terça-feira, 30 de novembro de 2010

MARINHAIS PREPARA-SE PARA O INVERNO


Ainda que com escassos meios humanos e quase sem máquinas, a Junta de Freguesia de Marinhais não desiste de procurar resolver alguns dos problemas que poderão surgir com o escoamento das águas da chuva.


A reconstrução daquele aqueduto no Canto dos Jeremias, assim como a limpeza de valas e de valetas em alguns arruamentos da freguesia são o exemplo do muito que se foi fazendo ao longo do ano, ainda que não tantas vezes quantas as necessárias tenha sido possível contar com a rectroescavadora da Câmara Municipal, a primeira responsável pela protecção civil ao nível do concelho.


A aplicação de toutvenant, reparando alguns buracos na rede viária não pavimentada, vai senso outra das tarefas que visam minimizar o impacto da invernia na população.
Vamos ver se o S. Pedro ajuda o concelho, pois de outro modo a circulação em muitas das nossas estradas vai ser muito dificultada pelos muitos buracos que surgirão, face ao desleixo que a maioria BE tem demonstrado na sua conservação.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOVO AUMENTO DE 10% NO PREÇO DA ÁGUA

“Os tarifários com água e saneamento vão aumentar 10% em 2011, mais 10% em 2012 e mais 5% em 2013”. [afirmação de Ana Cristina Ribeiro na reunião de Câmara de 23-11-2010]


É verdade, o que suspeitávamos e denunciámos em post anterior vai acontecer.
Na última reunião de Câmara os vereadores socialistas apresentaram uma moção em que propunham que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos se pronunciasse (no seio da empresa Águas do Ribatejo) contra um aumento de tarifários que excedesse os valores da inflação.
Infelizmente aqueles que são tão expeditos a criticarem qualquer aumento proveniente da administração central (BE) votaram contra a moção, indiferentes ao peso galopante que estas despesas vão assumindo nos orçamentos familiares. Lembramos que em meados de 2009 o montante das despesas que as famílias e as empresas passaram a suportar com a água e o saneamento duplicou de um dia para o outro. Apesar disso, meia dúzia de meses depois, já em Janeiro deste ano, aquelas despesas voltaram a subir mais 10%, sem que nada o justificasse, pois nessa altura a inflação no País era nula. E agora ficámos a saber que a coisa não vai ficar por aqui.


Quem não se recorda de ver a Srª Presidente da Câmara com o Director das Águas do Ribatejo percorrendo as freguesias, em período de pré-campanha eleitoral, explicando que a duplicação de preços se impunha por causa do investimento a fazer pela empresa e tendo por base estudos económicos feitos?!
Porque esconderam aqueles responsáveis das populações que afinal se previa, não só aumentar a água e o saneamento para o dobro mas, ainda, mais 40% nos anos seguintes?!
A acção política deve impor-nos o estrito respeito por aqueles que nos elegeram. Que cada um tire as suas conclusões.

REGRESSO


A actividade profissional de um qualquer vereador que não esteja em regime de permanência, ou de meio tempo, na autarquia para a qual foi eleito não releva no debate político.
Contudo, em nome da transparência e da ética na política não quero deixar de informar que termina no dia 30 de Novembro o período de um ano em que estive no regime de mobilidade. Sendo assim regressarei a partir do dia 1 de Dezembro - se nada acontecer entretanto - ao trabalho na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos a cujo quadro pertenço, após concurso público realizado em 1982.
As razões políticas que recomendaram a minha saída por este período de tempo mantém-se naturalmente, pois elas têm que ver com o facto de ser vereador da oposição na mesma Câmara Municipal onde sou funcionário.
Continuo por isso disponível a estudar a possibilidade de regressar ao regime da mobilidade sempre que a minha entidade patronal (ou outra de destino) entenda apresentar uma solução que eu possa aceitar.
Até lá procurarei destrinçar adequadamente (e explicitamente) quando intervenha como funcionário ou quando o faça enquanto vereador.

domingo, 28 de novembro de 2010

HÁ PROBLEMAS NOS TRANSPORTES ESCOLARES



Alguns pais e encarregados de educação têm dado pública notícia do descontentamento com que encaram o serviço de transportes escolares, contratualizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Na última reunião de Câmara o vereador João Manuel Simões (PS) deu conta do facto de - por inadequada dimensão dos autocarros - algumas crianças terem ficado a pé, sem possibilidade de acederem àquele transporte.
Mais recentemente é a crítica que nos chegou de haver motoristas que renovam os passes escolares nos autocarros e outros que se recusam a fazê-lo, dizendo que isso só se faz em Salvaterra de Magos, o que é um problema acrescido para os pais das crianças que têm de faltar ao trabalho para renovar os passes.
É inaceitável que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos continue, como até aqui, a "lavar as mãos como Pôncio Pilatos", recusando as queixas das pessoas e encaminhando-as para a empresa transportadora.
Cuidar do dia-a-dia das pessoas também é ajudá-las a resolver este tipo de problemas!

MARATONA BTT EM SALVATERRA


No próximo dia 12 de Dezembro de 2010 (domingo) vai acontecer em Salvaterra de Magos a 1ª Challenge BTT de Portugal, uma prova que decorrerá exclusivamente em caminhos rurais e trilhos no concelho de Salvaterra de Magos, na distância de 40 Km. “Trata-se de um percurso plano e sem dificuldades de natureza técnica”, afirmam os organizadores – o BTT Clube de Portugal.
As inscrições têm como data limite  o próximo dia 7 de Dezembro de 2010 e terminam também quando atingido o número limite de 1.500 participantes.
No endereço http://www.maratonabtt.com/ poderá aceder à ficha e às condições de inscrição, assim como obter mais informações sobre a prova, designadamente o seu regulamento. Boas pedaladas.

sábado, 27 de novembro de 2010

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Qualquer forma de violência é condenável e devia envergonhar não só os que a praticam como os que a toleram, ou calam. Infelizmente, como os números abaixo bem evidenciam, o uso da violência continua infelizmente na ordem do dia.
A violência doméstica tem que ser socialmente repugnável para poder ser erradicada, nem que para isso o quadro legal que a pune agrave as penas para se tornar mais dissuasor.


Violência Doméstica: 39 mulheres assassinadas este ano, mais dez do que em 2009 - UMAR

Porto, 22 nov (Lusa) -- O Observatório das Mulheres Assassinadas da UMAR anunciou hoje que este ano foram já assassinadas por violência doméstica e de género 39 mulheres, mais dez do quem em 2009.
Também as tentativas de homicídio subiram para 37, tendo sido 28 no ano anterior, afirmou Maria José Magalhães, que salientou o facto destes dados serem provisórios.
Face a estes números, a dirigente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) reiterou a necessidade de reforçar as medidas de polícia, avaliação de risco e aplicação de medidas de coação, no sentido de melhor preservar a segurança e proteção das vítimas.

Denúncias
15 200 queixas de violência doméstica no 1.º semestre
por CÉU NEVES

PSP e a GNR registaram nos primeiros seis meses do ano mais 600 queixas que em igual período de 2009. Mais casos na GNR.

A GNR e a PSP registaram 15 200 queixas de violência doméstica no primeiro semestre de 2010, mais 600 do que em igual período de 2009. O número de vítimas que se deslocaram às autoridades policiais para denunciar os companheiros ou ex-companheiros continua a aumentar, mas a um ritmo inferior ao do ano passado. E há mais registos na GNR, o que significa que a população rural está cada vez mais sensibilizada para denunciar maus tratos.
As duas forças policiais receberam 30 629 queixas de vítimas de violência doméstica em 2009. Destas, 14 600 foram apresentadas no primeiro semestre, o que significou mais 12,3% que em igual período de 2008 (13 000). Este ano há uma desaceleração no aumento de denúncias, mais 4,1%, factor que a secretária de Estado para a Igualdade regista como um sinal positivo.
"O aumento registado este ano foi menor do que no ano passado e, por outro lado, verifica-se que esse aumento se dá na GNR e não na PSP. Quer dizer que a mensagem está a chegar à ruralidade. As mulheres que vivem no meio rural começam a ter coragem para denunciar as situações", salienta Elza Pais.
A GNR tem o projecto IAVE (Investigação e Apoio a Vítimas Específicas), que pretende sensibilizar e vocacionar toda a estrutura de efectivos e a sociedade em geral para esta problemática. São dois os objectivos: alterar as mentalidades e qualificar a resposta operacional desta polícia, tanto ao nível da prevenção como da investigação criminal. Também a PSP tem programas de informação e de apoio especialmente direccionados para estas vítimas.
A necessidade de uma maior sensibilização e de uma actuação rápida das autoridades policiais foi referida pela presidente da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) na apresentação dos dados do Observatório das Mulheres Assassinadas. Actualmente, 390 activos da GNR e PSP participam em acções de formação para a avaliação de risco e o atendimento personalizado.
O Observatório regista 39 mulheres mortas este ano, mais dez do que na totalidade de 2009. No primeiro ano, 2004, há notícia de 40 homicídios conjugais, número que desceu até 2007 (22), subindo para 46, em 2008, voltando a descer em 2009, 29. Os números da UMAR baseiam-se na recolha de notícias dos homicídios e tentativas de homicídio.
"São subidas e descidas que, do ponto de vista sociológico, são difíceis de analisar uma vez que dependem de critérios jornalísticos. Os dados que temos e que podemos comparar são os homicídios registados pelo Ministério da Justiça e, esses, indicam uma estabilização", diz Elza Pais.
São casos que foram julgados em tribunal e cuja sentença já transitou. Em 2009, registaram-se 43 homicídios, mais sete do que em 2008, sendo que quatro foram cometidos por mulheres. Em 2008 foram julgados 36 casos de homicídio conjugal, dos quais cinco praticados por mulheres. Neste ano, os tribunais julgaram menos quatro crimes do que em 2007, período em que os agressores foram todos do sexo masculino; em regra, companheiros ou ex-companheiros. E, na generalidade, têm mais de 50 anos.

MOTOCROSS NOS FOROS


A Comissão de Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria vai organizar, no início da tarde de domingo, dia 28 de Novembro, uma prova de motocross para infantis e adultos, que decorrerá na Estrada do Forno de Tijolo, em Foros de Salvaterra. Haverá serviço de bar. Apareça e ajude a edição das Festas dos Foros de Salvaterra de 2011.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ERROS QUE SAEM CARO


O Grupo Desportivo de Marinhais (GDM) e o Clube Desportivo Salvaterrense (CDS) são as principais vítimas de uma opção política (da maioria BE) que preferiu enveredar por uma estratégia eleitoral em vez de se basear em critérios de eficácia e até de massificação desportiva.
De facto a decisão de construir o Complexo Desportivo Municipal - enganosamente publicitado como estando ao serviço de todas as colectividades do concelho - ao invés de se escolherem, até com poupança dos dinheiros públicos, soluções semelhantes às que o Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo (SCDGR) – e muito bem - definiu para si, vem gerando uma conflitualidade, nunca antes vista, entre aqueles dois Clubes do concelho de Salvaterra de Magos.
Todos sabemos (menos a maioria na autarquia) que não é possível utilizar esta infraestrutura desportiva por mais de um Clube, quando os Clubes envolvidos têm, para além dos seniores, escalões jovens de formação, como é o caso do GDM e do CDS.
Por causa desta opção errada, a partilha do Complexo entre os Clubes – mesmo que de forma desigual - não serve os interesses desportivos de nenhum deles, o que tem levado os dirigentes, técnicos, praticantes e até alguns apoiantes dos Clubes a envolverem-se em trocas de palavras desagradáveis.
A situação extravasou os limites do razoável quando no passado fim-de-semana as equipas se defrontaram em seniores, jogo integrado no campeonato distrital da 2ª divisão da AFS. No final do jogo, que acabou empatado (3-3), os ânimos exaltaram-se e assistiu-se à libertação das tensões que muitos foram acumulando ao longo da época, por uma situação para a qual não contribuíram em nada.


A página na web do Clube Desportivo Salvaterrense já anuncia que o próximo jogo do campeonato (Salvaterrense/Glória), aprazado para 5 de Dezembro, terá lugar no Campo de Jogos do Clube Desportivo Salvaterrense, um pelado, em Salvaterra de Magos e já não no Complexo Desportivo Municipal.
Fica evidente quanto as decisões menos atentas e reflectidas de uns políticos podem condicionar, por muitos anos, a prática desportiva de centenas de jovens.

CONCERTO 71º ANIVERSÁRIO DA BANDA DE SALVATERRA


A Academia de Música Salvaterrense dá-nos conta de que no domingo dia 28 de Novembro, pelas 17.30 horas, terá lugar no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos, o concerto comemorativo do 71º aniversário da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.


Este concerto estará subordinado ao tema: "A música e o cinema", onde poderão ser ouvidas grandes bandas sonoras de filmes como o "SENHOR DOS ANEIS, PIRATAS DAS CARAIBAS, FAME, ET, GUERRA DAS ESTRELAS, SUPER HOMEM, ENTRE MUITOS OUTROS FILMES".
A não perder.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PRESIDENTE DA JUNTA DE MARINHAIS PÕE OS PONTOS NOS ii

Edição de 18-11-2010
Presidente da câmara referiu que a junta de freguesia “podia ter feito qualquer coisa” para evitar esse desfecho

Junta de Marinhais diz que não tinha meios para evitar fecho do mercado

Recinto, que possuía apenas dois vendedores em permanência, foi mandado encerrar pela ASAE por falta de condições de higiene e segurança.

A presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro (BE), diz que o actual executivo da Junta de Freguesia de Marinhais, que assumiu a gestão em Outubro de 2009, “poderia” ter feito “qualquer coisa” para evitar o encerramento do Mercado Diário de Marinhais. O espaço foi fechado pela Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) no dia 29 de Outubro, por falta de condições de higiene e segurança.
“É verdade que existiram outros mandatos e que a degradação aconteceu ao longo dos anos, mas a Junta de Marinhais podia ter apresentado um projecto de recuperação para o mercado. Havia essa possibilidade, mas não foi feito”, disse Ana Cristina Ribeiro na última reunião do executivo.
Contactada por O MIRANTE, a presidente da Junta de Marinhais, Fátima Gregório (PS), refuta as acusações da presidente do município lembrando que a dívida que a junta tem à Segurança Social “condiciona muito” o seu trabalho. “A situação não é tão fácil quanto a senhora presidente diz. Enquanto tivermos a dívida à Segurança Social, contraída pelo anterior executivo liderado pelo Bloco de Esquerda, não nos podemos candidatar a projectos financiados pelo Estado, e este seria um deles”, refere a autarca.
E acrescenta: “Apesar da gestão do mercado diário ser responsabilidade da junta acho que compete à câmara as obras de grande envergadura. A junta não tem capacidade financeira para suportar a dimensão das obras que terão que ser ali realizadas. É quase como construir um edifício novo”, realçou Fátima Gregório, acrescentando que “aguarda” a reunião com a presidente da autarquia para decidirem o que fazer.
Fátima Gregório recorda ainda que a primeira obra que realizou assim que assumiu a presidência da junta foi remodelar os sanitários públicos do mercado diário. “Fizemos um esforço financeiro. Durante anos ninguém se preocupou em pintar, em melhorar, em fazer alguma coisa. As culpas não podem ser imputadas a nós. Um ano é muito pouco tempo para pensarmos e avançarmos com uma projecto, ainda por cima com a preocupação da enorme dívida que temos”, salienta.
Ana Cristina Ribeiro diz que o “mais importante” é resolver os problemas dos vendedores que lá trabalhavam e decidir o que fazer no edifício do mercado diário.
A ASAE referiu, no seu relatório, que o pavimento do mercado, em mosaico picotado, já não está em condições, a câmara de frio está degradada, as estruturas das bancadas não são as adequadas, existem azulejos das paredes partidos e a cobertura em chapa de fibrocimento também não é a adequada. O mercado de Marinhais era ocupado por dois vendedores permanentes e dispunha de um talho e de uma banca de peixe que funcionavam apenas ao fim-de-semana.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 23-11-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista João Manuel Simões chamou a atenção do executivo para o facto de algumas crianças terem ficado sem transporte para a Escola EB 2,3 de Marinhais - de acordo com reclamação que foi apresentada por um dos encarregados de educação – o que se deveu ao facto de o autocarro da empresa que faz aquele serviço não ter tido capacidade para as transportar todas. O vereador insistiu para se apurar se a empresa não estará a incumprir com o contratualizado.
O vereador Helder Manuel Esménio fez uma intervenção sobre a importância da aposta na educação e em como a Escola Pública é um garante da igualdade de oportunidades à partida. Lamentou ainda que o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra (prometido pelo BE em campanha, com placas colocadas a expensas da Câmara anunciando a sua localização) não tenha ainda avançado por falta de recursos financeiros, ao contrário do que vai acontecer em Salvaterra de Magos e em Marinhais.

(clique em cima para visualizar melhor)

Este vereador referiu-se ainda elogiosamente ao executivo da Junta de Freguesia de Marinhais pela capacidade demonstrada em resolver o problema da dívida à Segurança Social deixada pelo anterior executivo BE, assumindo-a e pressionando o Instituto de Gestão Financeira a indicar os montantes em falta, acrescidos dos respectivos juros, para que se pudesse acordar o seu pagamento em prestações mensais.

(clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas terminaram as suas intervenções com a apresentação de uma moção repudiando o aumento do tarifário com a água e o saneamento para além dos valores da inflação. Infelizmente com a abstenção do vereador Jorge Burgal (ex-PSD) e o voto contra da Srª Presidente e dos demais três vereadores BE a moção foi recusada, pois esta preocupação de não penalizar tanto as famílias neste próximo ano contou apenas com o voto favorável dos dois vereadores socialistas. [Voltaremos a este tema em próximo post]

(clique em cima para visualizar melhor)

Na intervenção da vereadora Margarida Pombeiro (BE) destaque para o Projecto Natal Solidário que vai contar com trabalhos feitos nas IPSS, para acções de sensibilização das crianças para a importância da leitura e para uma exposição que está actualmente no pólo da Biblioteca Municipal na Glória do Ribatejo.
O vereador César Peixe (BE) preferiu assinalar os trabalhos de recuperação das fachadas do edifício da Câmara que se encontravam pouco cuidadas, para os trabalhos de limpeza das linhas de água que vai sendo feito em parceria com as Juntas de Freguesia e para o facto de se estarem a reparar pavimentos em Muge e nos Foros de Salvaterra.
O vereador Luís Gomes (BE) fez críticas à NATO e salientou a manifestação que no passado fim-de-semana percorreu a Av. da Liberdade em Lisboa. Voltou a insistir com o mérito da sua anterior moção em que defendia a criação de uma taxa a aplicar às caixas multibanco por o acesso a estas se fazer a partir da via pública. Foi de novo confrontado com a absoluta discordância dos vereadores socialistas (e também do vereador Jorge Burgal) que sublinharam não fazer sentido taxar um serviço que os bancos fazem gratuitamente, que se corre o risco de eles passarem a ter a justificação que lhes tem faltado para cobrar uma taxa por cada movimento no multibanco e porque podem ser compelidos a retirar as caixas multibanco que não lhes assegurem rentabilidade, designadamente as que se situem em povoações mais pequenas.
O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) criticou o adiamento da reunião de Câmara aprazada para o dia 17 de Novembro e fez um balanço deste primeiro ano de mandato em que destacou estarmos no fim de um ciclo político de uma maioria na Câmara que já não tem a maioria dos votos dos eleitores. Disse que a governação acha que tem sempre razão e falta-lhe dinâmica. Não tirou partido das infraestruturas rodoviárias e até ferroviárias que servem o concelho e prepara-se para não aproveitar a proximidade ao Novo Aeroporto de Lisboa. Ilustrou com alguns dados estatísticos o muito que nos separa dos concelhos vizinhos.
A Srª Presidente da Câmara referiu-se ao arranque dos trabalhos de repavimentação de algumas estradas na vila de Salvaterra de Magos e também ao facto de passar a haver aulas de ginástica para maiores de 50 anos no âmbito do Projecto Sénior Activo, decorrendo as inscrições nas Juntas de Freguesia e nas Piscinas Municipais. Seguidamente dissertou sobre as obras feitas em 13 anos pelos seus executivos, mal dizendo sistematicamente a “herança” recebida e o trabalho de todos quantos a antecederam no exercício de funções autárquicas, num caricato esforço para deixar escrita a História deste concelho, sendo juiz em causa própria. Uma lamentável demonstração de falta de respeito por aqueles que também foram eleitos pelo mesmo Povo, alguns dos quais nunca derrotados em qualquer acto eleitoral, e que se encontram afastados há já muitos anos da vida política activa.

No período da Ordem do Dia referir que foi unanimemente decidido reembolsar as despesas escolares já feitas pelos beneficiários da Acção Social Escolar. Foram ainda aprovados por unanimidade a lista definitiva de atribuição das 12 habitações de renda social, bem como - depois da fase de discussão pública – o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O QUE SE PASSA NA (ou com a) DIVISÃO DE URBANISMO?!...


Chegaram-nos reclamações de alguns municípes do concelho de Salvaterra de Magos lamentando o facto de o deferimento dos seus processos de obras particulares se arrastarem no tempo, sem qualquer explicação plausível.
Devido à redução do volume de trabalho, em face da significativa diminuição das obras que se vão fazendo no concelho, os técnicos da Divisão de Urbanismo (DUP) têm o seu trabalho de apreciação de projectos muito facilitado e em dia, como nos é dito pelos requerentes que se deslocam aos Serviços.
Infelizmente os cidadãos tardam em obter os aludidos parceres, fundamentais para os actos administrativos e comerciais subsequentes (compra e venda, escrituras, registos, etc), assim como em conseguir as autoriazões ou licenças que lhes permitam arrancar com as obras.
Tanto quanto pudemos apurar, a falta de disponibilidade de tempo da Srª Presidente (e de quem legalmente a substitui) é a razão indicada para que aqueles processos se acumulem enquanto aguardam o despacho final de aprovação.
Apenas o cansaço e as frequentes ausências dos responsáveis autárquicos justificam tanta displicência. Numa altura em que o investimento e o emprego escasseiam como aceitar que uma autarquia trave, por laxismo, a(s) iniciativa(s) privada(s)?!...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ARRANJOS URBANÍSTICOS EM CURSO NA GLÓRIA


Os trabalhos de melhoria das condições de circulação pedonal continuam a decorrer no troço inicial da Rua das Sesmarias em Glória do Ribatejo. Primeiramente colocaram-se as manilhas que garantirão o escoamento das águas pluviais, seguiu-se o assentamento dos lancis e agora está em curso a regularização da base que vai permitir a oportuna execução do revestimento do passeio. É intenção da Junta prosseguir com este tipo de intervenção, logo que possível, para um 2º troço do arruamento, em parceria, como até aqui, com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.


A Junta de Freguesia para facilitar a mobilidade – carrinhos de bebé, idosos ou de pessoas com deficiência motora – resolveu construir na Rua da Teresa uma rampa, que revestiu a calçada, diminuindo a largura da escadaria aí existente. Aproveitando esta intervenção vai também melhorar (ou suprimir) o canteiro que ladeia o local e que está visível na foto.

REUNIÃO DA CÂMARA A 23-11-2010


Eis a Ordem de Trabalhos da próxima reunião ordinária (pública) da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a realizar na próxima 3ª feira, dia 23/11/2010, pelas 14.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

(Clique em cima para visualizar melhor)

domingo, 21 de novembro de 2010

CUIDAR BEM DE MUGE


Os canteiros arrelvados e ajardinados que se situam ao longo da EN 118, na vila de Muge, estão bem cuidados, como a foto evidencia.


Também o pequeno jardim que fica diante da sede da Junta de Freguesia local se apresenta razoavelmente tratado.


A área verde que ladeia a Rua D. Dinis, no Bairro Cova da Faia, está bem delineada, limpa, com as árvores podadas e precisar brevemente de um acerto na relva.


Para que Muge continue bem cuidada é também importante que, logo que possível, a Câmara Municipal resolva esta situação que afecta um dos cruzamentos da Zona Industrial de Vale de Lobos e intervenha nalguns dos pavimentos betuminosos mais antigos da freguesia, repavimentando-os.

ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS

Nov 18, 2010
Árvores de Natal recicladas em Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos abraçou o desafio que foi lançado aos estabelecimentos de ensino públicos e privados do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico para participarem na elaboração de uma árvore de Natal com materiais reciclados.


Esta actividade irá decorrer durante o mês de Novembro e tem por objectivo estimular a criatividade e a procura de soluções alternativas pelas crianças e alunos, através da elaboração de trabalhos criados com materiais e objectos que possam ser reutilizados.
Durante o mês de Dezembro, será realizada uma exposição destes trabalhos, que estarão patentes ao público na Biblioteca Municipal e nos Pólos da Glória do Ribatejo e de Marinhais.

sábado, 20 de novembro de 2010

DATAS A RETER (em Novembro)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Novembro:

* No dia 11,de 1858 – Um sismo de alto grau de risco, ocorreu em Salvaterra de Magos, muitas casas sofreram danos, a torre da Igreja foi atingida e um paredão da fachada do palácio real, desmoronou.
* No dia 24, de 1937 - A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, fica legalizada, com a oficialização dos seus Estatutos.
* No dia 28, de 1948 – Foi inaugurado o sistema de iluminação pública e distribuição de energia eléctrica às habitações de Salvaterra de Magos. O primeiro posto de distribuição, foi construído em terreno camarário junto ao Matadouro Municipal, na EN118 (acta de reunião ordinária da câmara de 18.11.1948).
* No dia 24, de 1984 – Na freguesia do Granho foram inaugurados o Parque Infantil e o Ringue de Patinagem.
* No dia 22, de 1987 – A Escritora Ângela Sarmento, lançou a 2ª edição do seu livro “À Beira da Estrada”. A escritora escreve um conto sobre a prostituição que pairava no eucaliptal que existia entre Salvaterra e Benavente, na década de 60.
* No dia 17, de 1989 – No Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, iniciou-se uma exposição sobre a “Falcoaria real em Salvaterra de Magos”, esteve aberta ao público até 17.01.1990. Este certame depois continuou em Salvaterra.
* No dia 1, de 2008 - A Câmara Municipal, esteve na construção de um pequeno “obelisco em pedra” com dedicatória aos pescadores e marítimos de Salvaterra de Magos. A obra foi colocada, no antigo cais da vala. Ao acto de inauguração, esteve a presidente da câmara, Ana Ribeiro, e pouco mais de uma dúzia de familiares de antigos navegantes do Tejo. O Jornal “Noticias de Santo Estêvão”, deu notícia deste acontecimento na sua edição de 5.11.2008.
* No dia 8, de 2009 – Pelas 2 da madrugada, faleceu em sua casa, após doença prolongada, o Dr. Fernão Marçal Correia da Silva. No domingo, dia 9, após missa na Igreja Matriz, pelas 15,30 horas iniciou-se o cortejo fúnebre que era composto de muitas centenas de pessoas: familiares, amigos e povo anónimo que tinha pelo médico grande estima.

PROJECTO DA CULTURA AVIEIRA

Segunda, 15 de Novembro 2010
Sociedade
Protocolo para financiamento do projecto da cultura avieira

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) assinou sexta-feira com seis municípios da região um protocolo para garantir o co-financiamento do Projecto de Desenvolvimento da Cultura Avieira do Tejo e do Sado, cuja candidatura a fundos comunitárias foi aprovada há dois meses.
O projecto, orçado em 387,6 mil euros, terá uma comparticipação de 70 por cento (261,3 mil euros), garantida pela candidatura ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), cabendo os restantes 30 por cento aos promotores.
João Serrano, coordenador do projecto, disse esperar que outras autarquias se possam associar ao esforço de co-financiamento, sublinhando que este envolvimento público garante a diminuição da percepção de risco, incentivando os investimentos privados.
O protocolo assinado envolve o IPS e as câmaras municipais de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Salvaterra de Magos e Santarém, estando os municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância e Marinha Grande a analisar a possibilidade de aderir ao projecto, disse.
João Serrano congratulou-se com o facto de a sessão ter contado com a presença de uma representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, esperando que possam agora avançar as parcerias com essa entidade e com as autarquias abrangidas pelo projecto.
Segundo disse, o envolvimento destes parceiros é fundamental, não só no esforço de co-financiamento dos projectos previstos no processo, como também na obtenção dos licenciamentos para as intervenções nas aldeias avieiras.
O IPS tem liderado a candidatura da cultura avieira a património cultural, por entender que o legado deixado nas margens do Tejo pelas populações de pescadores que nos finais do século XIX e princípios do século XX migraram da costa constitui um património que deve ser preservado e aproveitado do ponto de vista turístico.
A formalização da ideia ocorreu em 2007, tendo, a partir daí, vindo a envolver um número crescente de pessoas e instituições, existindo já numerosos trabalhos de investigação sobre a cultura avieira, que ajudarão a fomentar o projecto, em curso em universidades e politécnicos de todo o país, frisou o presidente do IPS, Jorge Justino.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO - ANDEBOL


Referir o esforço de divulgação da modalidade e de captação de novos praticantes que vai sendo feito pelos dirigentes, técnicos e colaboradores do Clube de Andebol de Salvaterra (CAS).
Este cartaz é um bom exemplo da ligação de uma colectividade ao tecido empresarial local e de como este pode ajudar aquela na formação dos nossos jovens, quer como cidadãos quer enquanto praticantes desportivos.
Continuem e... sucessos desportivos.

JÁ TÍNHAMOS ALERTADO PARA ISTO


Como podem ver no post do dia 10 de Novembro, chamámos a atenção para o facto de estarem a acontecer escorrências de esgotos domésticos a céu aberto, na Rua da Ribeira em Glória do Ribatejo, junto ao empreendimento da Herdade da Nossa Senhora da Glória.
A nossa chamada de atenção teve também lugar na reunião de Câmara desse mesmo dia.  [ver post de 11-11-2010, com o Rescaldo da reunião].
Esta denúncia pública prendeu-se com o facto de as entidades com responsabilidade na resolução da situação - Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e empresa Águas do Ribatejo - saberem do problema há já muito tempo (como a notícia seguinte evidencia) e nada terem feito, até agora, para o solucionar.

Terça, 16 de Novembro 2010
Sociedade
Esgotos correm a céu aberto junto às antigas instalações da Raret

Quem passa na Estrada da Raret – também conhecida como rua do Ribeiro – na extremidade da freguesia de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, não pode deixar de reparar na quantidade de água suja, com espuma verde, que corre nas valetas. No dia em que O MIRANTE visitou o local encontrou dezenas de cabras a pastar no local, sendo que algumas bebiam aquela água parada.
Os esgotos saem pela tampa de uma caixa de visita do colector de esgotos próximo do empreendimento da Herdade de Nossa Senhora da Glória, que será construído em breve, e invadem as valetas. O presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, João Oliveira (PS), disse a O MIRANTE que o problema está sinalizado há “pelo menos” dois anos tendo “denunciado” a situação à autarquia. Até agora nada foi feito. “Temos que alertar para o que está mal e esta é uma coisa simples de reparar que já podia estar resolvida”, lamenta.
O vereador dos serviços urbanos da Câmara de Salvaterra de Magos, César Peixe (BE), referiu a O MIRANTE que a situação estava sinalizada e que a mesma se “arrasta” há algum tempo. O autarca diz que será a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) a solucionar o problema.
O gabinete de comunicação da Águas do Ribatejo (AR) confirma a anomalia no sistema, que faz com que em alturas de maior caudal de águas residuais, as mesmas saiam do seu circuito normal e fiquem à superfície. “Está a ser feita uma avaliação para encontrar a melhor solução para minimizar o problema de imediato. Será encontrada uma solução definitiva, em conjunto com o promotor do empreendimento da Herdade de Nossa Senhora da Glória aquando da ligação da rede de saneamento que vai servir a nova urbanização”, explica o gabinete de comunicação da AR.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RENOVADAS ESPERANÇAS


Depois de muitas dúvidas e hesitações, e até de algum alarmismo que chegou a dar quase como certo o encerramento do Posto de Saúde dos Foros de Salvaterra, eis que o Ministério da Saúde volta a reafirmar o que sempre dissera – vai ser construído um novo edifício para instalar a extensão de saúde dos Foros de Salvaterra.
Esta informação foi transmitida à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, estando já a decorrer o processo de concurso para a escolha da empresa que fará a obra, depois de ter falhado a primeira tentativa pois o empreiteiro - então com condições mais vantajosas - abriu falência.
Ainda que todos tenhamos algumas justificadas reservas em relação a esta notícia - “Ver para crer como S. Tomé” – é pelo menos indesmentível que o Ministério da Saúde reconhece a necessidade de se vir a construir, de raiz, naquela freguesia, um espaço digno para prestar os cuidados primários de saúde àquela população. Já é um passo!
Ficámos ainda a saber que o custo estimado da obra ronda o 1/2 milhão de euros e que - depois de iniciada - a obra deverá ser concluída em 7 meses, é pelo menos este o prazo de execução previsto no processo de concurso.
Vamos estar naturalmente atentos ao desenrolar deste processo e não desistiremos!...

PLANTAR UMA ÁRVORE


Louvável esta iniciativa que visa a plantação de 4.000 árvores nos dois próximos fins-de-semana, no Parque Natural Sintra/Cascais e em Monsanto (Lisboa).
Este evento, que teve início em 2009, prossegue este ano ainda limitado aos concelhos de Lisboa e de Cascais, mas é intenção dos promotores estender a ideia a todo o território nacional. Dizem a propósito: “(…) pensamos que criámos as bases para 2011, Ano Internacional das Florestas. Acreditamos que juntos, com a ajuda de todos os que acarinham este projecto, vamos atingir uma escala nacional no próximo ano.”
Quem sabe se para o ano não será possível o concelho de Salvaterra de Magos aderir a esta iniciativa, designadamente (re)plantando alguns salgueiros mas margens do Rio Tejo e em outros locais que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia identifiquem! Fica a sugestão.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOVO AUMENTO DA ÁGUA


Em 2009 as despesas com água e saneamento suportadas pelas pessoas e pelas empresas - depois da constituição da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo - em média, mais que duplicaram de preço.
Em Janeiro de 2010, poucos meses volvidos sobre aquele violento aumento, estes encargos que os consumidores suportam voltaram a aumentar 10%, quando a inflação no País foi nula.
Os seis Presidentes de Câmara que integram os órgãos dirigentes desta empresa preparam-se para decretar um novo aumento com base em "estudos económicos" que estão a realizar, dizem-nos. Pouco mais de um ano e meio volvido sobre a constituição desta empresa que é das Câmaras, proliferam estudos para justificar mais aumentos brutais, bem acima dos valores da inflação.
A ideia que fica é que aqueles autarcas esconderam das suas populações o preço que elas tinham de pagar para tornar viável esta empresa e os investimentos preconizados. A ser assim foi a pior opção. Omitir a realidade nunca é a solução.
Arrisco-me a afirmar, correndo menos risco de falhar que os autarcas que integram a empresa Águas do Ribatejo, que o aumento será de novo de 10% e, se assim for, ele já estava pré-estabelecido ao contrário do que agora dizem ou do que foi afirmado pela Srª Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em reunião de Cãmara realizada em 13 de Janeiro de 2010 [ver post de 15.01.2010]. Suportam esta afirmação o facto de no estudo económico - elaborado há muitos meses atrás - que vai permitir a entrada do Município de Torres Novas nesta empresa, este novo tarifário para 2011 já constar daqueles cálculos. Estaremos pois no domínio da manipulação da informação muito querida por alguns dos nossos políticos.
Vamos ver se esta desconfiança se justifica!...


terça-feira, 16 de novembro de 2010

MAIS UMA REUNIÃO DE CÂMARA ADIADA


Desta vez é a reunião ordinária da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos marcada para a tarde do dia 17 de Novembro de 2010 que é adiada para a próxima 3ª feira, dia 23 de Novembro, alegadamente por impossibilidade de estarem presentes quer a Srª Presidente de Cãmara, como o Sr. vereador César Peixe, que a devia substituir nas suas ausências. É este o texto do email recebido:


Na sequência do contacto telefónico estabelecido com o Chefe de Gabinete, informo que a Reunião de Câmara que deveria ocorrer no dia 17 de Novembro, fica marcada para o dia 23 de Novembro, pelas 14.30h.

Com os melhores cumprimentos.

A Presidente da Câmara Municipal

Ana Cristina Ribeiro

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) celebra-se no dia 16 de Novembro de cada ano o Dia Internacional da Tolerância.
Talvez seja importante reler, pelo menos nesta altura, três dos artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem que em síntese nos dizem:

Artigo18 - Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião;
Artigo 19 - Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão;
Artigo 26 - A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.

COMÉRCIO COM HORÁRIO ALARGADO

Segunda, 15 de Novembro 2010

Sociedade
Comércio de Salvaterra com horário alargado


O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do concelho de Salvaterra de Magos vai ser alargado durante a época natalícia. Até 31 de Dezembro, os estabelecimentos comerciais vão funcionar todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, das 09h00 às 19h00. A medida foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo camarário.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TAXAR MULTIBANCOS?!...


2010-11-11
Câmara de Salvaterra quer taxar caixas multibanco
A medida vai ser estudada pelos serviços da autarquia.


A Câmara de Salvaterra de Magos aprovou uma recomendação segundo a qual deverá ser estudada a criação de uma taxa de ocupação da via pública pelas caixas multibanco. Esta é uma forma possível de aumentar as receitas municipais, recorrendo a um sector que tem sido poupado à crise. A autarquia considera justa a cobrança de taxas de ocupação da via pública às entidades bancárias que possuam caixas multibanco na mesma, em igualdade de circunstâncias com todas as outras actividades. Os autarcas da oposição abstiveram-se na votação da recomendação, não por se oporem ao princípio implícito na mesma, mas porque receiam que caso a taxa venha a ser efectivamente criada os bancos imputem esse custo aos clientes ou deixem de instalar caixas fora das suas agências.
Ana Militão
Nota do editor deste blog
Em complemento da notícia acima importa precise que o que esteve em discussão não é que necessariamente as caixas multibanco fiquem em via pública, mas que o acesso a elas se faça a partir da via pública.

12 Novembro 2010
Câmara vai cobrar taxa pela instalação de caixas multibanco na via pública
A Câmara Municipal do Entroncamento vai decidir, na primeira reunião de Dezembro, o valor da taxa que vai passar a cobrar aos bancos pela instalação de caixas Multibanco em espaço público.


O presidente da autarquia, Jaime Ramos (PSD), disse à Lusa que a decisão de cobrar esta taxa foi tomada por unanimidade na sequência de uma proposta apresentada pelo vereador do Bloco de Esquerda.
"Se todos os que ocupam o espaço público pagam uma taxa, por que razão não têm os bancos de fazer o mesmo?", questionou, frisando que está a ser feito um estudo sobre o valor a aplicar, que, disse, não será "exorbitante" só por se tratar de bancos, mas enquadrado nos valores que estão a ser aplicados em situações idênticas.
Como se trata de uma nova taxa, a integrar a tabela de taxas do município, a medida terá que ser submetida à votação em assembleia municipal, acreditando Jaime Ramos que estará em condições de ser discutida na reunião de Dezembro deste órgão.
No distrito de Santarém também a câmara municipal de Salvaterra de Magos (BE) aprovou, na última reunião do executivo, uma moção que recomenda a elaboração de um estudo para a eventual criação de uma taxa de ocupação da via pública pelas caixas Multibanco.
A moção apresentada pelo Bloco de Esquerda foi aprovada com a abstenção dos vereadores da oposição, que manifestaram o receio de que os bancos venham a imputar esse custo aos clientes ou reduzam as caixas na via pública.

Sábado,13 de Novembro 2010
Sociedade
Bloco quer aplicar taxa sobre caixas multibanco em Salvaterra de Magos

A Câmara de Salvaterra de Magos aprovou uma moção proposta pelo Bloco de Esquerda (BE) – partido que dirige a autarquia – onde se recomenda a elaboração de um “estudo” para a criação de uma taxa sobre as máquinas de multibanco instaladas na via pública do concelho. O vereador Luís Gomes, que apresentou a proposta do BE, referiu ainda que os serviços do município devem “elaborar uma proposta, a ser aprovada em futura reunião de câmara”, onde fica determinado o “montante anual, ou fracção, a cobrar por cada caixa ATM, tendo em conta os normativos legais quanto à fixação de taxas municipais”.
O BE justifica a apresentação desta moção com os lucros “auferidos pelo sector bancário em 2009 e ainda “os cortes no financiamento às autarquias locais”, quer os já efectuados, quer os já anunciados.
Os vereadores da oposição, Hélder Esménio (PS), João Simões (PS) e Jorge Burgal (PSD), manifestaram a sua disponibilidade para “procurar” novas receitas próprias para a autarquia de modo a “minorar” o efeito da redução de verbas “oriundas” do Orçamento de Estado. Hélder Esménio alertou para o “perigo” que esta taxa pode ter. “Esta taxa pode dar a justificação que vem faltando aos bancos para começarem a cobrar uma verba por cada movimento numa caixa multibanco, o que prejudicaria a nossa população. Além disso, os bancos, para pouparem dinheiro, poderiam retirar as caixas multibancos em freguesias onde existe menos movimento o que também prejudica os nossos munícipes”, refere o vereador.
A presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro (BE), disse apenas que a situação tem que ser “analisada” e “estudada” para depois se poder tomar uma decisão. A moção foi aprovada por maioria com três abstenções do PS (2) e PSD (1).

Nov 16, 2010
Entroncamento e Salvaterra querem cobrar taxa por caixas multibanco na via pública


Duas das 21 Câmaras Municipais do distrito estão a estudar a hipótese de cobrar à banca uma taxa pela instalação de caixas multibanco na via pública.
No caso do Entroncamento, a autarquia vai deliberar já na primeira reunião de Dezembro o valor da taxa a cobrar aos bancos, depois de já ter aprovado por unanimidade a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda.
“Se todos os que ocupam o espaço público pagam uma taxa, por que razão não têm os bancos de fazer o mesmo?”, disse o presidente Jaime Ramos à Lusa, frisando que está a ser feito um estudo sobre o valor a aplicar.
A tarifa, segundo o mesmo, não será “exorbitante” só por se tratar de bancos, mas enquadrado nos valores que estão a ser aplicados em situações idênticas.
Como se trata de uma nova taxa, a integrar a tabela de taxas do município, a medida terá que ser submetida à votação em Assembleia Municipal, e Jaime Ramos acredita que estará em condições de ser discutida na reunião de Dezembro deste órgão.
A câmara municipal de Salvaterra de Magos, liderada por Ana Cristina Ribeiro, do Bloco de Esquerda, também aprovou na última reunião do executivo uma moção que recomenda a elaboração de um estudo para a eventual criação de uma taxa de ocupação da via pública pelas caixas Multibanco.
A moção foi apresentada pelo Bloco de Esquerda, e aprovada com a abstenção dos vereadores do PS, que manifestaram o receio de que os bancos venham a imputar esse custo aos clientes ou reduzam as caixas na via pública.