de outubro de 2010

AINDA AS AUSÊNCIAS NO 5 DE OUTUBRO

Quinta, 14 de Outubro 2010
Política
Oposição critica ausência de autarca de Salvaterra em actos oficiais

Os vereadores da oposição (PS e PSD) na Câmara de Salvaterra de Magos não esconderam a sua indignação pela falta de comparência da presidente do município, Ana Cristina Ribeiro (BE), na assembleia municipal extraordinária de comemoração do centenário da República e na inauguração das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Salvaterra. Ambas as iniciativas realizaram-se na terça-feira, 5 de Outubro, dia em que se comemorou o centenário da implantação da República portuguesa.
Na cerimónia oficial da assembleia municipal extraordinária, "estiveram presentes apenas cinco dos treze deputados do BE incluindo os presidentes de junta. O BE quis desvalorizar a realização da assembleia municipal extraordinária, uma iniciativa proposta pelo PS”, acusa o vereador socialista Hélder Esménio.
O vereador social democrata, Jorge Burgal, lamentou a ausência da autarca em ambas as iniciativas referindo que “como funcionária do Estado era sua obrigação estar presente. Esta data merecia da parte da senhora presidente do executivo outra atitude. Assim só mostra falta de consideração pela República portuguesa”, disse.
Para Jorge Burgal, a ausência na inauguração das obras de requalificação da escola secundária por parte das principais entidades oficiais do concelho (presidente e vice-presidente da autarquia e presidente de junta) é “inqualificável”. “A falta foi por demais notória e esta falta de representatibilidade fica mal ao concelho perante entidades oficiais do Estado português”, referiu o vereador. A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, foi a representante do Governo presente na inauguração das obras da escola.
O vice-presidente da autarquia, César Peixe (BE), explicou que a presidente não esteve presente por se encontrar de férias, tendo sido substituída por si na cerimónia da assembleia municipal extraordinária. Confrontado com o facto de não ter estado presente na inauguração da escola, César Peixe referiu que dá mais importância à “obra do que a cerimónia em si”. “A obra fala por si e é mais importante do que a cerimónia”, disse o autarca.
Contactada por O MIRANTE, Ana Ribeiro diz que todos têm direito a expressar a sua opinião e referiu ter “absoluta confiança” na sua equipa. “Foi e será sempre sem reservas que deleguei o acompanhamento destas duas iniciativas tendo sido devidamente acompanhadas pela autarquia durante o meu legítimo período de férias”, esclareceu

Reduzir o abandono escolar precoce: o progresso gradual, mas muito lento em direcção à meta da UE

Dados de 2009 confirmam uma tendência decrescente no abandono escolar precoce, mas alcançar a meta da UE é ainda um desafio.
Aumentar os níveis de educação é um dos principais objectivos da UE. Daí que a meta estabelecida pela União seja conseguir reduzir o abandono escolar precoce - jovens entre os 18 e os 24 anos - para valores que não excedam os 10%,
Fonte: Eurostat, Inquérito ao Emprego.
Notas: Reino Unido e Dinamarca: 2007 em vez de 2005, a Suécia: dados provisórios, Luxemburgo break: em série em 2009

Pontos-chave:

Em 2009 (na UE) 14,4% do escalão dos 18 a 24 anos de idade não tinha concluído o ensino secundário, por isso ainda acima do objectivo da UE de 10%.
• A média da UE caiu 0,5 pontos percentuais em relação a 2008. É a maior - embora ainda moderada - redução anual desde 2005, e confirma a tendência decrescente em abandono escolar precoce. A queda global entre 2005 e 2009 é de 1, 4 pontos percentuais.
Importantes progressos no sentido do objectivo da UE (entre 2005 e 2009) observam-se na Bulgária, Chipre e Portugal (diminuiu em mais de 5 pontos percentuais), e em Malta, Alemanha, Holanda, Itália e Roménia (entre 2 e 3 pontos percentuais).
• Alguns países fixam um bom exemplo, com o abandono escolar precoce abaixo dos 10%: Polónia Finlândia, Lituânia, Áustria, Luxemburgo, República Checa, Eslovénia e Eslováquia. Em cerca de metade dos Estados-Membros, a taxa de abandono escolar precoce está próxima a 10%.
Alguns países continuam a enfrentar grandes desafios, em particular Malta, Espanha e Portugal, onde 30% dos que têm entre 18 e 24 anos de idade ainda são atingidos pelo abandono escolar precoce.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RECOMENDAÇÃO ADEQUADA

Suscitámos na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos - a propósito da contratação de um engenheiro filho de um membro do júri (vogal suplente) - a vantagem de existir no processo um parecer jurídico que confirmasse a correcção processual de toda a tramitação seguida.
Ainda bem que o fizemos pois o próprio membro do júri (suplente) teve dúvidas e, por isso, contactou o seu superior hierárquico para confirmar a correcção da situação. Infelizmente este terá alegadamente optado por uma resposta verbal e não por um parecer escrito o que teria permitido o esclarecimento de todos quantos consultassem aquele processo. É esta lacuna que se pretende seja suprida.


Câmara de Salvaterra contratou engenheiro filho de membro do júri do concurso público


A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos contratou um engenheiro civil cujo pai foi membro do júri do concurso que lhe garantiu o emprego.
O recém-licenciado Vítor Hugo Marques Abalada foi o primeiro classificado num concurso público aberto para um lugar de técnico superior na área da engenharia civil.
Um dos vogais suplentes do júri foi o seu próprio pai, José Gabriel Marques, chefe da divisão financeira da autarquia liderada por Ana Cristina Ribeiro, a única presidente eleita em Portugal pelo Bloco de Esquerda.
“Não há qualquer ilegalidade nem houve aqui nenhuma interferência”, garantiu ao nosso jornal fonte da Câmara de Salvaterra de Magos.
Isto “porque o pai foi vogal suplente e não membro efectivo do júri, não tendo participado directamente em nenhum acto concursal de avaliação de candidatos ou realização de provas”, esclareceu.
“O júri é designado antes de aparecerem os candidatos”, disse a mesma fonte, afirmando que José Gabriel Marques comunicou que o filho ia concorrer ao seu superior hierárquico, tendo este decidido mantê-lo no júri, uma vez que estava nomeado como suplente.
Sem querer tornar públicos os seus “juízos valorativos quanto à maior ou menor transparência deste concurso”, o vereador Hélder Esménio (PS) lamenta que “todo o processo seja omisso em relação ao facto de um elemento do júri ser pai de um dos concorrentes”.
“Não duvido que seja legal, mas devia existir um parecer jurídico que valide a tramitação seguida”, porque “estão em causa questões que devem ser sempre avaliadas do ponto de vista ético”, acrescentou Hélder Esménio.
Segundo os resultados do concurso, disponíveis na página on-line da Câmara, Vítor Hugo Marques Abalada venceu com uma nota final de 16,9 valores, bem acima dos 13,6 e 12 registados pelos segundo e terceiro classificados.
Os restantes 10 concorrentes foram excluídos.
O jovem recém-licenciado entrou ao serviço há cerca de um mês.
Engenheiro civil recém-licenciado contratado para a câmara de Salvaterra de Magos
Filho de membro do júri vence concurso


A Câmara de Salvaterra de Magos, a única liderada pelo Bloco de Esquerda, contratou um engenheiro civil cujo pai foi membro do júri do concurso que lhe garantiu o emprego. Vítor Hugo Marques Abalada, recém-licenciado, foi o primeiro classificado no concurso público cujo júri tinha como vogal suplente o seu pai, José Gabriel Marques, chefe da divisão financeira.
"Não há ilegalidade nem houve interferência, porque o pai foi vogal suplente e não efectivo do júri e não participou directamente em nenhum acto concursal de avaliação de candidatos ou realização de provas", disse uma fonte da autarquia.
Já o vereador Hélder Esménio (PS) lamenta que "o processo seja omisso" em relação a essa questão. "Não duvido de que seja legal, mas devia existir um parecer jurídico que valide a tramitação seguida", porque "estão em causa questões que devem ser sempre avaliadas do ponto de vista ético", acrescentou Hélder Esménio.

DIREITO DE RESPOSTA

Na passada 3ª feira, surgiu a seguinte notícia na pág. 29 do mesmo matutino:



Hélder Esménio deixa recomendação à autarquia

Hélder Esménio deixou na última reunião camarária uma recomendação à câmara, relacionada com os concursos de admissão para novos funcionários. Em causa a admissão de um engenheiro civil cujo pai fazia parte, como suplente, do júri que avaliou os candidatos.
Um parecer jurídico para evitar que possam acontecer situações menos claras...foi esta a recomendação deixada pelos vereadores socialistas na última reunião camarária em relação aos concursos para a admissão de pessoal para a autarquia.

Sociedade
Câmara de Salvaterra de Magos contrata filho de suplente do júri

O município de Salvaterra de Magos contratou, a termo certo, uma pessoa para o cargo de engenheiro civil cujo pai integrou a equipa de júri do concurso como vogal suplente. O actual funcionário da câmara foi o primeiro classificado com uma pontuação de 16,9 valores, a 3,3 valores de distância do segundo classificado. A situação foi levantada pelo vereador socialista Hélder Esménio na última reunião de câmara, onde o político defendeu uma maior transparência nos concursos da autarquia.
“Não tenho nada contra o facto de familiares de funcionários da autarquia concorrerem e serem admitidos para o exercício de funções na câmara ou numa junta de freguesia. Seria hipócrita da minha parte se negasse que não faço juízos de valor quanto à maior ou menor transparência deste processo de concurso de admissão de pessoal”, referiu o vereador.
Hélder Esménio sublinhou ainda a necessidade de haver um parecer jurídico que “valide a tramitação seguida num processo em que na composição do júri está o pai do candidato admitido”. Presente na reunião de câmara, o funcionário da autarquia e membro do júri, José Gabriel Marques, pediu a palavra no período dedicado ao público para explicar que, na altura, “questionou” o director de departamento para aferir da possível incompatibilidade do processo concursal. “O director garantiu-me que não havia incompatibilidade desde que eu não interviesse no processo, que foi o que aconteceu”, salientou.
A presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro (BE), disse a O MIRANTE que o concurso decorreu dentro da legalidade. “A isenção do procedimento concursal esteve sempre salvaguardada pela posição do dr. José Gabriel ser membro suplente não intervindo nunca no procedimento concursal”, explicou a autarca, acrescentando que a “excelência das provas prestadas pelo candidato não deixou margem para dúvidas reflectidas nas classificações obtidas pelo vencedor do concurso”.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TRAMPOLINS EM SALVATERRA – o esquecimento!...




Foi com alguma surpresa que lemos na comunicação social o deplorável estado em que ainda se encontram as instalações onde os ginastas do Clube de Trampolins de Salvaterra treinam.
Mais surpreendidos ficamos quando todos sabemos do aproveitamento político que o BE fez – nas últimas eleições autárquicas – da imagem do Prof. Carlos Matias, o principal obreiro de todo este projecto de extraordinário sucesso desportivo.
Foi-nos dado ler na imprensa que foi a última governação municipal do Partido Socialista que deu o primeiro passo e, em 1994, cedeu aquele espaço de treino. Daí para cá, as condições de treino continuam muito deficitárias, apesar de ter passado década e meia de um contínuo trabalho de excelência. É pena! Cuidar o dia-a-dia também é acarinhar o que de melhor se vai fazendo no concelho.


Quinta, 7 de Outubro 2010
Desporto
Apesar das adversidades, Clube de Trampolins de Salvaterra é “fábrica” de produção de campeões
Atletas treinam com zero graus no Inverno e chove dentro do pavilhão

Encostado a uma das paredes laterais um escorrega velho conduz a água que entra no interior do pavilhão para um balde que vai sendo despejado à medida que enche. No Inverno a temperatura ambiente ronda os zero graus. São estas as condições com que os atletas do Clube de Trampolins de Salvaterra têm que se confrontar diariamente durante os treinos.
O pavilhão – uma antiga fábrica metalúrgica (MetalMagos) que mais tarde serviu de arrecadação da câmara – foi recuperado pela autarquia local e cedido ao Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos em 1994. O problema é que a falta de manutenção do espaço levou à sua degradação.
Outro dos problemas com que os atletas se debatem é a falta de espaço para correrem. Os cerca de 350 metros quadrados do pavilhão estão ocupados com colchões e trampolins. A solução, na opinião dos responsáveis do clube, passaria por deitar abaixo uma parede branca que divide o espaço de treino e uma zona de arrecadação do município.
“Se a câmara tirasse as coisas velhas que tem do outro lado e partisse a parede podíamos utilizar aquela zona para correr. Ficávamos muito melhor servidos”, explica Carlos Matias acrescentando que muitas equipas aproveitam o bom equipamento do clube de Salvaterra de Magos para treinar.
Recentemente, o treinador e alguns membros da direcção arriscaram a própria vida e subiram ao telhado para consertar os buracos que deixam entrar a chuva. “Só conseguimos de um dos lados. O outro é mais alto e não conseguimos lá chegar. A autarquia não arrisca colocar lá os seus funcionários por isso nós temos que arriscar porque não podemos estragar o equipamento que é muito caro”, explica Carlos Matias.

Fábrica de produção de campeões

Apesar das contrariedades, o clube é uma “fábrica de produção” de campeões nacionais, europeus e mundiais em trampolins. No último fim-de-semana de Setembro, as atletas Ana Gomes (duplo mini trampolim e trampolim individual) e Sara Freitas (duplo mini trampolim) arrecadaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na Loulé Cup 2010. A prova, que se realizou no pavilhão desportivo municipal de Loulé (Algarve), está integrada no plano de preparação para o Campeonato do Mundo que se realiza em Novembro, em Metz (França).
O treinador Carlos Matias apelida os jovens de heróis e explica porquê. “Eles não são ginastas, são heróis porque competem com miúdos da idade deles que treinam em centros de estágios, que acordam de manhã para treinar e à tarde voltam a treinar. Só fazem praticamente isto. Estes miúdos às 08h30 da manhã já estão na escola e às 18h30 estão aqui a treinar até às 22h00, com chuva e muito frio no Inverno. Muitas vezes andam com os pés molhados porque pisam a água que cai da chuva. Apesar das condições adversas conseguem títulos. São guerreiros. De vez em quando paro o treino para eles se aplaudirem mutuamente porque merecem”, salienta.
Os responsáveis do clube garantem que é raro o fim-de-semana em que não são assaltados. O portão velho não permite a colocação de cadeado e os larápios aproveitam para entrar durante a noite. “O pavilhão está numa zona de pinhal, onde à noite não passa ninguém. Precisávamos de ter uma televisão para os atletas visionarem e estudarem pormenores dos treinos, mas não é possível. Tivemos uma mas roubaram-na logo. Não podemos trazer nada de valor que levam tudo”, explica a presidente do clube, Michelle Soares.

Objectivo é marcar presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

O próximo objectivo do Clube de Trampolins de Salvaterra é ter um ginasta olímpico embora tenham consciência que é um objectivo “difícil”. “É uma participação muito limitada porque só são apurados os doze melhores atletas do campeonato do mundo. O objectivo de muitos dos ginastas deste clube é participarem nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Vamos continuar a lutar com a nossa determinação e querer para tentarmos alcançar o nosso objectivo”, conclui Carlos Matias.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PORQUE ESCONDE A MAIORIA?!...


O que leva a maioria na Câmara Municipal a recorrer frequentemente à figura da ratificação de decisões já tomadas, algumas delas há muitos meses?!
O que leva a maioria na Câmara Municipal a optar por esconder - enquanto pode - ajustes directos (concursos), eventos, parcerias?!
O que leva a maioria na Câmara Municipal a decidir, sem ouvir ninguém, quando se trata da atribuição de subsídios às associações e colectividades do nosso concelho?!
O que leva a maioria na Câmara Municipal a iniciar o processo de revisão do PDM sem previamente partilhar com os demais autarcas (vereadores, deputados municipais e de freguesia) as preocupações inventariadas e o caminho a trilhar?!


A política é feita por pessoas, logo estes comportamentos têm que ser imputados a elas e não à acção política. Não estamos condenados a que assim seja para sempre!
A desvalorização dos órgãos autárquicos por quem detém o Poder é, pelo menos, um sintoma de autoritarismo, uma característica de um modelo de gestão autocrático, de alguém incapaz de motivar e de mobilizar.
Mas é também o resultado de quem concentra em si todos os poderes (pelouros), de quem prefere a arbitrariedade da sua decisão à regulação (regulamentação) dos critérios que a ela conduziram, de quem quer garantir que é o único actor político (protagonista) e todos os demais não passam de figurantes.
Posturas que, infelizmente, não são inócuas, como todos bem sabem!...