sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ERA UMA VEZ...


É comparável a um conto de fraca qualidade aquilo que a freguesia de Marinhais tem passado para conseguir reabrir o serviço de Segurança Social na secretaria da Junta de Freguesia.
Logo que se soube do encerramento do balcão da Segurança Social todos os autarcas, de um modo geral, condenaram esta decisão pois ia prejudicar as populações das freguesias mais a norte do concelho - Glória do Ribatejo, Granho, Marinhais e Muge.
Esgrimiram-se, na altura, argumentos como a centralidade de Marinhais, o elevado número de desempregados no concelho e o custo crescente das suas deslocações para as apresentações periódicas. Perante a irredutibilidade da Segurança Social a Junta de Freguesia de Marinhais pediu para ser ouvida avançando desde logo com a proposta de custear o funcionamento do serviço na sede da Junta de Freguesia.
Em 11 de Outubro de 2010 ocorreu a reunião com a Segurança Social que estabeleceu o modo como a Junta de Freguesia de Marinhais passaria a disponibilizar aquelas tarefas à população. Os funcionários da Junta de Freguesia disponibilizaram-se de imediato e receberam formação. Uma unidade móvel da Segurança Social veio à freguesia em dois meses consecutivos no final dos prazos para pagamento de contribuições, informando os utentes das formas de pagamento alternativas e ministrando aos funcionários da autarquia os conhecimentos necessários neste domínio.
Passaram quase 4 meses e nem com o envolvimento pessoal de um dos vogais do Conselho Directivo daquele Instituto o assunto foi ainda desbloqueado. É lamentável!
Não contribui naturalmente para a nossa satisfação tomar conhecimento que - apesar das tentativas da Junta de Freguesia para acelerar o processo burocrático - outros povoações há em que o Serviço já funciona. Marinhais foi relegada para um 2º plano. Porque para nós é inaceitável que tanta gente esteja a ser prejudicada pela aparente inércia da Segurança Social, resolvemos apelar à intervenção do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social.

A resposta que até ao momento recebemos e que nos apraz registar pela celeridade da acção daquele gabinete, foi:

Estamos perante uma história que aguarda apenas um final feliz!...

Sem comentários:

Enviar um comentário